gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Curso de Hotelaria

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Patrícia Oliveira de Freitas

Doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense, com tese na área de cotidiano escolar, tendo realizado estágio de doutoramento na área e sociologia da infância, do Instituto de Estudos da Criança, da Universidade do Minho em Braga, Portugal, sob orientação do prof. Dr. Manuel Jacinto Sarmento. Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui experiencias em ações de Pesquisa e Extensão envolvem as seguintes linhas: Estudos do Consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação financeira, comportamento do consumidor e publicidade e consumo. Educação, com ênfase nos estudos: da infância, do cotidiano, de gênero, das mídias e das tecnologias e Serviço Social, com interesse pelas questões: do trabalho e das políticas públicas para a infância. 

 

DISCIPLINAS MINISTRADAS: IH822 Relações de Consumo na Hospitalidade e no Turismo (Disciplina Optativa – 6º Período)

 

LINHAS DE PESQUISA/ORIENTAÇÃO:

LINHA 1: Estudos do Consumo e Comportamento do Consumidor – Partir de uma abordagem da temática do consumo de forma interdisciplinar, envolvendo a análise de diferentes áreas do conhecimento, para nortear reflexões sobre estilos, hábitos, representações e significados disseminados na sociedade contemporânea. Na hotelaria, visa compreender o comportamento dos consumidores, em suas diferentes fases da vida, em suas relações com os meios de hospedagem, buscando cada vez mais elementos para compreender a experiência do consumo e o consumo da experiência.

 

LINHA 2: Criança, Consumo e Turismo – Pretendemos olhar para a relação entre criança, consumo e turismo/hospitalidade tanto na perspectiva dos produtores destes serviços, investigando o que tem sido ofertado para a crianças, ou que tipo de adequações os serviços e produtos do turismo e da hospitalidade têm sofrido para atender esse público, quanto na visão do público infantil. Visamos, assim, investigar a importância das crianças para a atividade turística, bem como a importância do turismo para a criança.

 

LINHA 3: Publicidade, Consumo e Gênero – Refletir sobre as relações entre consumo e publicidade a partir de investigações que envolvam análise de conteúdos de peças publicitárias, inclusive nas mídias sociais; de estudos que visem compreender o papel da publicidade na produção de sentido para os bens de consumo e estudos que busquem analisar as representações de gênero na cultura de massa, em especial na narrativa publicitária.

Ver Todos

Outros Docentes




Sérgio Domingos de Oliveira

Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialista em Administração do Turismo pela UFSC/FEPESE, mestre (2001) e […]

sedoliveira@gmail.com
Osvaldo do Nascimento Veras

ACADÊMICO *Mestrado em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2003). *MBA em Gestão da Hotelaria pela UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio […]

onveras@gmail.com
Rodrigo Amado dos Santos

Possui graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita […]

profrodrigoamado@gmail.com
Skip to content