gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Curso de Hotelaria

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Defesas de TCC – 2022

Discente: Felipe Moraes Jorge
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 08 de abril de 2022
Título: O comer e o preservar: propostas de aproximação entre lazer e gastronomia no Parque Natural Municipal do Marapendi, Rio de Janeiro.
Resumo: O Parque Natural Municipal do Marapendi (PNMM) é uma unidade de conservação localizada na Zona Oeste carioca cujo pioneirismo de sua existência se vincula à luta de diversos pesquisadores ainda no início do século XX. Parte de um complexo de unidades de conservação de diversas naturezas, o PNMM apresenta em si biodiversidade que permite o desvelar da história da formação social dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. Tal comunicação possui abordagem qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, ilustrações e observação participante visando iniciar o processo de consolidação de atividades que envolvam o comer e o lazer. Com o ímpeto de equalizar os processos de uso do PNMM, apresenta-se uma proposta lastreada no conceito de produtos geogastrômicos via extensão universitária.
Palavras-chave: Parque do Marapendi. Lazer. Produtos Geogastronômicos.
Orientador: Prof. Dr. Dan Gabriel D’Onofre Andrade Silva Cordeiro
Acesse o trabalho na integra

Discente: Lucas Corrêa de Oliveira
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 26 de abril de 2022
Título: Adaptabilidade hoteleira para grandes eventos realizados no Parque Olímpico do Rio de Janeiro
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a adaptabilidade hoteleira perante alguns eventos externos realizados no Parque Olímpico no Rio de Janeiro, sendo estes o Rock in Rio e a Game XP, visando compreender de que maneira os meios de hospedagens se adequam diante a essa demanda circunstancial. Mais especificamente, entender como o meio de hospedagem se prepara para atender o público desses eventos, também, identificar se o meio de hospedagem busca adotar estratégias para atração e atendimento aos hóspedes, por meio de adaptações nos seus serviços, assim como quais são os maiores benefícios e desafios proporcionados por esses eventos. Utilizando-se as técnicas metodológicas de uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, uma técnica de pesquisa de levantamento bibliográfico em consonância com a técnica de coleta de dados de um questionário. Concluindo-se que independentemente da consolidação e dimensão do evento, os hotéis podem pensar em diversas estratégias de adaptação visando oferecer uma experiência personalizada.
Palavras-chave: Adaptabilidade hoteleira. Rock in Rio. Game XP. Hóspede. Meio de hospedagem.
Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Oliveira de Freitas
Acesse o trabalho na integra

Discente: Paulo Vinícius Furtado Fontes
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 28 de abril de 2022
Título: Grandes eventos e adaptabilidade hoteleira: um estudo sobre eventos de cultura geek em São Paulo
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar a adaptação hoteleira para atender ao público advindo de grandes eventos de cultura geek de São Paulo, a Comic Con Experience e a Brasil Game Show, tentando entender como os hotéis se preparam para receber esse público de um nicho bem específico. No qual pôde-se perceber que as adaptações variavam desde ações mais simples, como reorganização de departamentos visando a otimização dos serviços, até as mais inovadoras, como decorações temáticas. Concluindo-se que funcionam como uma boa estratégia, tanto na captação quanto na fidelização dos hóspedes.
Palavras-chave: Adaptação hoteleira. Eventos. Cultura pop. Cultura geek. Meio de hospedagem.
Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Oliveira de Freitas
Acesse o trabalho na integra

Discente: Cleonildes Santana Sousa
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 29 de abril de 2022
Título: O uso de big data para tomada de decisões no mercado hoteleiro e o setor de A&B
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o conceito de big data e como o uso deste pode ser utilizado como ferramenta de geração de insights e contribuir para a tomada de decisões para o setor de Alimentos e Bebidas na hotelaria. Em relação à metodologia, este artigo será desenvolvido a partir de um estudo descritivo-explicativo com abordagem qualitativa, o que possibilitará na perspectiva de Godoy (1995), a compreensão do fenômeno estudado. Também será feito uma pesquisa bibliográfica que permitirá levantar os principais desafios tecnológicos no Mercado Hoteleiro in e pós pandemia da Covid-19, mais especificamente no Setor de A&B. Nossas considerações finais apontam que uso das informações geradas pelos hóspedes dentro de um hotel tem um potencial de engajamento e engendra oportunidades junto aos gestores usando ferramentas de big data, nossa pesquisa aponta para treinamentos especializados para análise desses dados.
Palavras-chave: Big data. Tecnologia. Consumo
Orientadora: Profa. Me. Juliana Borges de Souza
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Raquel dos Santos Gaião
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 29 de abril de 2022
Título: Curso de hotelaria e seu impacto no home office: Os efeitos do ensino e do lazer do ponto de vista dos docentes.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os efeitos do home office do ponto de vista dos docentes do curso de hotelaria de uma universidade pública brasileira. A ideia é refletir como isso impacta o ensino aprendizagem e como isso influencia na qualidade de vida e de lazer dos professores. Para tanto, utilizamos como metodologia uma revisão bibliográfica, além do uso de entrevistas através do google forms. O home office se tornou uma necessidade mundial devido à crise do Covid-19. O trabalho remoto apresenta diversos desafios como o aumento do fluxo de trabalho, falta de apoio tecnológico para desempenhar as atividades do dia a dia, distanciamento da equipe de trabalho, ausência dos laboratórios práticos. Conclui-se que para enfrentar todos esses obstáculos e minimizar os efeitos da pandemia, o corpo docente procurou alternativas de ensino e de lazer e/ou atividades recreativas para amenizar os impactos do trabalho junto ao seu eixo familiar.
Palavras-chave: Educação. Gestão da Mudança. Hotelaria. Home Office. Lazer
Orientadora: Profa. Me. Juliana Borges de Souza
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Karine de Souza Pasqualetto
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 02 de maio de 2022
Título: A hospitalidade na saúde pública: uma breve análise dos serviços da Casa de Parto David Capistrano Filho
Resumo: O objetivo do trabalho é abordar o conceito da Hotelaria Hospitalar (H.H), o conceito da Hospitalidade e a importância do acolhimento no setor de saúde; não somente o setor privado, mas o setor público também. Serão utilizadas para a elaboração desta pesquisa revisões bibliográficas e uma análise da Casa de Parto David Capistrano Filho, através da página virtual oficial da instituição, na rede social facebook. Esta análise será elaborada para entender como funcionam os serviços da Casa de Parto no RJ, cuja é vinculada ao Sistema Único de Saúde – SUS, a fim de analisar como estes serviços e o atendimento humanizado e hospitaleiro podem criar interface com o conceito de Hotelaria Hospitalar. Este conceito consiste na hospitalidade, no atendimento humanizado aos pacientes, oferecendo segurança, qualidade, conforto, aconchego, respeito e valorização do outro (BOEGER, 2020). Contrapõe a ideia do hospital como um lugar ruim, podendo ser um lugar vinculado à saúde, acolhimento e bem-estar. Existem diversos serviços nos quais a Hotelaria pode atuar dentro de uma instituição de saúde, tais como: hospedagem, limpeza, A&B, áreas de lazer, eventos, recepção, reservas, lavanderia, paisagismo etc. A metodologia desta pesquisa será um estudo de caso de aspecto qualitativo. Conclui-se que o atendimento humanizado, a hospitalidade, a empatia e a segurança são extremamente importantes e necessárias para a boa recuperação dos pacientes/clientes, tanto para sua saúde física quanto para sua saúde mental.
Palavras-chave: Acolhimento. Hotelaria Hospitalar. Parto Humanizado. SUS.
Orientadora: Profa. Me. Juliana Borges de Souza
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Thayane Peixoto Fagunes de Sant Ana
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 15 de fevereiro de 2023
Título: Relações de gênero e condições de trabalho no setor da lavanderia: Estudo de Caso em um Meio de Hospedagem na Barra da Tijuca – RJ
Resumo: Nos dias atuais, ainda é predominante a desigualdade nas relações de gênero no mundo do trabalho, visto que em grande parte da história as mulheres estiveram em papel de subserviência buscando empregos parecidos com o âmbito doméstico e ainda eram expostas às péssimas condições no ambiente de trabalho. De acordo com Sachs (1993 apud Barbosa 2013) a ideia da sustentabilidade apresenta cinco dimensões: ambiental, social, cultural, econômica e espacial. Neste trabalho específico, vamos chamar a atenção para dimensão social, a qual tem como o foco as melhorias das condições de trabalho bem como a valorização dos indivíduos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar as relações do gênero feminino e suas condições de trabalho no setor da lavanderia de um meio de hospedagem no Rio de Janeiro. Realizou-se um estudo de caso e a observação participante no setor em questão afim de apresentar as condições do lugar analisado. Destacamos que apesar dos grandes avanços de pautas feministas em prol da igualdade no âmbito do trabalho, ainda existe a desvalorização do trabalho para a mulheres assalariadas na contemporaneidade, além das más condições de trabalho existente no setor da lavanderia no qual grande parte dos(as) funcionários(as), sendo mulheres, estão expostas. Dessa forma, conclui-se que mesmo com mulheres estando em cargos de média e alta liderança nos meios de hospedagens, ainda é predominante o gênero feminino em funções que remetem ao trabalho doméstico, sendo expostas a condições de trabalho que prejudiquem a sua saúde física e mental.
Palavras-chave: Gênero. Lavanderia. Meios de hospedagem.
Orientadora: Profa. Me. Juliana Borges de Souza
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Thamata Marini Grossi da Silva
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 28 de fevereiro de 2023
Título: As dinâmicas da inovação tecnológica no setor hoteleiro em tempos de pandemia da Covid-19 na cidade do Rio de janeiro
Resumo: O turismo e a hotelaria têm enfrentado consequências adversas diante dos surtos de doenças infecciosas de grande escala. Embora parte do setor hoteleiro mundial já tenha se deparado com diversas crises, a Covid-19 acarretou a suspensão e falência de muitos desses empreendimentos. Contudo, também fomentou o surgimento de novos paradigmas na prestação de serviços na hotelaria. Nesse contexto, a inovação tecnológica ganha espaço, com o propósito de fornecer soluções à imposição do distanciamento físico, mantendo a segurança dos hóspedes. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as inovações tecnológicas adotadas pelas redes hoteleiras nacionais e internacionais localizadas na cidade do Rio de Janeiro em razão da pandemia da Covid-19. Para tal, esta pesquisa de caráter exploratório-descritivo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de revisão bibliográfica e pesquisa documental realizada por meio da coleta de dados primários de fonte documental nos sites das redes hoteleiras. Como resultados, identificou-se que as implementações referentes à inovação tecnológica nas redes hoteleirassãorecorrenteseserestringirama:usodesistemasdecheck-inmóvel;máquinasde check-in e check-out sem contato físico; sistemas de robô de limpeza; utilização de aplicativos e de QR Code. Ademais, observou-se que ainda não há implementação de automação robótica ou Inteligência Artificial nas redes hoteleiras pesquisadas. Por fim, espera-se que este estudo contribua com discussões sobre o referido tema no contexto nacional, ponderando as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia na hotelaria.
Palavras-chave: Tecnologia. Administração hoteleira. Hotel. Sistema gerencial. Covid-19.
Orientadoras: Dra. Mariana Pires Vidal Lópes (orientadora); Ms. Marina Hastenreiter Silva (coorientadora)
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Simone de Oliveira Silva Vieira
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 10 de março 2023
Título: Mulheres no país da Copa: uma análise sobre o gênero e a recepção do ponto de vista das hoteleiras latino-americanas no Catar
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma as mulheres latino-americanas percebem a discussão de gênero e hospitalidade no Catar. Pretendemos fazer uma análise sobre a ótica de 5 mulheres latino-americanas trabalhadoras da rede hoteleira no Catar, país sede da Copa do Mundo de Futebol Masculino no ano de 2022. Se faz importante discutir a temática nos dias atuais em virtude não somente do evento internacional gerador de divisas para todos os envolvidos, mas pensando na situação de segregação, violência e discriminação que o feminino vem enfrentando ao longo da história da humanidade. Para adentrar este universo, faremos uma pesquisa de campo em um meio de hospedagem no Catar, ou seja, in loco, além do uso de questionário estruturado via google forms enviado para as mulheres latino americanas que trabalham no setor hoteleiro num país mulçumano. Concluímos que é um debate complexo que envolve muitas variantes ao falarem sobre público feminino, dos sentimentos de acolhida que requer o debate de diversidade cultural.
Palavras-chave: Gênero. Hospitalidade. Catar.
Orientadores: Me. Renato de Oliveira dos Santos (orientador); Ms. Juliana Borges de Souza (coorientadora)
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Patrick do Nascimento Simas
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 8 de março de 2023
Título: Impactos da pandemia da COVID-19 nos setores de hospitalidade e de restauração em Pedra de Guaratiba: a percepção dos comerciantes
Resumo: O artigo desenvolvido teve como objetivo observar os impactos econômicos que a pandemia de Covid-19 causou no bairro de Pedra de Guaratiba, especificamente aos restaurantes e meios de hospedagem localizados na rua Barros de Alarcão e nas proximidades. Foram feitos estudos sobre temas como: a história de Pedra de Guaratiba e os impactos que a pandemia trouxe ao turismo no mundo e no Rio de Janeiro, focando especificamente no setor de serviços vinculados ao lazer e ao turismo. A metodologia utilizada envolveu a realização de cinco entrevistas, sendo três com proprietários de restaurantes e duas com proprietários de Meios de Hospedagens. Os resultados obtidos nas entrevistas demonstram uma perspectiva unânime de que a pandemia afetou todos, porém de maneiras diferentes, assim como demonstram uma perspectiva unânime em relação ao potencial do bairro como destino turístico, tendo uma forte crença que o bairro possui potencial, porém que carece de investimento público para que o bairro possa aproveitar tal potencial.
Palavras-chave: Impactos da Pandemia. Hospitalidade. Restauração. Pedra de Guaratiba.
Orientadora: Dra. Patrícia Oliveira de Freitas
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Lorraine Pereira Cardoso
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 13 de fevereiro de 2023
Título: As histórias por de trás das receitas: uma análise do cardápio de um restaurante de um hotel do Rio de Janeiro
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do nome dado para receitas e busca entender suas origens (ou imaginários das origens) e identidade cultural. O método de pesquisa foi a utilização de um estudo de caso de um cardápio de um restaurante de um hotel no Rio de Janeiro, além da revisão bibliográfica, leituras de artigos oferecidos em sites acadêmicos, leitura do cardápio , analise documental, e questionário online com pessoas do ramo da alimentação em um meio de hospedagem no Rio de Janeiro, no Brasil. A ideia do trabalho veio de uma leitura / debate que foi utilizada em sala de aula na disciplina Sociologia da Alimentação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de outubro-dezembro de 2021, tendo como perguntas norteadoras: “Já se perguntou quais são as histórias por trás das receitas?”, “como o empreendimento de Alimentos e Bebidas percebem a origem dos nomes dos pratos?”. Analisamos apenas um dos restaurantes do hotel, denominado com “nacional”/ “carioca” . Os pratos pesquisados são de várias partes de regiões do mundo, a análise durou quatro meses, objetivando a coleta de dados para verificação da eficácia da pesquisa e aplicação da entrevista, organizando o material e assim visando a otimização e melhor entendimento tendo oferecido a disponibilidade do material estudado. Nossa pesquisa aponta que a comida parece como uma linguagem, tal como ressaltado pela Woortmann (2013) , dessa forma estudamos as dimensões sociais da comida. Conclui-se que a comida tem o seu sentido comercial, histórico, sociológico, antropológico e cultural. Além de trazer reflexão sobre conhecimento das preparações culinárias que podem ser consumidas neste empreendimento .
Palavras-chave: Alimentação. Identidade. Cultura.
Orientadora: Ms. Juliana Borges de Souza
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Matheus do Nascimento Patrocínio
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 10 de fevereiro de 2023
Título: Hospitalidade pública em pauta: uma breve análise do perfil do Instagram do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN-MG)
Resumo: Este artigo é um convite teórico sobre as possibilidades de reflexão no que tange a Hospitalidade Pública e Direitos Humanos no contexto penal brasileiro. Este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão acerca do processo de reintegração e reinserção social do preso do ponto de vista do DEPEN MG. Para tanto, utilizamos a metodologia de análise documental, refletindo as Leis de Mandela e a análise do discurso da página do instagram do DEPENMG. Destacamos a importância do campo de pesquisa sobre a “hospitalidade pública” trazida por Camargo (2004). Existem inúmeros trabalhos que focam o debate da hospitalidade comercial abordada pelo curso de bacharel em hotelaria da UFRRJ e poucas discussões teóricas sobre a hospitalidade pública. Conclui-se que é preciso pensar que o detento, como um sujeito de direitos, também é uma pessoa que é objeto da hospitalidade, uma vez que o mesmo é recepcionado, alimentado, hospedado e entretido em um ambiente gerido pelo Estado que não é a sua casa.
Palavras-chave: Hospitalidade Pública. Direitos Humanos. Sistema Prisional.
Orientadora: Ms. Juliana Borges de Souza
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Larissa Ximenes Fortes
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 8 de março de 2023
Título: Lazer durante pandemia: a perspectiva das crianças de um bairro da periferia da
cidade do Rio de Janeiro
Resumo: Este artigo apresenta reflexões de uma pesquisa de final de curso que teve como objetivo conhecer e compreender, no contexto da pandemia, as percepções de crianças, residentes em Manguariba – um bairro da periferia da cidade do Rio de Janeiro – sobre a oferta de lazer no dia-a-dia daquela territorialidade e nos momentos de férias. Buscamos também fazer um levantamento sobre os equipamentos de lazer que eram oferecidos naquela região. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa bibliográfica e, em um segundo momento, realizamos um trabalho de campo com as crianças, com inspiração no método etnográfico para efetuar entrevistas. Os resultados obtidos nas entrevistas, sendo elas feitas com dois grupos diferentes e totalizando onze crianças de 6 a 11 anos nos mostraram que elas possuem forte senso crítico no que diz respeito ao bairro em que residem. Elas fizeram diversos apontamentos em relação ao estado de conservação dos equipamentos de lazer distribuídos pela localidade, bem como criticaram o estado dos meios de transporte oferecidos e a infraestrutura de onde residem. Outro dado importante foi o fato dez dessas onze crianças desconhecerem o significado de “ponto turístico” nos fazendo refletir sobre a acessibilidade na cidade do Rio de Janeiro para o próprio carioca.
Palavras-chave: Lazer. Crianças. Pandemia.
Orientadora: Dra. Patrícia Oliveira de Freitas
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Bruna Coutinho Manhães Idelfonso
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 17 de fevereiro de 2023
Título: A hotelaria hospitalar e seus múltiplos sentidos sob a perspectiva dos profissionais da área
Resumo: O presente estudo apresentado neste artigo busca discutir sobre a hotelaria hospitalar e os múltiplos sentidos a ela atribuídos sob a perspectiva dos profissionais da área. Com base nos levantamentos realizados através do questionário online por meio do Google Forms encaminhado para os profissionais em território nacional brasileiro que trabalham na área de hotelaria hospitalar, no período de outubro até dezembro de 2022, obtiveram-se o universo de 8 respostas. Com esta pesquisa, conclui-se que o setor da hotelaria hospitalar é importante para o processo de bem- estar do paciente e uma produção de uma gestão que tenha no seu bojo o cuidado com os colaboradores. Além disso, enfatiza-se a importância de valorizar o profissional com formação em hotelaria na atuação em hospitais públicos e/ou privados.
Palavras-chave: Saúde. Hospitalidade. Hotelaria.
Orientadora: Ms. Juliana Borges de Souza
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Bruna Rafaela Capella Moreira
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 28 de fevereiro de 2023
Título: Hospitalidade virtual na hospitalidade 5.0: perspectivas e possibilidades para o setor hoteleiro
Resumo: Em razão do progresso tecnológico, empresas hoteleiras estão adotando tecnologias de informação e comunicação como estratégias para se relacionar com o consumidor turista. Entretanto, a hospitalidade, princípio fundamental do bem receber do setor hoteleiro, está presente nesse processo? Para responder o questionamento, este estudo se dedicou a avaliar a hospitalidade virtual no contexto dos meios de hospedagem, utilizando o método de pesquisa bibliográfica de cunho descritivo com abordagem qualitativa para apresentar consistentes contribuições referente à definição de hospitalidade virtual na hotelaria e suas perspectivas, bem como os avanços desse conceito, impulsionados pela pandemia da Covid-19, vinculados ao mais novo modo de prestação de serviços conhecido como Hospitalidade 5.0, fomentado pela quinta revolução digital, a Indústria 5.0. Assim, observou-se que a percepção da hospitalidade pode ser otimizada pela Hospitalidade 5.0 quando há equilíbrio na hospitalidade prestada pelo contato humano com a hospitalidade virtual e considera-se que a hospitalidade virtual pode se tornar um valor diferencial aos clientes interessados em interagir com tecnologia, bem como procurar manter traços que transmitem hospitalidade virtual em todo processo de relacionamento com o cliente faz-se necessário para que se note a hospitalidade mesmo após se vivenciar a experiência presencial no ambiente físico.
Palavras-chave: Hotelaria. Hospitalidade Virtual. Hospitalidade 5.0.
Orientadoras: Dra. Mariana Pires Vidal Lópes (orientadora); Ms. Marina Hastenreiter Silva (coorientadora)
Acesse o trabalho na integra:

Discente: Bruna da Silva Ferreira
Modalidade: Relatório de Estágio/TCC
Data da Defesa: 10 de março de 2023
Título: Relatório de Estágio/TCC
Resumo: O presente relatório tem como objetivo principal apresentar e descrever o dia a dia de um estagiário de recepção no CDesign Hotel, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no bairro Recreio dos Bandeirantes, que se passou de setembro de 2021 até novembro de 2022. Além de apresentar o meio de hospedagem como um todo, suas estratégias de marketing, vendas e sustentabilidade, é apresentado também características específicas da rotina do estagiário da recepção, tabela de atividades, rotinas técnicas e administrativas e dificuldades encontradas em todo o percurso. Quanto à metodologia é descritiva- explicativa com o auxílio da observação participante. No tocante às estratégias de aprimoramento, o principal ponto fraco detectado foi a dificuldade de aprendizado com o sistema usado pelo hotel que logo depois se resolveu com os auxílios da rotina, treinamento e aprimoramento dos conhecimentos junto aos colegas de trabalho, profissionais experientes da hotelaria. Por fim, pode-se concluir que, mesmo com algumas dificuldades durante a trajetória de estagiário, a rotina, o treinamento e a persistência fizeram com que a estagiária se desenvolvesse, trilhando assim o começo de sua trajetória no mercado de trabalho hoteleiro.
Palavras-chave: Recepção Hoteleira. Estágio Supervisionado. CDesign Hotel.
Orientador: Dr. Rodrigo Amado dos Santos
Acesse o trabalho na integra:

Skip to content