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Curso de Hotelaria

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

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Defesas de TCC – 2019

Discente: Nícolas Souza Magioli
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 19 de junho de 2019
Título: Lazer no turismo rural: um estudo sobre um hotel fazenda em Miguel Pereira, Rio de Janeiro
Resumo: Esta pesquisa descreve um estudo sobre o setor de lazer de um hotel fazenda localizado em Miguel Pereira, Rio de Janeiro – Hotel Fazenda Montanhês. O hotel em questão fez parte da infância do pesquisador, trazendo-lhe boas lembranças e experiências rurais e, por tal, foi escolhido como objeto de estudo. O estudo procurou entender, baseado nas premissas do turismo rural, como funciona o setor e quais atividades de cunho rural ele oferece. Entretanto, no primeiro contato com a gerência do hotel, descobriu-se que o meio de hospedagem tem percorrido um caminho para mudança de classificação de hotel fazenda para um hotel de lazer. A pesquisa se iniciou tendo essas considerações a ponderar, e novas perguntas foram sendo feitas visando entender os motivos pelos quais o hotel está realizando essa troca de categoria, se ainda há atividades relacionadas ao turismo rural no hotel e se ainda há um público que se hospeda procurando essa vivência de fazenda. Além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o gerente e alguns recreadores do hotel, procurando entender alguns pontos principais sobre turismo e vivência rural e como cada um se sente com a crescente transformação do hotel em uma categoria de lazer. Após, foram comparadas as respostas dos entrevistados com a experiência obtida em uma hospedagem no hotel, procurando avaliar as áreas de lazer e qualquer outra que pudesse ter relação com o turismo rural. Também foi feito um apanhado de avaliações do hotel pelo site TripAdvisor, comparando os cinco principais tópicos de classificação (Excelente, muito bom, razoável, ruim, horrível), procurando entender, principalmente, quantos hóspedes vão ao hotel com o intuito de ter uma vivência típica de fazenda, assim como consta no nome do hotel, e como fica a avaliação deles após descobrirem que o hotel está passando por uma mudança significativa. Após a conclusão da apuração dos dados, observou-se que o hotel, embora possuindo um foco muito grande nas atividades de lazer não rurais, ainda possui características rurais que podem ser melhor exploradas, sem que haja qualquer interferência com as atividades já realizadas.
Palavras-chave: Hotelaria, Turismo Rural, Lazer, Hotel Fazenda.
Orientadora: Profa. Me. Salomé L. Ferreira de Almeida
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Discente: Mariana Marini Vidal Rodrigues
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 26 de junho de 2019
Título: Perfis e rotinas dos profissionais do vinho em meios de hospedagem do município do Rio de Janeiro, RJ
Resumo: Os vinhos têm despertado cada vez mais o interesse do consumidor brasileiro, cenário associado à alta atividade da viticultura no país. Esse fato vem sendo também observado no ramo hoteleiro no qual, cada vez mais, existe a busca por vinhos sofisticados durante a estadia de turistas. O objetivo do presente trabalho foi estudar o perfil dos profissionais que atuam com vinhos em departamentos de Alimentos e Bebidas (A&B) em meios de hospedagem localizados no município do Rio de Janeiro. Esta pesquisa básica classifica-se como um estudo de campo de caráter qualitativo e exploratório realizado por meio de levantamento bibliográfico prévio associado a um questionário semiestruturado de perguntas diretas e abertas aplicadas a 7 funcionários responsáveis por vinhos em diferentes estabelecimentos hoteleiros. Com base nas respostas, verificou-se que entre os entrevistados, que 57%, apontou não possuir qualquer curso sobre vinhos mas que em 57% dos casos, os estabelecimentos possuíam carta de vinhos. Além disso, 71% dos respondentes não participava de palestras ou cursos de atualização acerca da bebida. Contudo, pode-se inferir que é imprescindível que o profissional responsável por vinhos possua amplo conhecimento da área para orientação dos clientes e posterior influência no aumento das vendas.
Palavras-chave: Carta de vinhos. Serviço do vinho. Sommelier.
Orientadora: Profa. Dra. Elga Batista da Silva
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Discente: Rachel de Luca Carriço Pinto
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 27 de junho de 2019
Título: Desenvolvimento, avaliação química e sensorial de uma Kombucha com suco de graviola para cardápios de meios de hospedagem
Resumo: A alimentação viva é um novo estilo de vida que busca uma maneira mais saudável de se alimentar, esta dieta se baseia nos alimentos vivos em natura, alimentos que são livres de toxinas, um braço da alimentação viva e o crudivorismo que engloba os alimentos fermentados. O objetivo do presente trabalho foi elaborar e analisar sensorialmente um kombucha de graviola, com a proposta de incluir tal bebida em um cardápio de meio de hospedagem. Elaborar um kombucha em um hotel seria uma maneira de oferecer uma bebida saudável, de fermentação natural. Com o intuito de saber um pouco mais sobre a aceitação do púbico sobre tal bebida, foi realizada uma análise sensorial, esta realizada a partir de testes afetivos de aceitação e de intenção de compra, com cinquenta avaliadores não treinados. Os resultados do teste de aceitação demonstram que todos os itens avaliados (aparência, aroma, textura e sabor) atingiram níveis de aceitação consideráveis, tendo em vista que para a aparência tal produto alcançou notas medias de 5,68, para aroma, 6,82, para textura 7,68, e para o sabor atingiu uma média de 7,38. Quanto aos resultados de intenção de compra 42% dos avaliadores respondeu que provavelmente compraria, 16% que certamente compraria, 28% obtiveram uma postura neutra diante a avaliação do produto (tal opção estava manifestada pela alternativa “talvez compraria/talvez não compraria”), apenas 4% mencionou que não compraria tal produto. Com relação às análises químicas, foram observados os seguintes resultados: 10°Brix, pH de 3,12, e valores de acidez iguais a 1,32 e 0,42 em ácidos cítrico e acético, respectivamente. Esses resultados indicam que há uma viabilidade de se incluir tal bebida em um cardápio de meio de hospedagem, tal produto despertou um interesse de compra por parte dos potenciais consumidores que participaram da pesquisa, este manifesto pode ser visto a partir dos comentários dos comentários desses avaliadores nas fichas de análise sensorial.
Palavras-chave: alimentação viva, fermentação, probióticos, crudivorismo.
Orientadora: Profa. Dra. Elga Batista da Silva
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Discente: Krishna Dandara Miranda Lorenzo
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 05 de julho de 2019
Título: A importância da satisfação do funcionário para o sucesso do empreendimento – estudo de caso em Hotel X
Resumo: As organizações são unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas que buscam atingir objetivos específicos. O comportamento de um indivíduo é definido a partir de características ambientais (adquiridas) e características hereditárias (genéticas), esse comportamento irá balizar as suas necessidades que podem ser satisfeitas, frustradas ou compensadas. A ausência de material que trate da satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho de maneira empírica, foi um dos maiores incentivadores desse trabalho. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o papel da satisfação dos funcionários no desempenho do hotel, baseado em estudo de caso realizado em Hotel X. Consideramos as teorias motivacionais de Maslow, Herzberg, McGregor e Vroom como referência para o entendimento dos fatores que conduzem à satisfação no trabalho e utilizamos as plataformas de avaliação online TripAdvisor, Booking e Expedia como métricas de análise de desempenho do hotel. Assim, superando a ausência de material que tratasse da satisfação do funcionário em ambiente de trabalho de maneira prática, desenvolvemos uma análise tendo como referência o Hotel X, seus funcionários e a sua cultura organizacional que demonstrou que a satisfação do funcionário do Hotel X foi imperativa para o seu bom desempenho desde sua abertura.
Palavras-chave: estudo de caso; motivação; teorias motivacionais; hotelaria; fatores motivacionais; cultura organizacional; satisfação.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Domingos de Oliveira
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Discente: Lorena Rezende Gomes
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 09 de julho de 2019
Título: Estágio curricular supervisionado: relações e análises junto ao corpo discente do curso de hotelaria da UFRRJ.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de avaliar o papel do Estágio Obrigatório Supervisionado e suas relações na formação de bacharéis em Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Refere-se a um levantamento teórico com análise do significado do conceito de estágio e suas perspectivas legais, bem como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A abordagem metodológica é quali-quantitativa e com subsídio de pesquisas bibliográfica, descritiva e exploratória. Os dados primários foram coletados através de um questionário aplicado a pessoas que já realizaram o estágio obrigatório e concluíram a graduação, buscando levantar suas perspectivas a respeito da prática profissional. Os dados foram dispostos em gráficos para facilitar a visualização dos resultados. Os resultados da análise dos dados primários e secundários permitiram conhecer a realidade de estagiários do curso de Hotelaria e sua influência na formação profissional e acadêmica. A conclusão da pesquisa é que o Estágio Obrigatório Supervisionado contribui significantemente para a relação teórica e prática na formação do futuro profissional de Hotelaria.
Palavras-chaves: Aprendizagem Pedagógica; Estágio Obrigatório; Hotelaria; Teoria e Prática.
Orientador: Prof. Dr. Dan Gabriel D’Onofre Andrade Silva Cordeiro
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Discente: Monique Laurência dos Santos Cunha
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 09 de setembro de 2019
Título 1: Análise da infraestrutura turística e hoteleira do destino turístico Praia da Joia do Atlântico, Ilhéus/BA
Resumo: O presente artigo discorre sobre a infraestrutura turística e hoteleira disponibilizada no destino Praia da Joia do Atlântico com o objetivo de analisar sua contribuição para a consolidação enquanto destino turístico. Para melhor compreensão da oferta e demanda do local, foi realizado um levantamento bibliográfico para responder conceitos do turismo, do planejamento, das características de um destino e aos elementos ligados à demanda e oferta. Quanto às técnicas de pesquisas, foram enviados, via correio, em 2016, questionários do tipo aberto aos 6 gestores dos empreendimentos hoteleiros e, em 2018, autor se utilizou da observação não participativa e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com 9 gestores de empreendimentos turísticos e hoteleiros in loco. Como resultado, compreende-se que, apesar de ser observada a ausência de algumas diretrizes quanto à infraestrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, a praia oferece produtos e serviços turísticos que atendem às necessidades da demanda, incluindo a oferta de pousadas e casas de veraneio. Diante dos dados coletados e apresentados, conclui-se que às infraestruturas atendem aos requisitos exigidos no conceito da Organização Mundial do Turismo (OMT) para que a Praia Joia do Atlântico possa ser considerada, efetivamente, um destino turístico.
Palavras-Chave:Turismo; Hotelaria; Infraestrutura; Destino turístico; Praia Joia do Atlântico.

Título 2: Descrição da Infraestrutura Turística e Hoteleira do Destino Turístico Praia da Joia Do Atlântico no Período de 2016 a 2018
Resumo: Este artigo busca descrever a infraestrutura do destino Praia da Joia do Atlântico, localizado na região da Costa do Cacau, Bahia, no recorte temporal em 2016 e 2018. Assim, identificam-se os tipos de meios de hospedagens e demais serviços turísticos prestados, relatando, também, os desafios enfrentados pelos proprietários para a permanência das empresas no local. Para seu desenvolvimento, optou-se pela pesquisa exploratória em dois momentos distintos, a primeira em 2016, para a qual foram enviados questionários aos meios de hospedagens; já em 2018 foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários dos meios de hospedagens e dos estabelecimentos comerciais existentes no local. Mediante os dados coletados nos questionários e in loco, pode-se concluir que o destino atrai turistas de origens e perfis variados, assim como possui infraestrutura satisfatória. Identificou-se, ainda, que os meios de hospedagens existentes no local constituem-se de pousadas de pequeno porte e que sua forma de administração é familiar.
Palavras-Chave: Turismo; Destino; Meios de Hospedagem; Pousadas; Sazonalidade.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Domingos de Oliveira
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Discente: Bruno da Silva Cruz
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 08 de novembro de 2019
Título: A sustentabilidade como diferencial competitivo para os empreendimentos hoteleiros: uma análise bibliométrica
Resumo: A cada ano a atividade turística vem assumindo uma vital importância socioeconômica. Quando bem orquestrado, gera resultados imperativos à prosperidade econômica local, bem como à qualidade de vida e bem-estar as suas localidades. Quando não, ocasiona uma série de impactos negativos as dimensões ambientais, sociais, culturais e econômicas de sua territorialidade. Dessa forma, gestores e pesquisadores necessitam refletir sobre a amplitude e densidade dos impactos positivos e negativos acarretados pelo desenvolvimento turístico. Em especial à minimização dos efeitos de cunho negativo, há de se estabelecer uma gestão integrada, participativa e sustentável. Dito isso, o presente trabalho buscou compreender o fenômeno da sustentabilidade e suas implicações sobre as gestões hoteleiras contemporâneas, de forma a se contemplar as possíveis vantagens competitivas oriundas de sua prática. Para tanto, sua base metodológica foi a bibliometria, uma vez que esta evidencia estruturas intelectuais e conceituais que formam as especificidades de cada área científica. Nesse sentido, o estudo bibliométrico evidenciou como as ações de sustentabilidade hoteleira estão sendo retratadas na contemporaneidade, destacando a importância de uma profícua gestão de relacionamento de stakeholders, da assertiva estruturação e comunicação de relatórios de sustentabilidade e dos ganhos/benefícios que o desenvolvimento de uma gestão sustentável pode acarretar ao setor hoteleiro.
Palavras-chave: Gestões Hoteleiras. Turismo Sustentável. Vantagens Competitivas.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Amado dos Santos
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Discente: Leonardo Barbosa Costa
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 04 de dezembro de 2019
Título: Estratégias para gestão organizacional: um estudo de caso no departamento de eventos do Hotel Mercure RJ Nova Iguaçu
Resumo: O turismo de eventos vem, nos últimos anos, ganhando cada vez mais destaque pelo impacto econômico que exerce sobre a sociedade, em especial à produtividade e lucratividade do setor hoteleiro. No entanto, para que esta prática se consolide com sucesso nestas organizações, seus gestores necessitam conhecer seus pormenores operacionais e gerenciais, de maneira que as características, particularidades e preferências deste segmento possam ser amplamente contempladas. Desse modo, as empresas hoteleiras que forem capazes de contemplar e atender tais especificidades poderão estabelecer estratégias mais assertivas, de maneira a lhes garantir a fidelização de sua clientela, bem como a maximização de sua produtividade e rentabilidade organizacional. Dito isso, este estudo buscou desenvolver uma análise situacional do departamento de eventos do Hotel Mercure RJ Nova Iguaçu e, a partir deste diagnóstico, criar estratégias que maximizem pontos como produtividade e excelência organizacional. Para tanto, apoiou-se no desenvolvimento de um estudo de caso qualitativo, buscando avaliar os resultados deste setor através de análises documentais que permitiram o desenvolvimento de estratégias para elevar ainda mais o nível de excelência organizacional. Não obstante, este trabalho viabilizou a construção de uma visão holística e sistêmica deste departamento, possibilitando ao seu gestor um conhecimento mais assertivo acerca de seus produtos, serviços e principais clientes.
Palavras-chave: Eventos em Hotelaria. Excelência Organizacional. Gestão Hoteleira. Produtividade Organizacional.
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Amado dos Santos
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Discente: Jennifer da Silva Pires
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 04 de dezembro de 2019
Título: Estudo das condições higiênico-sanitárias de departamento de alimentos e bebidas (A&B) de um meio de hospedagem situado em Itaguaí, RJ.
Resumo: As Boas Práticas em serviços de alimentação possuem grande relevância para as Unidades Produtoras de Refeições (UPR) entregar produto final seguro permite que o empreendimento produza alimentos que não ofereçam riscos à saúde do consumidor. A produção de alimento seguro permite a sobrevivência e competitividade de um serviço de alimentação, e promove a seguridade da saúde de seus clientes finais. Nesse sentido, torna-se essencial monitorar a execução de procedimentos correlatos às Boas Práticas de Manipulação (BPM). O trabalho avaliou as condições higiênico-sanitárias do Departamento de Alimentos e Bebidas (A&B) de um hotel localizado em Itaguaí, RJ. Para efetuar a avaliação em questão foi aplicado o checklist da Resolução RDC 275/2002, que avalia as condições de BMP de uma UPR; e posteriormente elaborar Diagramas de Ishikawa (Causa e Efeito) para estudar as origens das não conformidades e propor melhorias às mesmas. A unidade alcançou o percentual de 90% de conformidade, sendo, portanto, considerada uma UPR pertencente ao grupo 1 de acordo com a classificação do percentual de conformidade apresentado na legislação supracitada. Destaca-se que a UPR alcançou 100% de conformidade na avaliação do tópico sobre a higiene de equipamentos, móveis e utensílios; bem como na análise da documentação obrigatória. Com relação às não conformidades, estas foram observadas nos seguintes tópicos: climatização deficiente, uniformes desgastados e limpeza inadequada dos sanitários. Assim sendo, foram desenvolvidos Diagramas de Causa e Efeito para estudar possíveis melhorias para as não conformidades observadas. Foi possível concluir que a UPR estudada apresentou um amplo percentual de conformidade com os parâmetros da Resolução RDC 275/2002, entretanto, torna-se necessário implementar ações que visem combater as inadequações detectadas, com base na análise feita no Diagrama de Ishikawa.
Palavras-chave: alimento seguro, Boas Práticas, gestão da qualidade.
Orientadora: Profa. Dra. Elga Batista da Silva
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Discente: Adriana Gomes Ramos
Modalidade: Relatório de Estágio/TCC
Data da Defesa: 11 de dezembro de 2019
Título: Recepção Hoteleira: análise sobre treinamento e desenvolvimento de colaboradores
Resumo: O Setor de Recepção dentro de um meio de hospedagem se destaca por ser responsável pelo primeiro contato direto do hospede com o meio. Portanto, esse trabalho possui como objetivo principal, analisar a estrutura e o funcionamento da organização e apresentar um relatório de estágio que possibilite conhecer a Pousada La Belle, localizada em frente à Rodoviária de Itaguaí, no Estado do Rio de Janeiro, que através de um roteiro de pesquisa de cunho quantitativo, com perguntas estruturadas junto a Gerente Geral da Pousada, busca informações pertinentes ao setor de Recepção da Pousada, como o treinamento com as camareiras, estagiários e outros funcionários do departamento. Obteve-se como análise dos resultados, que a Pousada La Belle cumpre com suas atividades e responsabilidades no setor, porém necessita de melhorias no que condiz a reciclagem e treinamento realizado com os funcionários, e possui um alto índice de satisfação dos clientes externos, que foi possível verificar através de sites de busca e do questionário anteriormente mencionado.
Palavras-chave: Gestão, ramo hoteleiro, treinamento
Orientador: Prof. Me. Osvaldo do Nascimento Veras
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Discentes: Felipe Corrêa Silva Gomes e Igor de Almeida Alves
Modalidade: Plano de Negócios
Data da Defesa: 11 de dezembro de 2019
Título: Projeto Hoteleiro – Hostel Temático Cervejeiro Beer House
Resumo: O início do planejamento estratégico consiste na elaboração de um plano de negócios. Tal instrumento é de grande relevância para o processo de tomada de decisão que precede a fundação de uma empresa, através do mesmo, será possível descrever suas características, conhecer e analisar o mercado em que ela será inserida, definir seu público-alvo e estratégias competitivas, dentre outras questões fundamentais para o seu sucesso. Além disso, com essas informações é possível verificar a viabilidade financeira desse investimento. Também é enfatizada a importância do planejamento estratégico para as organizações, independentemente de seu segmento, uma vez que este fornece orientações sobre o caminho a seguir e contribui com a delimitação das metas e objetivos do negócio, dando apoio à tomada de decisão. Nesse contexto, o presente trabalho buscou elaborar um projeto de Plano de Negócios para a criação de um meio de hospedagem chamado Beer House, caracterizado como um Hostel Temático Cervejeiro, explorando o nicho de mercado, através dos interesses comuns da demanda formada pelos amantes da cerveja e do consumidor do modelo proposto de acomodação (hostel). Dentre outras questões, o trabalho também obteve sucesso em avaliar a viabilidade econômica, financeira e mercadológica para a implementação e desenvolvimento do negócio, bem como identificar o perfil da demanda, conhecer a concorrência, analisar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, construindo também um plano financeiramente viável.
Palavras-chave: Plano de negócios; estratégia; viabilidade; hostel cervejeiro.
Orientador: Prof. Me. Osvaldo do Nascimento Veras
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Discente: Caroline Vasques de Oliveira
Modalidade: Artigo Científico
Data da Defesa: 12 de dezembro de 2019
Título: Desenvolvimento e avaliação de sobremesa láctea gourmet a base de vinho
Orientadora: Profa. Dra. Lenice Freiman de Oliveira
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Discente: Bruna Cristina da Silva
Modalidade: Relatório de Estágio/TCC
Data da Defesa: 13 de dezembro de 2019
Título: Hotel Hilton Barra: atribuições de um estagiário no setor de banquetes e eventos e proposta de um programa de treinamento
Resumo: O presente relatório teve como objetivo compreender as atividades realizadas durante a prática do Estágio Curricular Supervisionado do curso de hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizado no setor de Alimentos e Bebidas, departamento de Banquetes e Eventos no hotel Hilton Barra, no período de 4 de abril a 17 de outubro de 2016. Antes de iniciar o estágio no setor específico, foi feita pela equipe de treinamento uma apresentação da rede, da estrutura física e organizacional do hotel com a intenção do estagiário ter uma visão da rede e do ambiente do estágio. A metodologia utilizada foi a de observação participante, através do acompanhamento das atividades realizadas específicas do setor de Banquetes e eventos. Observou-se a importância de uma gestão de qualidade, da organização, do trabalho em equipe, e de uma comunicação eficaz, a fim de proporcionar experiências memoráveis aos hóspedes e consequentemente, aumentar a receita do hotel e se manter como a segunda maior receita de acordo com autores da área de Alimentos e Bebidas. A oportunidade de escolher e estagiar no setor do meu interesse me motivou a praticar a hospitalidade tanto falada e lida durante o curso, proporcionando ao hóspede a empatia fundamental para um feedback. Através da observação surgiu a oportunidade da proposta do problema detectado e apresentado, para melhoria da qualidade dos serviços prestados, o Programa de treinamento para estagiários.
Palavras-chave: Estágio. Hotel. Alimentos e Bebidas. Banquetes e Eventos.
Orientadora: Profa. Me. Maria Lúcia Almeida Martins
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Discente: Tânia Aparecida Oliveira de Almeida
Modalidade: Relatório de Estágio/TCC
Data da Defesa: 13 de dezembro de 2019
Título: Hotel Tulip Inn: atribuições de um estagiário no restaurante e proposta de um programa de treinamento e reciclagem
Resumo: O presente relatório teve como objetivo abranger as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado, do Curso de Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizado no Departamento de Alimentos e Bebidas, no setor Restaurante do hotel Tulip Inn. É valioso ressaltar que a importância do estágio vai para além do aprendizado em sala de aula. O estágio é de vital importância para a formação profissional. É nesta etapa que o indivíduo tem a oportunidade de estar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além deste constituir requisitos teóricos essenciais que serão adquiridos ao serem observadas práticas específicas e a vivência com profissionais capacitados e experientes. A oportunidade em cumprir o estágio obrigatório no Tulip Inn Itaguaí tornou-se em uma experiência memorável que pôde aliar os conhecimentos adquiridos na graduação à prática obtida no dia-a-dia. Com caráter exploratório e tendo como metodologia empregada a observação participante, um método eficaz, pelo qual durante o período de estágio no hotel observou-se algumas necessidades básicas referente a treinamento de funcionários, especificamente na área de atuação do estágio, ou seja no restaurante e também na cozinha. Ao observar diversos pontos negativos possíveis de correção traçou-se um plano de ação voltado para o treinamento e reciclagem como proposta de melhoria da qualidade dos serviços prestados aos colaboradores deste departamento. O objetivo principal do treinamento e da reciclagem é de aproximar os colaboradores, corrigir falhas, agregar novas experiências e passar os conhecimentos imprescindíveis ao bom funcionamento dos setores, de forma que, os colaboradores percebam a importância distinta de cada função e que esta aprendizagem sirva para elevar o nível de acertos no departamento de Alimentos & Bebidas.
Palavras-chave: Treinamento e reciclagem. Estágio supervisionado. Hotel de porte médio. Atribuições no restaurante.
Orientadora: Profa. Me. Maria Lúcia Almeida Martins
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Discentes: Juliana Antunes de Oliveira e Ryane Duarte da Rocha
Modalidade: Plano de Negócio
Data da Defesa: 13 de dezembro de 2019
Título: Plano de Negócios: Pousada Rio Entre Pedras – Itaguaí/RJ
Resumo: Após um estudo de mercado ser realizado na Cidade de Itaguaí, região da Costa Verde do Rio de Janeiro, foi percebido o potencial para a implantação de uma nova pousada na região central. Há uma forte demanda de hóspedes a trabalho durante todo o ano devido às diversas indústrias da região, assim como a capacidade de desenvolvimento de hospedagem do público de lazer durante o verão. Foi estabelecido um roteiro a ser seguido, o Plano de Negócios, baseando-se no estudo e análise de mercado, bem como na análise da Matriz FOFA e nas 5 Forças de Porter. Com esse guia montado, buscando o sucesso do empreendimento, foi elaborado o Plano de Marketing para a captação de clientes, o Plano Operacional e o Plano Financeiro, que nos levou a confirmação da viabilidade deste novo negócio, a Pousada Rio Entre Pedras. Além do retorno monetário para as empreendedoras, o objetivo da Pousada é gerar empregos para moradores da área oferecendo capacitação profissional e estimular o crescimento econômico local.
Palavras-chave: Costa Verde. Hotelaria. Implantação. Meio de hospedagem.
Orientadora: Profa. Me. Maria Lúcia Almeida Martins
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Discente: Jéssica Nogueira de Oliveira
Modalidade: Relatório de Estágio/TCC
Data da Defesa: 13 de dezembro de 2019
Título: Relatório de Estágio Hilton Rio de Janeiro Copacabana
Resumo: Visando manter a existência de seus negócios, empresas geradoras de grande volume de resíduos vêm adotando ações e estratégias para minimizar seus impactos ao meio ambiente. Consumidores atualmente vêm exigindo que as empresas alicercem seus negócios investindo em questões voltadas a sustentabilidade e ao meio ambiente, afim de não causar maiores impactos ambientais. Este trabalho objetivou relatar um problema recorrente na rotina operacional do setor de Alimentos e Bebidas no Hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana, no que tange a problemática sobre a forma correta de separação de resíduos sólidos e orgânicos do hotel. Concluiu-se que se faz necessário um aprimoramento das estratégias estabelecidas pelo hotel para uma adequada coleta dos resíduos gerados pelo empreendimento, visto que, nem todo lixo depois de misturado consegue-se ser desagregado impactando o processo de reciclagem. A tipologia utilizada para este trabalho foi à pesquisa descritiva, visto que a autora fez parte do quadro de membros de equipe, por mais de um ano, na empresa citada. Para a analise da rotina de descarte dos resíduos foi adotada a observação participante e como alicerce para este estudo foi utilizado o levantamento bibliográfico. A importância da elaboração deste trabalho ocorreu no sentido de chamar a atenção para a questão da manipulação de resíduos e sua relevância para o meio ambiente. Concluiu-se que a empresa pode adotar algumas medidas estratégicas para ensinar seus membros de equipe quanto à manipulação dos resíduos alimentícios e a forma adequada de seu descarte, assim como a empresa também pode vir a investir em coletores adequados de resíduos para facilitar e ajudar seus membros de equipe durante suas rotinas operacionais.
Palavras-chave: resíduos alimentícios, estratégias, alimentos e bebidas, meio ambiente.
Orientador: Prof. Dr. Dan Gabriel D´Onofre Andrade Silva
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Discente: Tiago Moreira Maciel
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 13 de dezembro de 2019
Título: Caracterização do arranjo físico de refeitórios para funcionários: um estudo de caso em um hotel da zona oeste do Rio de Janeiro.
Resumo: A estruturação e serviço do refeitório destinado aos funcionários de meios de hospedagem pode ter grande impacto na vida desse trabalhador e no próprio estabelecimento, principalmente quando se pensa nos aspectos de qualidade de vida do trabalhador. Esse trabalho teve como objetivo verificar a situação dos refeitórios disponibilizados a esses colaboradores, através das normas regulamentadoras condizentes, além de descrever os efeitos causados no bem-estar do trabalhador através da ambiência. Para isso, utilizou-se de um estudo de caso em um hotel 3 estrelas, codificado como MH1, localizado em um bairro da zona oeste do município do Rio de Janeiro, utilizando-se de instrumentos de pesquisa como o checklist e questionário. Esses instrumentos foram empregados com 19 funcionários dos 35 existentes no quadro, com objetivo de identificar a qualidade da estrutura e serviços oferecidos no refeitório disponibilizado aos funcionários, condições sanitárias e de conforto, bem como a percepção dos colaboradores referente ao espaço disponibilizado para os mesmos, sendo construído um plano de ação 5W1H baseando-se nas não conformidades.
Palavras-chave: Produtividade. Qualidade de vida no trabalho. Serviços de alimentação.
Orientadora: Profa. Elga Batista da Silva
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