gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Curso de Hotelaria

CAMPUS SEROPÉDICA - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lenice Freiman de Oliveira

Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996 e 2009). Bacharel e Licenciada em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989).Tem vínculo profissional, é Professora Associada IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processamento de frutas e hortaliças, Elaboração e controle de qualidade de novos produtos e Processamento de alimentos orgânicos. Além disso, atua na área de Alimentos e Bebidas do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ, enfocando Estudo dos Cardápios Regionais, Princípios de Enologia e a Higiene e a Segurança dos Alimentos em Hotéis e outros meios de hospedagens. 

 

DISCIPLINAS MINISTRADAS: IH821 Princípios de Enologia (Disciplina Optativa – 7º Período), IH814 Cardápios Regionais (7º Período) e IH819 Seminário de TCC.

 

LINHAS DE PESQUISA/ORIENTAÇÃO:

LINHA 1: Controle e Garantia da Qualidade no Setor de Alimentos e Bebidas da Rede Hoteleira: visa levantar e analisar como os restaurantes dos meios de hospedagem estão atendendo a legislação sanitária para produzir alimentos seguros, utilizando check list de Boas Práticas, Procedimentos Operacionais Padronizados, APPCC, ISO 14000 e ISO 18000.

 

LINHA 2: Enologia: consumo de vinhos pela clientela na Rede Hoteleira: visa estudar e analisar como é o consumo de vinhos finos.

 

LINHA 3: Elaboração e estudo de novas preparações a serem incorporadas nos cardápios dos Restaurantes do Setor Hoteleiro: visa o desenvolvimento prático em laboratório de novas preparações gourmet: molhos, temperos, geleias, doces de frutas, licores finos, chutneys, etc. Realização de análises e testes de aceitação com consumidores.

 

LINHA 4: A cozinha regional nos restaurantes da Rede Hoteleira: inclui verificar o diferencial para o hóspede e para a comunidade do entorno do meio de hospedagem.

 

Ver Todos

Outros Docentes




Marcelo de Oliveira Nunes

Professor Assistente do curso de bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), responsável pelas áreas de Gestão […]

mnunes@ufrrj.br
Jorge Luiz de Goes Pereira

Economista Doméstico pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), Mestre (1999) e Doutor (2004) em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) […]

jolugope@ufrrj.br
Elga Batista da Silva

Professora adjunta da área de Alimentos e Bebidas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro […]

elga.silva@hotmail.com
Skip to content