Defesas de TCC – 2014

Discente: Paola Barcelos Frota
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 08 de dezembro de 2014
Título: Em busca do conceito de Hotel Design: um estudo de caso no Rio Design Hotel.
Resumo: O mercado Hoteleiro tem evoluído e investido na inovação dos seus empreendimentos. Diante disso, essa monografia apresenta um breve estudo sobre o termo recém surgido da Hotelaria, “Hotel Design”, com ênfase nos estabelecimentos do Brasil. Este estudo teve como objetivo contribuir para a conceituação desse novo segmento hoteleiro, visto que não há classificação oficial nacional, nem mesmo internacional para a denominação “Hotel Design”. Primeiramente, a pesquisa pretendeu mostrar, através de bibliografias nacionais e internacionais, um breve histórico de como surgiu o segmento “Hotel Design”. Posteriormente foram apontadas características desses hotéis que se intitulam “Hotel Design”, com a contribuição também de opiniões de profissionais atuantes na área de hotelaria, design e arquitetura. E por fim o trabalho trata de um estudo de caso sobre o Rio Design Hotel, na cidade do Rio de Janeiro, que por sua vez é o primeiro “Hotel Design” do Estado. O estudo avança, no sentido de descobrir o conceito, as características, os serviços, o público alvo e os valores do Rio Design Hotel.
Palavras-Chave: Arquitetura e design Hoteleiro. Conceito. Classificação. Hotelaria. Hotel Design.
Orientadora: Profa. Me. Stella Magaly Andrade de Sousa
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Thainá Rosalino de Freitas
Modalidade: Monografia
Data de Defesa: 09 de dezembro de 2014
Título: (Re)Pensando as relações de gênero no mercado hoteleiro
Resumo: Esse trabalho buscou entender as relações de gênero existentes no mercado de trabalho do setor hoteleiro, no que se refere às divisões sexuais do trabalho e aos papeis de gênero, designando dentro desse segmento os cargos e as funções desempenhadas por homens e mulheres. A construção desse trabalho teve por objetivo abordagens teóricas sobre as relações de gênero e o mercado de trabalho na Hotelaria, visando ser um instrumento de gestão hoteleira, para que assim se inicie uma diminuição das desigualdades no mercado relacionadas ao gênero.
Palavras-chave: gênero, mercado de trabalho e hotelaria
Orientadora: Profa. Dra. Alessandra de Andrade Rinaldi
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Michelle Rangel dos Santos
Modalidade: Monografia
Data de Defesa: 11 de dezembro de 2014
Título: Sustentabilidade e hotelaria: um estudo de caso no município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Resumo: Ao nos debruçarmos sobre as acepções, representatividades e significados que o termo desenvolvimento sustentável assume em nossa sociedade contemporânea, percebemos que suas discussões cada vez mais se fazem necessárias devido à complexidade e perplexidade na qual a relação homem, natureza e sociedade se solidificou. Com o decorrer do tempo, o senso de sustentabilidade foi sendo disseminado e inserido nos mais diversos níveis de atividades econômicas, dentre as quais o presente trabalho enfocará a questão do Turismo, em especial a da Hotelaria, e suas apropriações, reestruturações e produções de impactos negativos que se não bem controlados descaracterizarão especificidades ambientais, culturais, sociais e até mesmo econômicas que legitimam a prática da atividade turística. Exposto isso, os princípios metodológicos que sustentarão a lógica  desse trabalho serão: (1) uma pesquisa bibliográfica capaz de remeter, através da exposição de estudos de caso relacionados à temática deste trabalho, os princípios, valores e ações que vem sendo desenvolvidos para que o desenvolvimento sustentável se faça presente, integra ou parcialmente, na cadeia produtiva hoteleira; (2) a estruturação de uma análise crítica, tendo como base indicadores de sustentabilidade específicos – como, por exemplo, o Índice de Gestão de Sustentabilidade (IGS), as normas da ABNT NBR 15.401 e a NIH-54:2004 – que permitirão uma melhor mensuração sobre as condutas necessárias para que estabelecimentos hoteleiros possam ser considerados sustentáveis. Nesse sentido, esse trabalho terá o intuito de, através da estruturação de um estudo de caso próprio, identificar as ações de sustentabilidade desenvolvidas em um meio de hospedagem da Cidade de Nova Iguaçu – RJ. Ao fim da pesquisa pode-se constatar que em hotéis de pequeno e médio porte é possível destacar ações mais pontuais
em diferentes dimensões da sustentabilidade, sendo as mais frequentes na dimensão ambiental e social, revelando que o setor hoteleiro pode agregar mais ações de sustentabilidade em suas gestões de forma a atingir as demais dimensões com mais eficácia, sendo este um quesito de aperfeiçoamento para o setor.
Palavras-chaves: Ações de Sustentabilidade. Meios de Hospedagem. Nova Iguaçu/RJ.
Orientador: Prof. Me. Rodrigo Amado dos Santos
Acesso o trabalho na integra:

 

Discente: Allana Lage Ferraz de Oliveira Soares
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 12 de dezembro de 2014
Título: Uma análise estratégica sobre sazonalidade e hotelaria: um estudo de multicaso na hotelaria carioca.
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo estudar a sazonalidade no âmbito da atividade hotelaria. Para tal, objetivou-se estruturar uma análise estratégica fundamentada na ótica do estudo de multicaso, tendo como enfoque principal a hotelaria carioca. A escolha pela hotelaria carioca como objeto de estudo se deve ao fato destes estabelecimentos estarem localizados numa zona estratégica atrelada ao segmento corporativo na cidade do Rio de Janeiro, atendendo a um público-alvo específico que estabelecerá laços com esses empreendimentos, em sua maior parte, apenas durante a semana, deixando aos finais de semana uma oferta ociosa. Nesse sentido, para se compreender as influências que essa temática oferece a lógica operacional dessa atividade fora desenvolvimento um questionário, com perguntas fechadas, respondido por e-mail pelos gerentes de três estabelecimentos hoteleiros. De posse dessas informações, aplicou-se a lógica da análise SWOT para que possíveis e futuras estratégias possam ser desenvolvidas e assim minimizar os efeitos negativos da sazonalidade nas empresas hoteleiras.
Palavras-chave: Análise SWOT. Hotelaria Carioca. Planejamento Estratégico. Sazonalidade
Orientador: Prof. Me. Rodrigo Amado dos Santos
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Lidiane Pigatti Silva
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 12 de dezembro de 2014
Título: Métodos, princípios e valores organizacionais: a questão do treinamento e a excelência da prestação dos serviços hoteleiros. Um estudo de caso da JW Marriott, Rio de Janeiro.
Resumo: Cada dia mais as empresas prestadoras de serviço se dão conta de quão valioso é seu capital humano, já que, só ele pode oferecer um atendimento personalizado trazendo diferenciais competitivos para sua empresa. Com isso esta monografia apresenta um breve estudo sobre a importância do fator humano e de treinamentos bem planejados para preparar e desenvolver esse capital, atingindo assim a excelência no atendimento. Dessa maneira, esse estudo teve como objetivo geral expor princípios que sustentam a lógica e a importância do processo de capacitação
e treinamento em organizações hoteleiras, demonstrando, através de uma pesquisa Primeiramente, a pesquisa pretendeu mostrar, através de bibliografia, a importância da excelência no atendimento. Posteriormente foram apontadas as características principais do processo de planificação das capacitações e treinamentos organizacionais, assim como as da gestão pelo CQT (Controle da Qualidade Total). E por fim o trabalho trata de um estudo de caso sobre o JW Marriott Rio de Janeiro, avaliando o método Marriott de treinamento de excelência em atendimento e prestação de serviço, buscando-se demonstrar sua eficiência, aplicabilidade e resultados perante os clientes internos e externos deste estabelecimento.
Palavras-chave: Capital Humano. Excelência em Atendimento. Hotelaria. Treinamento.
Orientador: Prof. Me. Rodrigo Amado dos Santos
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Tamires Chagas Matschuck
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 12 de dezembro de 2014
Título: Sustentabilidade e a cadeia produtiva da hotelaria: um estudo de caso no JW Marriott, Rio de Janeiro
Resumo: Ao longo do tempo, desde sua concepção até os dias atuais, o conceito de sustentabilidade demonstra contínuo desenvolvimento e evolução em seus significados e abrangência. O que outrora tinha como foco apenas questões concernentes aos desgastes dos recursos naturais do planeta, causados pelo consumo exacerbado de tais recursos e a poluição do meio ambiente, apresenta hoje maior amplitude em seu discurso, reconhecendo também as esferas socioculturais, políticas e econômicas como partes irrevogáveis de um desenvolvimento responsável, sustentável as necessidades das gerações futuras. Paralelo a esse cenário, a conceituação do processo de planejamento do turismo e das atividades ligadas a sua cadeia produtiva demonstram similar característica. Analisando a cadeia produtiva do turismo e a forma como se dão suas atividades, observou-se a estreita relação que o setor estabelece com a sustentabilidade, baseada na premissa de dependência do turismo com relação à preservação do meio ambiente, o desenvolvimento satisfatório da economia e o bem estar da sociedade. Nesse sentido, reconhecendo a hotelaria como parte elementar da cadeia produtiva do turismo e sua capacidade de interferir, positiva ou negativamente, no desenvolvimento econômico da região em que o empreendimento se localiza, o presente trabalho apresentará o estudo de caso realizado no hotel J.W. Marriott Rio de Janeiro, expondo uma análise das suas práticas e programas, baseados na observação de indicadores da sustentabilidade, bem como a demonstração de uma tabela, que evidenciará as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças desse empreendimento hoteleiro, baseada nas perspectivas da sustentabilidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Hotel J.W. Marriott Rio de Janeiro. Gestão Hoteleira. Indicadores de Sustentabilidade.
Orientador: Prof. Me. Rodrigo Amado dos Santos
Acesse o trabalho na integra: