Atividades – PROGESTUR

2018:
Aula Inaugural – Grupos de pesquisa e formação profissional. Aspectos relevantes para as áreas de turismo e hotelaria
Resumo: Vinculado ao CNPQ, o PROGESTUR (Grupo de pesquisa intitulado “Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo”) possui seis linhas de atuação que pretendem produzir conhecimentos científicos capazes de enaltecer o fato de as gestões turísticas contemporâneas serem constituídas por um somatório complexo e indissociável de condutas, competências e planificações – holísticas, sistêmicas, integradas e participativas – que demandam olhares interdisciplinares para suas profícuas idealizações e prospecções. Para tanto, o grupo busca difundir, a partir de pesquisas realizadas principalmente em meios de hospedagem, preceitos, princípios e valores que permitam o entendimento das especificidades da relação “organização, turistas, sociedade e demais stakeholders”, estando atento à: excelência organizacional das empresas turísticas; oferta de produtos e serviços socialmente responsáveis, ambientalmente conscientes e culturalmente compatíveis as suas realidades sócio organizacionais.
Projeto de Extensão – Aula Inaugural
Fotos

Oficinas de Extensão: análise, desenvolvimento e especificidades da produção científica
Resumo: Os líderes do PROGESTUR buscam cultivar, junto aos membros de seu grupo, ações que permitam o aprimoramento das capacidades de perceber e analisar problemas, levantar hipóteses, buscar dados, rever bibliografias, resumir textos, computar dados, demonstrar resultados através de gráficos estatísticos e, principalmente, saber buscar informações confiáveis. Para tanto, propõem-se o desenvolvimento de duas oficinas. A primeira – O Processo de Investigação Científica: Tipos de Fontes, Motores de Busca e Análises Bibliométricas – que ocorrerá no dia 02/10/2018. A segunda – As especificidades da produção de um artigo científico – em 06/11/2018.
Projeto – Cursos de Extensão
Fotos – Oficina I e Fotos – Oficina II

2019:

Papo de Gestor
Resumo: Os líderes do grupo de Pesquisa PROGESTUR (“Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo”) convidam pesquisadores, docentes e discentes para participar de um ciclo de palestras que apontará as especificidades operacionais e gerenciais dos estabelecimentos hoteleiros. Para tanto, serão convidados gerentes gerais de empresas hoteleiras do mercado hoteleiro carioca. A priori, dois ciclos ocorrerão (30/04 e 18/06/19). Durante estes períodos, renomados gestores hoteleiros apresentarão todo seu know how, evidenciando as particularidades e necessidades para o desenvolvimento de uma gestão hoteleira de qualidade.
Projeto de Extensão – Papo de Gestor
Fotos – Papo de Gestor I e Fotos – Papo de Gestor II

Papo de Pesquisador:
Resumo: Vinculado ao CNPQ, o PROGESTUR (Grupo de pesquisa intitulado “Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo”) possui seis linhas de atuação que pretendem produzir conhecimentos científicos capazes de enaltecer o fato de as gestões turísticas contemporâneas serem constituídas por um somatório complexo e indissociável de condutas, competências e planificações – holísticas, sistêmicas, integradas e participativas – que demandam olhares interdisciplinares para suas profícuas idealizações e prospecções. Nesse sentido, uma das atividades do PROGESTUR para o presente período letivo é a realização de uma atividade de extensão em formato de oficina intitulada Papo de pesquisador”. Essa oficina será conduzida a partir de um encontro com um pesquisador ativo, com vistas à apresentação da trajetória profissional do mesmo, como forma de esclarecer aspectos da carreira acadêmica, criando assim um canal direto de comunicação com o discente. No segundo momento da atividade, alunos que atualmente desenvolvem pesquisas na área de Hotelaria apresentarão não apenas seus projetos e principais resultados, mas também suas vivências enquanto desenvolvedores de pesquisas. Espera-se, com a realização dessa atividade de extensão, propiciar a motivação dos alunos do curso de Bacharelado em Hotelaria no que tange ao desenvolvimento de pesquisas científicas.
Projeto – Papo de Pesquisador
Fotos