Defesas de TCC – 2015

Discente: Natália Costa e Silva
Modalidade: Monografia
Data de Defesa: 29 de junho de 2015
Título: Niterói como destino turístico para o segmento mochileiro. Um estudo sobre a indicação do município como atrativo nos hostels de Copacabana-RJ
Resumo: Situada a poucos quilômetros de uma das maiores e mais visitadas cidades do Brasil, o Rio de Janeiro, encontra-se Niterói, que por vezes não é vista pelos cidadãos locais como uma opção de turismo para viajantes no estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, esta monografia teve como objetivo analisar Niterói como destino turístico para um público específico, os Mochileiros, conhecidos por se diferenciarem dos turistas convencionais pela busca de lugares não marcados pelo turismo de massa. A princípio são apontados dados que mostram o potencial de Niterói como  destino indutor, avaliando a localidade para bem receber os visitantes, sejam esses excursionistas ou de longa estada. Posteriormente foi feita uma definição dos conceitos sobre meios de hospedagem alternativos, e uma análise do segmento mochileiro, apontando quais são suas necessidades e desejos ao visitar os locais escolhidos, podendo dessa forma analisar a infraestrutura ofertada, buscando-se demonstrar a potencialidade do local. Sabendo que o turista a princípio visita a cidade do Rio de Janeiro, para depois buscar por outras localidades e que este público costuma-se hospedar em albergues, uma pesquisa foi feita com os hostels de Copacabana, buscando entender qual o posicionamento desses estabelecimentos quando se diz respeito a Niterói como um destino turístico.
Palavras-chave: Niterói. Mochileiro. Atrativo turístico. Hostel.
Orientador: Prof. Esp. Fábio Vinícius de Araújo Passos
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Thaiane de Oliveira Malheiros Onofre
Modalidade: Monografia
Data de Defesa: 20 de julho de 2015
Título: Gastronomia regional: um estudo de caso em hotéis 5 estrelas de Copacabana/RJ – Brasil
Resumo: O Brasil é um dos maiores países do mundo, por isso sua diversidade em aspectos socioculturais, econômicos, climatológicos, demográficos o tornam um país singular. É dividido em 5 regiões e 27 estados e cada um com uma cultura peculiar e única. Mesmo sendo um país de muitas colonizações e influências, foi-se criando sua própria cultura sendo bastante marcada em suas regiões e conhecidas por todo o mundo. Sua gastronomia é notável e sua importância a tem tornado parte do turismo cultural, o que incentiva as viagens realizadas com o intuito de conhecer a culinária local, e consequentemente, valorizando a cultura local. Com este grande desenvolvimento atual da gastronomia, a procura por sua versão mais sofisticada tem sido comum. Em hotéis 5 estrelas é o lugar mais propício a encontrar este tipo de serviço, devido a exigências de órgãos reguladores nacionais ou internacionais. A pesquisa com o intuito de unificar a hotelaria com a gastronomia regional brasileira, buscou identificar se os hotéis 5 estrelas, mais especificamente da Avenida Atlântica em Copacabana/RJ – Brasil, oferecem este tipo de culinária, por conseguinte detectar como ocorre esta demanda e se há valorização da identidade e da cultura brasileira, sob a ótica dos gestores e chefs dos restaurantes em pesquisa. Para a obtenção dos resultados durante a investigação foi aplicado um questionário e realizou-se também uma análise dos cardápios dos três restaurantes do Hotel 1, Hotel 2 e Hotel 3. Como resultado, em dois dos três hotéis foi identificado a disponibilidade da gastronomia regional brasileira e o incentivo por parte dos gestores para expor a cultura brasileira aos seus clientes brasileiros e estrangeiros.
Palavras-chave: Hotéis. Gastronomia regional. Restaurantes. Cardápios. Cultura.
Orientadora: Profa. Me. Maria Lúcia Almeida Martins
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Ágatha Andrade Santos da Silva
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 21 de julho de 2015
Título: As atividades de lazer e seu papel no setor pediátrico do Hospital S.
Resumo: Este trabalho tem como elemento norteador a proposta de humanização dentro do ambiente hospitalar através de atividades de lazer e lúdicas vivenciadas no setor pediátrico do Hospital J. Tal investigação é um estudo de caso, com objetivo de mapear as atividades de lazer oferecidas no Setor Pediátrico e entender as contribuições que estas e outras atividades de lazer poderiam gerar na melhoria de saúde dos pacientes. A humanização e o uso de conceitos da hotelaria convencional em hospitais provoca melhorias no desenvolvimento do setor e na qualidade de vida, tanto para os clientes externos quanto para os clientes internos. Um olhar sobre tais questões é fundamental, pois à nova exigência do cliente de saúde não busca somente médicos de renome no mercado ou aparelhos de última geração para o tratamento da patologia que possui, mas procura e exige um tratamento com dedicação, carinho, atenção e presteza por parte de toda equipe, ou seja, um tratamento hospitalar humanizado. O estudo busca contribuir para futuros debates e proposições sobre a temática em ambientes hospitalares.
Palavras-chave: Lazer, hotelaria hospitalar; humanização; pediatria.
Orientadora: Profa. Me. Salomé Lima Ferreira de Almeida
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Leandro de Araújo Dias
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 21 de julho de 2015
Título: O vale do café fluminense e a questão histórico cultural: um estudo de caso sobre a responsabilidade sociocultural do Hotel Fazenda Santa Cecília localizado em Miguel Pereira, RJ.
Resumo: O Vale do Café Fluminense, região localizada no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, possui um patrimônio histórico e cultural de valor indiscutível. Como principal vocação turística, a região possui o contexto histórico cultural do ciclo cafeeiro dos séculos XVIII e XIX, representado, sobretudo nos casarões e fazendas antigas concebidas hoje como meio de hospedagem. Neste sentido, com tema “O Vale do Café Fluminense e a questão histórico cultural: um estudo de caso sobre a responsabilidade sociocultural do Hotel Fazenda Santa Cecília localizado em Miguel Pereira – RJ” a presente pesquisa objetivou avaliar o nível de responsabilidade sociocultural do meio de hospedagem acima citado. Para tanto, como metodologia utilizou da pesquisa qualitativa, aonde as técnicas adotadas foram à observação não participante, realização de entrevista e estudo bibliográfico. Além disso, como instrumentos avaliativos foram utilizados a ABNT NBR 15401 (2006) e a Biosphere Responsable Tourism (2013), ambos nos requisitos socioculturais para o turismo sustentável. Como resultado a pesquisa evidenciou que, o nível estimado de responsabilidade sociocultural do Hotel Fazenda Santa Cecília é elevado e segue a legislação em vigor.
Palavras-chave: Vale do Café Fluminense. Responsabilidade sociocultural. Hotel Fazenda Santa Cecília, RJ.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Domingos de Oliveira
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Ravena Stephannye de Souza
Modalidade: Monografia
Data da Defesa: 08 de outubro de 2015
Título: Princípios e lógicas administrativas dos empreendimentos hoteleiros: um estudo de caso da Rede Accor.
Resumo: Ao longo dos últimos anos o segmento hoteleiro vem se firmando como um dos ícones de desenvolvimento mais importantes da cadeia produtiva do turismo. Assim, sua expansão, devido aos inúmeros impactos positivos que acarreta à sociedade contemporânea, passa a ser vista com “bons olhos” tanto pelo setor privado, quanto pelo público. Nesse cenário, uma das empresas hoteleiras que vem ganhando maior notoriedade é a Rede ACCOR, devido às estratégias administrativas, gerenciais e operacionais adotadas em nível mundial. Em específico, o trabalho em questão se debruça acerca das peculiaridades envoltas em seu processo de expansão, observando como os processos gerenciais e operacionais são idealizados e executados dentro dessa organização. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo, propor uma discussão sobre os princípios normativos dos sistemas administrativos da Rede ACCOR, buscando compreender seus métodos de gestão, padrão de serviços e normativas que fazem dessa empresa hoteleira referência mundial. Para tanto, no que tange seus procedimentos metodológicos, o mesmo baseia-se na estruturação de um estudo de caso realizado no Hotel Ibis Nova América, alicerçado sob vieses qualitativos ofertados graças à aplicação de uma entrevista semiestruturada aplicada a um de seus gestores, bem como pela mensuração e estabelecimento de um paralelo com o discurso teórico ofertado em fontes bibliográficas acerca do universo desse trabalho. Desse modo, pode-se constatar que a bandeira Ibis tem princípios organizacionais pautados em elevados padrões de qualidade, ofertando seus serviços a preços reduzidos, objetivando-se, através disso, a estratégia principal da Rede ACCOR no que tange a expansão de sua marca.
Palavras-chave: Gestão Hoteleira. Hotel Ibis. Sistemas Administrativos.
Orientador: Prof. Me. Rodrigo Amado dos Santos
Acesse o trabalho na integra:

 

Discente: Juliana Borges de Souza
Modalidade: Monografia
Data de Defesa: 14 de dezembro de 2015
Título: Parir e nascer com dignidade e humanização: interface entre hotelaria hospitalar e parto humanizado:
Resumo: Essa monografia consiste em conceituar a hotelaria hospitalar partir da visão dos autores TARABOULSI, BOEGER, WATANABE e GODOI, bem como analisar a ideia de acolhimento que aparece nos discursos das/os usuárias/os e profissionais do Centro de Parto Normal (CPN) ou Casa de Parto David Capistrano Filho, no bairro de Realengo da cidade do Rio de Janeiro. Para tanto procurei investigar o que significa “hotelaria hospitalar” e “parto humanizado” e de que forma esses termos se relacionam na prática a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo realizada de junho a novembro de 2015 na Casa de Parto, analisei um programa chamado Rede Cegonha e fiz campo em uma exposição “Sentidos do Nascer” que ocorreu nos dias 7 e 26 de julho de 2015 no Centro do Rio de Janeiro. Realizei 12 entrevistas com usuários da Casa de Parto, sendo 7 mulheres e 3 homens (acompanhantes) além de 2 mulheres profissionais da casa de parto (enfermeira obstétrica e recepcionista). A ideia é ponderar sobre como funciona do ponto de vista das parturientes e puerpério a ideia de humanização (entendo como algo construído e polissêmico) na Casa de Parto.
Palavras-chave: humanização, parto humanizado, hotelaria hospitalar.
Orientadora: Profa. Dra. Alessandra de Andrade Rinaldi
Acesse o trabalho na integra: