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Fernando César Ferreira Gouvêa

Permanente


Pós-Doutor em 2016, Doutor em 2008 e Mestre em 2001 na área de História da Educação pela PUC-Rio sob a supervisão e a orientação da saudosa Profª Drª Ana Waleska Mendonça. No Pós-Doutoramento, pesquisa sobre a História da Educação Latino-Americana. Doutorado e Mestrado voltados à História da Educação Brasileira. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Judas Tadeu em 1991. Graduado em Pedagogia em 1986 e Letras em 1983 pela Faculdade São Judas Tadeu. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) também da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Coordenador da disciplina História na Educação 2 no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Consórcio CEDERJ. Atua na área de História da Educação Brasileira e Latino-Americana, com ênfase na História da Formação Docente e História das Instituições Educacionais. Coordenador do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA).

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

GRUPO DE PESQUISA

  • Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA)

Coordenação: Fernando César Ferreira Gouvêa e Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho.

O Laboratório de História da Educação Latino-Americana tem como objetivo alargar o campo de estudos da História da Educação a fim de alcançar o espaço latino-americano e possibilitar a execução de parcerias com diferentes instituições e atores na consolidação de um projeto de aproximação entre “vizinhos” tão próximos e, ao mesmo tempo, tão “distantes” no que concerne à construção de um projeto identitário de um bloco histórico, geográfico, político, social e educacional. Ademais, abrigará estudos comparativos sobre formação de professores, instituições de pesquisa e ensino entre o Brasil e os demais países da América Latina.

Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/lhelaufrrj

PROJETOS DE PESQUISA

  • História das Instituições Escolares na Baixada Fluminense

Período: (2022 – 2026)

O referido projeto tem como objetivo central a construção de uma historiografia das instituições escolares na Baixada Fluminense numa perspectiva, seguida por muitas/os pesquisadoras/es, orientada pelo aportes teóricos da História da Educação. A compreensão dessa operação historiográfica reside na ideia de que é necessário pensar a História Local da educação como possibilidade investigativa que ultrapassa o interesse daquelas/es que residem na Baixada Fluminense. Trata-se, assim, de refletir sobre um enquadramento distinto: a saber, a História Local não é, somente, uma foz onde a história da educação de caráter nacional desagua incólume e pronta para ser reproduzida, em menor escala, nas vilas e municípios. O nosso entendimento, conforme Borges, Dias e Pinheiro (2021, p. 53), “(…) é que a análise da historiografia venha a demonstrar a capacidade de inovação epistemológica (…). Nesse sentido, inicialmente, percebemos o potencial da pesquisa proposta em três caminhos: o primeiro, a pesquisa das instituições escolares na Baixada Fluminense como espaço de encontro entre a história da região e o processo de criação das unidades escolares e a história de docentes que deram vida às referidas instituições; com segundo ponto, a possibilidade de cotejamento de afirmações da História da Educação em escala nacional e a realidade da Baixada Fluminense em arcos de tempo semelhantes e, por fim, a hipótese de que os resultados de tais estudos possam ser apropriados pelas escolas no que concerne ao uso da História Local. Cabe lembrar que, de maneira geral, os livros didáticos utilizados concentram-se em escalas de análise que não contemplam o regional (COSTA, 2019). Nesse caso, pensamos no regional “(…) para além de um território geográfico circunscrito, mas como um espaço socialmente construído (…)” (DIAS, 2019). Assim, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) localizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro que está presente em dois municípios da Baixada, torna-se necessária a existência de uma pesquisa que tenha como objetivo investir na arqueologia da História das Instituições Escolares na Baixada Fluminense. Objetivo Geral: construção da historiografia das instituições escolares na Baixada Fluminense numa perspectiva, seguida por muitas/os pesquisadoras/es, orientada pelo aportes teóricos da História da Educação. Objetivos Específicos: o primeiro, a pesquisa das instituições escolares na Baixada Fluminense como espaço de encontro entre a história da região e o processo de criação das unidades escolares e a história de docentes que deram vida às referidas instituições; com segundo ponto, a possibilidade de cotejamento de afirmações da História da Educação em escala nacional e a realidade da Baixada Fluminense em arcos de tempo semelhantes e, por fim, a hipótese de que os resultados de tais estudos possam ser apropriados pelas escolas no que concerne ao uso da História Local.

Palavras-chave: História da Educação; História das Instituições Escolares; Baixada Fluminense (Rio de Janeiro).

Grupo de Pesquisa: Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA).

Financiamento: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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