Objetivos

Objetivo Geral:
Atuar na formação e no aprimoramento de profissionais no campo da Educação, identificados com a área de concentração do curso, Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, para o desempenho de atividades de pesquisa, extensão, docência e gestão no Ensino Superior ou na Educação Básica.
Objetivos Específicos
– Produzir conhecimento e consolidar a pesquisa em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na UFRRJ mediante estreita relação entre pesquisadores(as) e grupos de pesquisa do Instituto de Educação (IE) e do Instituto Multidisciplinar (IM).
– Produzir conhecimentos em domínios específicos da Educação de acordo com as diretrizes da área de concentração “Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares”, em geral, e de forma particular com as linhas de pesquisa do Programa: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais; e Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos.
– Desenvolver produções científicas com vistas ao protagonismo de indivíduos e comunidades relacionados especialmente à geografia econômica, política, social e cultural da Baixada Fluminense, do Sul Fluminense, do Vale do Paraíba, da Costa Verde e da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.
– Proporcionar percepção crítica da realidade educacional, destacando, particularmente, questões relacionadas à contemporaneidade das/nas práticas educativas e às demandas populares.
– Potencializar o campo da educação com conhecimentos relativos às desigualdades sociais, econômicas e educacionais, entrelaçando-as com as condições políticas vigentes na contemporaneidade brasileira e nas culturas populares.
– Formar pesquisadores(as) qualificados(as) no domínio de métodos e técnicas de pesquisa em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, visando gerar um efeito multiplicador para o desenvolvimento mais humanístico dos(as) discentes do Programa, em permanente interdependência com o campo educacional e com a realidade social que lhe sustenta e contextualiza.
– Estimular a criatividade e propiciar condições permanentes de atualização, aperfeiçoamento e especialização do(a) pesquisador(a) em Educação e áreas afins.
– Formar educadores(as) reflexivos(as) e críticos(as), em condições de desenvolver metodologias próprias de ensino, estudos e pesquisas, dentro ou fora da sala de aula, sobre questões nacionais regionais e mundiais.
– Permitir aos(às) egressos(as) da UFRRJ, principalmente, aos(às) oriundos(as) dos Cursos de Licenciatura, formação consistente para a pesquisa em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares.
– Contribuir para o aperfeiçoamento de docentes da Educação Básica e do Ensino superior nos contextos em que esses(as) estão inseridos(as).
– Gerar conhecimento em Educação, mediante a pesquisa, contribuindo para edição de políticas que expandam os espaços profissionais do professor-pesquisador, de sua própria prática e que facultem processos de inclusão de crianças, jovens, adultos e idosos aos benefícios da escolarização.
– Desenvolver pesquisas que abarquem temáticas emergentes em contextos contemporâneos e demandas populares na Educação Básica.
– Possibilitar a docentes de diferentes áreas da Educação Básica desenvolverem pesquisas relacionadas aos processos de aprendizagem e ensino.