Dúvidas sobre prorrogação, banca de qualificação/defesa e diplomação

• Como faço para solicitar prorrogação?

Resposta: Ao ingressar no programa, o(a) aluno(a) de mestrado deverá realizar o seu exame de qualificação até o 14º mês e a defesa da dissertação até o 24º mês. Já o(a) aluno(a) de doutorado deverá realizar o seu exame de qualificação até o 28º mês e a defesa da tese até o48º mês. Havendo necessidade de prorrogação de prazo de qualificação ou defesa, será necessário que o(a) orientador(a) solicite a prorrogação através de um formulário disponível na mesa virtual do SIPAC. O manual com as orientações para o pedido está disponível no site do programa (Aba Documentos – Acompanhamento de prazos para Qualificação/ Defesa e orientações para pedido de prorrogação). Os prazos para qualificação ou defesa deverão ser acompanhados pelos alunos e seus respectivos orientadores, ressaltando que os prazos limites (com prorrogação) para a defesa de dissertação é de 30 meses (mestrado) e defesa de tese é de 54 meses (doutorado), sob possibilidade de desligamento do(a) discente caso os prazos limites sejam ultrapassados. O(a) orientador(a) externo(a) à UFRRJ não poderá solicitar a prorrogação pela mesa virtual do SIPAC, pois não há essa funcionalidade disponível no sistema para professores(as) externos(as). O(a) orientador(a) que for externo à UFRRJ deverá entrar em contato com a Secretaria do PPGEDUC, através do e-mail: ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com para solicitar a prorrogação do prazo.

• Como tenho acesso à defesa de outros estudantes do programa?

Resposta: O (A) aluno(a) receberá uma notificação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRRJ (SIGAA) sempre que uma banca de qualificação ou defesa do PPGEDUC for validada no sistema. Para acesso ao repositório de dissertações e teses defendidas no âmbito da UFRRJ, o(a) aluno(a) deverá acessar o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE) da UFRRJ através do link: https://tede.ufrrj.br/?locale=pt_BR

• É possível cadastrar bancas de defesa e qualificação que ocorrerão aos sábados, domingos ou feriados no SIGAA? E docentes em período de férias podem assinar documentos cadastrados na Mesa Virtual do SIPAC?

Resposta: Sim, é possível cadastrar bancas de defesa e qualificação que ocorrerão aos sábados, domingos ou feriados no SIGAA, porém recomenda-se que, na gravação da defesa e na leitura do parecer final, seja destacado que o evento está sendo realizado em data excluída do calendário acadêmico e que há concordância de todos. Os docentes que se encontram em período de férias podem assinar documentos cadastrados na Mesa Virtual do SIPAC.

• Como faço para dar entrada no diploma?

Resposta: A Secretaria/Coordenação do PPGEDUC solicitará à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) a confecção do diploma do(a) aluno(a) apenas quando houver a finalização de todo o procedimento pós-defesa no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As orientações para a realização das etapas estão disponíveis no site do programa (Aba Documentos- Entrega de Dissertações e Teses).

• Quanto tempo em média demora para o diploma ser emitido?

Resposta: A Secretaria Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) tem o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para expedir o diploma, após a solicitação da Coordenação/Secretaria do PPGEDUC. O(A) discente deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica através dos e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com para verificar se o diploma está pronto. Para demais informações, acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/secretaria-academica-2/