gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estrutura Curricular – Doutorado

Estrutura curricular

O Curso de Doutorado em Educação do PPGEduc tem sua estrutura curricular fundada em três eixos formativos, são eles:

1) Aprofundamento de Estudos em Educação Contemporânea e Demandas Populares – (90h)

O primeiro Eixo Formativo se constitui das disciplinas obrigatórias que visam a subsidiar o estudante no aprofundamento de seu referencial teórico e metodológico, habilitando-o para amadurecimento de questões relativas à pesquisa e à contemporaneidade que tenham relevância na área educacional, de modo a garantir-lhe a interlocução necessária ao avanço de sua abordagem científica na área de educação.

2) Aprofundamento Teórico e Metodológico para Produção Científica em Educação – (225h)

O segundo Eixo Formativo se constitui de disciplinas e atividades obrigatórias voltadas para a reflexão e o debate acerca de questões teóricas e metodológicas pertinentes ao trabalho científico na área de educação. São elas:
a) “Educação e Demandas Populares”, disciplina oferecida no início do Curso, com 3 créditos (45h), cuja ementa propõe um conteúdo que pode ser dividido em três campos de reflexão: 1) a relação entre Estado, sociedade e educação; 2) a educação como política pública; e 3) as lutas sociais por educação no Brasil.

b) “Seminário de Pesquisa III”, com 3 créditos teóricos (45h); “Seminário de Pesquisa IV”, com 1 crédito teórico e 1 crédito prático (45h); e “Seminário de Pesquisa V”, com 1 crédito teórico e 1 crédito prático (45h), totalizando 7 créditos (135 horas no total), são atividades obrigatórias que devem ocorrer no primeiro ao terceiro período do curso. Estas três disciplinas visam ao maior aprofundamento sobre a área de concentração do Programa e reflexão, bem como amadurecimento da proposta de pesquisa que cada doutorando desenvolverá, além de promover o intercâmbio de experiências por parte do doutorando com os demais, tanto com aqueles de outras linhas, como com aqueles de sua própria. Seguindo a mesma dinâmica de seminários, espera-se que tais disciplinas funcionem como espaço de reunião de estudos caracterizado por debates sobre a produção científica do PPGEDUC, envolvendo doutorandos e docentes.

c) “Pesquisa e Produção Científica III” e “Pesquisa e Produção Científica IV”, que se tratam de duas atividades obrigatórias, ambas com 2 créditos, sendo um teórico e outro prático (45h), totalizando as duas uma carga horária de 90h. Estas atividades são previstas para o segundo e o quarto semestre do curso, respectivamente. A partir de uma relação com as demais disciplinas de aprofundamento teórico e metodológico para o desenvolvimento de estudos avançados em educação, este conjunto de disciplinas consiste em ações integradas do doutorando durante seu trabalho investigativo, que vão desde a produção de conhecimentos até a participação em eventos científicos e culturais pertinentes a sua linha de investigação e a seu projeto de pesquisa. Essas atividades se desenvolvem sob supervisão do orientador e, como tal, por ele deve ser acompanhada, avaliada e registrada.

3) Aprofundamento de estudos em linha de pesquisa específica – (90h)

a) Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas;
b) Desigualdades sociais e políticas educacionais;
c) Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos

O terceiro Eixo Formativo se constitui do elenco de no mínimo duas disciplinas optativas, de 03 créditos teóricos cada (45h), oferecidas por cada Linha de Pesquisa do PPGEDUC. Essas disciplinas emanam da dinâmica das atividades (planejamento, desenvolvimento e avaliação) dos grupos de pesquisas do PPGEDUC. Espera-se com essas disciplinas propiciar ao pós-graduando oportunidade de aprofundamento de suas reflexões sobre a docência e a investigação científica contemporâneas em sua respectiva linha de pesquisa específica. Fazem parte desse elenco de disciplinas optativas os Tópicos Especiais, que cumprem o papel de aprofundamento de elementos conceituais específicos (emergentes ou necessários) da pesquisa, não contemplados nas disciplinas optativas.

Skip to content