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Estrutura Curricular – Mestrado

Estrutura curricular

Curso de Mestrado Acadêmico em Educação

A estrutura curricular do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do PPGEDUC está fundada em três eixos formativos que poderiam ser assim discriminados:

1) Formação em Educação Contemporânea e Demandas Populares – (45h)

O primeiro Eixo Formativo se constitui das disciplinas obrigatórias que visam a subsidiar o estudante com instrumental teórico-prático, habilitando-o a identificar questões relativas à pesquisa e à contemporaneidade que tenham relevância na área educacional e a propor formas científicas de abordá-las.

2) Formação em Pesquisa Educacional – (255h)

O segundo Eixo Formativo se constitui de disciplinas e atividades obrigatórias voltadas para a reflexão e o debate acerca de questões teóricas e metodológicas pertinentes ao trabalho científico na área de educação. São elas:
a) “Pesquisa em Educação na Contemporaneidade”, disciplina oferecida no início do Curso, com 3 créditos (45h), cuja ementa propõe um conteúdo que pode ser dividido em três campos de reflexão: 1) o debate contemporâneo dos paradigmas e suas implicações no campo educacional; 2) a pesquisa científica e suas principais linhas teórico-metodológicas; o planejamento da pesquisa científica.

b) “Seminário de Pesquisa I”, com 4 créditos teóricos (60h), e “Seminário de Pesquisa II”, com 2 créditos teóricos e 1 crédito prático (60h), totalizando 7 créditos (120h no total), são atividades obrigatórias que devem ocorrer no primeiro e no segundo período do curso respectivamente. Estas duas disciplinas visam ao maior aprofundamento sobre a área de concentração do Programa e reflexão crítica sobre a pesquisa que cada mestrando desenvolverá, além de promover o intercâmbio de experiências por parte do mestrando os demais, sejam estes de outras linhas ou de sua própria. Por isso, o nome de “seminário” é proposital, pois se espera que tais disciplinas funcionem como espaço de reunião de estudos caracterizado por debates sobre a produção científica do PPGEDUC, envolvendo alunos e docentes.

c) “Pesquisa e Produção Científica I” e “Pesquisa e Produção Científica II”, que se tratam de duas atividades obrigatórias, ambas com 2 créditos, sendo um teórico e outro prático (45h), totalizando uma carga horária de 90h. Estas atividades são previstas para o segundo e o quarto semestre do curso, respectivamente. A partir de uma relação com as demais disciplinas de formação para a pesquisa, este conjunto de disciplinas consiste em ações integradas do mestrando durante seu trabalho investigativo, que vão desde a produção de conhecimentos até a participação em eventos científicos e culturais pertinentes a sua linha de investigação e a seu projeto de pesquisa. Essas atividades se desenvolvem sob supervisão do orientador e, como tal, por ele deve ser acompanhada, avaliada e registrada.

3) Formação em Linha de Pesquisa Específica – (90h)

a) Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas;
b) Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais;
c) Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos.

O terceiro Eixo Formativo se constitui do elenco de disciplinas optativas, de 03 créditos teóricos cada (45h), oferecidas por cada Linha de Pesquisa do PPGEDUC. Essas disciplinas emanam da dinâmica das atividades (planejamento, desenvolvimento e avaliação) dos grupos de pesquisas do PPGEDUC. Espera-se com essas disciplinas propiciar ao pós-graduando momentos de reflexão sobre a docência e a investigação científica contemporâneas em sua respectiva linha de pesquisa. Fazem parte desse elenco de disciplinas optativas os Tópicos Especiais, que cumprem o papel de aprofundamento de elementos conceituais específicos (emergentes ou necessários) da pesquisa, não contemplados nas disciplinas optativas.

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