gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marcação de Banca

A fundamentação normativa para a marcação de banca, conforme a Deliberação Nº 631/2023 sobre o Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFRRJ, abrange o agendamento, os prazos de entrega e a composição da banca examinadora para defesas de dissertações e teses.

Agendamento da defesa: O agendamento da defesa deve seguir os prazos de defesa estabelecidos pelo PPGEduc.

Prazos de entrega da versão final: Após a defesa, o(a) discente tem um prazo de até 60 dias para entregar a versão final do trabalho (dissertação/tese) em formato digital à secretaria do curso/programa. Essa versão deve ser corrigida de acordo com as sugestões da banca examinadora e redigida conforme o “Manual de Instruções para Organização e Apresentação de Dissertações e Teses na UFRRJ” Se o prazo de 60 dias for ultrapassado, mas a entrega ocorrer em até 180 dias após a defesa, o Colegiado do programa pode fixar normas para homologação da defesa e autorização para concessão de histórico, declaração de conclusão e diploma. Após 180 dias, a titulação não será conferida, exceto em casos de impedimentos comprovados e avaliados pelo Colegiado, que deverá informar à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) sobre qualquer prazo adicional concedido .A emissão de documentos de titulação depende da entrega da versão final8.

Composição da Banca Examinadora: A banca examinadora será presidida pelo (a) orientador (a) ou coorientador (a) ou professor (a) do Curso/Programa indicado pelo primeiro (a). A banca examinadora de Mestrado deve ser composta por no mínimo três componentes, incluindo o orientador (ou um substituto indicado pelo orientador), e pelo menos dois outros doutores especialistas no tema da dissertação, que não sejam do Comitê de Orientação do(a) discente. A banca examinadora de Doutorado deve ter no mínimo cinco componentes, incluindo o orientador (ou um substituto indicado pelo orientador), e pelo menos quatro outros doutores especialistas no tema da tese. Em ambos os casos (mestrado e doutorado), as bancas devem incluir membros (as) externos (as) à UFRRJ e ao quadro de orientadores (as) do curso/programa. Sendo necessário a presença de no mínimo 1 membro (a) externo (as) nas defesas de Mestrado e 2 membros (as) externos (as) nas defesas de Doutorado.

Restrições: Não podem compor a banca de defesa professores (as) ou pesquisadores (as) que: Apresentem parentesco de primeiro grau com o(a) candidato(a) ou com o(a) orientador(a); Sejam ou tenham sido cônjuges do(a) candidato(a) ou do(a) orientador(a); Tenham sido orientados (as) pelo(a) orientador(a) do(a) candidato(a) no doutorado, até que se complete um período de 3 anos e pertençam ao mesmo departamento da instituição do(a) aluno(a), caso este(a) possua vínculo empregatício por ocasião da defesa.

Participação Remota: A participação de membros (as) externos (as) pode ocorrer por videoconferência ou outras formas de avaliação aprovadas pelo Colegiado do Curso/Programa, com devido registro em ata do procedimento adotado. É importante notar que defesas com acesso restrito, devido à proteção de propriedade intelectual, têm procedimentos diferentes.

Para acessar as informações sobre as etapas para a marcação de bancas de qualificação e/ou defesa de dissertações e teses. Acesse o manual clicando no link abaixo:

Manual – Marcação da qualificação e/ou defesa

Ir para o conteúdo