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Dúvidas sobre atividades e disciplinas do PPGEduc

  • Como realizar matrícula on-line em disciplinas através do sistema?

Resposta: A matrícula on-line é permitida apenas para as disciplinas e deverá ser realizada através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRRJ (SIGAA), no período informado no calendário acadêmico do PPGEDUC. Para realizar a matrícula, o(a) aluno(a) deverá acessar o Portal do Discente: Aba Ensino – Matrícula On-line – Realizar Matrícula. Nesse momento, deverá solicitar a(s) disciplina(s) desejada(s). Após este procedimento, o(a) aluno(a) terá realizado a solicitação de matrícula em disciplina(s). Ressaltamos que, para o(a) aluno(a) estar de fato matriculado na turma, o(a) orientador(a) deverá homologar o pedido através do Portal do Docente (Aba Ensino – Orientações Pós-Graduação – Analisar Solicitações de Matrícula). O(A) aluno(a) pode acessar o comprovante de matrícula na aba Ensino – Matrícula On-Line – Ver Comprovante de Matrícula. As solicitações ficarão com status de “Submetida” até que o(a) orientador(a) homologue, mudando o status para “Matriculado”. Cabe ressaltar que existem disciplinas obrigatórias do mestrado e disciplinas obrigatórias do doutorado. O(A) aluno(a) deverá se atentar ao quadro de oferta de disciplinas para realizar a matrícula de maneira correta, quadro este que é enviado aos(as) discentes por e-mail antes do início de cada período letivo. Serão sempre priorizadas as solicitações de matrículas dos(as) alunos(as) em seus respectivos cursos. Caso o(a) aluno(a) de mestrado solicite matrícula em uma disciplina obrigatória do doutorado ou vice-versa, será necessário que haja um quantitativo de vagas suficiente, de modo a atender aos(as) alunos(as) do curso que solicitaram a inscrição e para o qual a disciplina é destinada e, havendo disponibilidade de vaga, a solicitação de matrícula poderá ser aceita a critério da Coordenação do PPGEDUC e desde que autorizada pelo(a) orientador(a). O SIGAA fará a verificação dos dias e horários das turmas selecionadas para não haver conflito de horário.

  • Como realizar matrícula em atividade(s) do PPGEDUC?

A matrícula em atividade(s) deverá ser solicitada através do Google Forms, no período informado no calendário acadêmico do PPGEDUC. O link do formulário será disponibilizado no calendário acadêmico e esse calendário será enviado aos(as) discentes por e-mail antes do início de cada período letivo.

  • Qual a diferença entre Seminários de Pesquisa I e II (Mestrado)?

Resposta: O Seminário de Pesquisa I é cursado na turma formada na linha de pesquisa em que o(a) discente está matriculado(a). Já o Seminário de Pesquisa II é cursado no grupo de pesquisa do(a) orientador(a). Ressaltamos que a avaliação do(a) aluno(a) no Seminário de Pesquisa I será feita pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina do período letivo em que a mesma está sendo ofertada, já a avaliação em Seminário de Pesquisa II será feita pelo(a) orientador(a) do(a) aluno(a).

  • Qual a diferença entre Seminários de Pesquisa III, IV e V (Doutorado)?

Resposta: O Seminário de Pesquisa III é cursado na turma formada na linha de pesquisa em que o(a) discente está matriculado(a). Já os Seminários de Pesquisa IV e V são cursados no grupo de pesquisa do(a) orientador(a). Ressaltamos que a avaliação do(a) aluno(a) no Seminário de Pesquisa III será feita pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina do período letivo em que a mesma está sendo ofertada, já a avaliação em Seminários de Pesquisa IV e V será feita pelo(a) orientador(a) do(a) aluno(a).

  • O que devo apresentar/fazer em relação à atividade de Prática e Produção Científica?

Resposta: Prática e Produção Científica é uma atividade acadêmica cursada com o(a) orientador(a), MAS NÃO É PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE PESQUISA! É uma atividade acadêmica que requer que o(a) discente participe de eventos acadêmicos, envie resumos/trabalhos completos, apresente pôster/comunicação, envie trabalho para publicação em revistas acadêmicas, divulgue os resultados preliminares da sua pesquisa e/ou esteja produzindo junto com o seu grupo de pesquisa e, no final, faça um relatório que será avaliado pelo(a) orientador(a) e por uma comissão designada pelo PPGEDUC. Em relação ao envio de trabalho, se o envio foi em um semestre e a apresentação em outro, são duas atividades distintas, cada uma inserida no respectivo período, mas pode ser em relação ao mesmo trabalho ou produção acadêmica. O envio do relatório será solicitado pela Secretaria/Coordenação do PPGEDUC ao final do período letivo. O(A) aluno(a) matriculado(a) no período letivo em algum tipo de Prática e Produção Científica deverá enviar o relatório no prazo informado pelo programa para a consolidação da atividade em seu histórico escolar. Cabe ressaltar que o relatório será analisado por uma comissão designada pelo programa, que verificará se houve produção científica no período, como também se houve um parecer favorável emitido pelo(a) orientador(a) em relação à atividade. Informamos que as atividades de Prática e Produção Científica I e II são obrigatórias no mestrado e as atividades de Prática e Produção Científica III e IV são obrigatórias no doutorado. Somente pode ser cursado um tipo de Prática e Produção Científica por período letivo.

  • Qual o prazo para envio do relatório da atividade de Prática e Produção Científica?

Resposta: O envio do relatório será solicitado pela Secretaria/Coordenação do PPGEDUC ao final do período letivo. As informações sobre o prazo e forma de envio serão disponibilizadas por e-mail. O(A) aluno(a) deverá aguardar o comunicado do programa.

  • Quais as regras e documentos necessários para aproveitamento de estudos, como é o procedimento?

Resposta: As regras estão previstas no Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFRRJ e as orientações para o pedido de aproveitamento estão disponíveis no site: (Aba Documentos – Aproveitamentos/Integralizações).

  • Como faço para trancar uma disciplina?

Resposta: O(A) aluno(a) deverá solicitar o trancamento através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no Portal do Discente (Aba Ensino – Trancamento de Matrícula – Trancar). O trancamento deverá ser homologado pelo(a) orientador(a) através do Portal do Docente (Aba Ensino – Orientações Pós-graduação – Confirmar Trancamentos). O(a) aluno(a) somente poderá trancar a matrícula em disciplinas no sistema antes de decorrido um quarto da carga horária total das mesmas. Ultrapassado esse prazo, o(a) orientador(a) do(a) aluno(a) deverá entrar em contato com a Secretaria do PPGEDUC, através do e-mail ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com, para solicitar a exclusão da matrícula do(a) discente na disciplina.

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