gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras Dúvidas

  1. Como é realizada a escolha dos representantes discentes no Colegiado Pleno e Executivo?

Resposta: Até vinte por cento do colegiado pleno do PPGEDUC é constituído por discentes do programa. Os representantes do Corpo Discente, com seus respectivos suplentes, serão eleitos pelos discentes regularmente matriculados no PPGEDUC. Para o Colegiado Executivo deverá ser indicado um representante discente titular e um representante discente suplente. O mandato do(s) representante(s) discente(s) será de 1 (um) ano, podendo ser reeleito(s) por mais duas vezes.

  • O que devo fazer se meu (minha) orientador(a) não me responde?

Resposta: O(A) aluno(a)deverá informar o ocorrido à Secretaria do PPGEDUC, através do e-mail: ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com. Após o recebimento do e-mail, a secretaria do programa irá reportar o ocorrido à Coordenação do PPGEDUC para fins de verificação e resolução do problema.

  • Estou grávida, tem algum processo específico para prazos?

Resposta: Sim, a aluna deverá solicitar a concessão de licença maternidade através de formulário específico disponível no site do programa (Aba Documentos – Licença Maternidade).  Ao formulário deverão ser anexados: atestado médico com o período de licença concedido e a certidão de nascimento do bebê. O formulário e toda a documentação comprobatória deverão ser enviados em um único arquivo em PDF para a Secretaria do PPGEDUC, através do e-mail ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com. A secretaria do programa abrirá processo administrativo no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da UFRRJ (SIPAC) para fins de registro da licença concedida e solicitará a homologação da licença ao Colegiado do Programa. A aluna gestante tem direito a mais 04 (quatro) meses de curso, que serão acrescidos ao tempo máximo de conclusão do curso, por se tratar de licença prevista na Lei Federal nº 6202/1975.  Caso a aluna decida trancar a matrícula no curso por esse mesmo período, a coordenação/secretaria deverá encaminhar o processo para a PROPPG, anexando a ata do colegiado. As bolsistas ativas do Programa de Demanda Social da CAPES que tiveram bebê têm direito à prorrogação da bolsa por 04 (quatro) meses, de acordo com a Portaria CAPES nº 248, de 19/12/2011. Para que a licença seja cadastrada no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA), além dos documentos acima, é necessária a apresentação de uma declaração de nascido vivo. Orientamos que, tão logo a bolsista tenha os documentos, encaminhe para a secretaria do PPGEDUC com a maior brevidade possível.

Pular para o conteúdo