Sobre os docentes
O corpo docente do PPGEDUC da UFRRJ tem atuado junto a programas de pós-graduação consolidados, nacionais e internacionais, procurando contribuir para fortalecer a pesquisa educacional e apontar novas perspectivas de investigação para a área. O programa conta com docentes considerados referência nas suas áreas de atuação, refletindo-se no convite para palestras e bancas de mestrado e doutorado. O resultado dessa compatibilidade e interlocução pode ser aferida por diferentes ações: a) cooperação acadêmica (participação em atividades em outras instituições de ensino superior, promoção de eventos na UFRRJ com professores convidados brasileiros e estrangeiros etc.); b) articulação e participação em grupos e redes de pesquisa interinstitucionais e c) fomento a realização, pelos nossos docentes e discentes, de missões de estudo e de pesquisa, disciplinas em outras instituições, eventos acadêmicos de relevância para a área de Educação ou para as temáticas relacionadas aos nossos projetos de pesquisa, bem como de estágios pós-doutorais.
Docentes com pós-doutorado (concluído ou em andamento) em IES de referência no país (PUC-RJ, UDESC, UERJ, UFES, UFF, UFMT, UFPR, UFRJ, UNICAMP, USP) e no exterior (Arizona State University, ASU/EUA; Goethe-Universität Frankfurt Am Main/Alemanha; Pontifícia Universidad Católica del Perú; Rutgers – The State University Of New Jersey; Universidad de Santiago de Compostela – Campus Santiago, USC, Espanha; Universidade Aberta de Lisboa, UAB-PT, Portugal; Università Degli Studi Di Torino/Itália), com articulação acadêmica e envolvimento na busca da manutenção da qualidade alcançada em termos de produção intelectual, inserção social e integração com a Educação Básica e com a Graduação.
Destacam-se ainda ações de formação continuada de professores quer em projetos de pesquisa financiados institucionalmente ou por agências de fomento, ações de extensão universitária ou parcerias institucionalizadas, realizadas em cooperação, principalmente, com as secretarias municipais de educação de municípios da baixada fluminense com baixo IDH e condições socioeconômicas (Seropédica, Itaguaí, Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Duque de Caxias), das quais participam professores e discentes do PPGEDUC. Pelo fato dos discentes do PPGEDUC serem maioritariamente docentes da educação básica, o processo de formação proporcionado pelo programa adquire capilaridade na medida em que recebe indivíduos de distintas regiões periféricas aos campi onde se desenvolve o programa.
Merece relevo os impactos das atividades de pesquisa e extensão que repercutem em processos de formação de cunho pedagógico visando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social por pertencerem às comunidades escolares desfavorecidas política e socialmente, quilombolas, indígenas e a grupos minoritários em função de gênero, raça e/ou etnia. A política afirmativa na seleção para o programa denota o valor que seus docentes atribuem à inclusão, o respeito à diversidade e às oportunidades de acesso a uma formação plural e de qualidade. Os docentes do PPGEDUC também são convidados e participam de comitês internos (PIBIC/CNPq, PIBID/Capes, Residência Pedagógica, Comitê de Ética etc.) e externos à UFRRJ (CA-Educação do CNPq, Câmara para a Implementação de Políticas Afirmativas Antirracistas e Interseccionais da UERJ – CIPAAI, Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro), bem como se posicionam como membros ativos de entidades de representação de classe, Associações científicas ligadas à área de educação. Alguns, inclusive, são presidentes ou compõem diretorias de entidades científicas importantes. Os docentes mostram-se recíprocos na colaboração com instituições e cursos de graduação também mediante a participação em bancas de trabalhos de conclusão de curso. Os docentes também atuam na Coordenação de diferentes Cursos de Graduação da UFRRJ e, dessa forma, também contribuem no estreitamento da relação entre pesquisa, ensino e formação.
Para a consecução dos objetivos do Programa o corpo docente coordena uma consolidada estrutura de 18 grupos de investigação, nas três linhas de pesquisa, nos dois Institutos que o sustentam: Instituto de Educação (Seropédica) e Instituto Multidisciplinar (Nova Iguaçu).
Clique no link abaixo para acessar a relação completa de docentes do PPGEduc/UFRRJ