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Apresentação

Em parceria entre o Instituto de Educação (IE) e o Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) foi implementado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 590 de 19 de junho de 2009, com a criação do Curso de Mestrado, e posteriormente, com o Curso de Doutorado, autorizado pela Portaria Nº 0919, de 18 de agosto de 2016.

O PPGEduc é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),e obteve o CONCEITO 04 na última avaliação quadrienal (2021). Atualmente, o PPGEduc conta com 30 docentes permanentes e 9 docentes colaboradores, oferecendo, anualmente, uma média de 30 vagas para o Mestrado e 30 vagas para o Doutorado. As aulas ocorrem nos campus de Seropédica e Nova Iguaçu.

Campus Seropédica e Campus de Nova Iguaçu

A implantação do Curso de Doutorado em Educação em 2016 estabeleceu novos desafios, ao mesmo tempo em que representou a consolidação de um polo de referência na produção de conhecimento na área da educação, em uma das regiões urbanas mais complexas do país. Superada essa etapa inicial, o programa ingressou em uma nova fase voltada para o aprofundamento teórico e metodológico do pensamento contemporâneo, buscando contribuir para o atendimento das demandas populares. Esse processo ocorre dentro de um contexto no qual tais demandas emergem com vigor, conferindo sentido social e político ao trabalho científico desenvolvido, sem prejuízo da excelência acadêmica.

Destacando-se como referência em estudos pós-graduados em educação na Região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, o PPGEduc desempenha um papel fundamental na formação de pesquisadores e docentes altamente qualificados para o desenvolvimento científico na área da educação, bem como para o ensino no Ensino Superior e na Educação Básica. Justamente pela complexidade do contexto social, político e econômico no qual se insere, a produção científica do PPGEduc tem sido marcada por características típicas do trabalho acadêmico engajado em demandas populares e democráticas, sem perder de vista a objetividade necessária ao rigor científico.

O Programa organiza-se em três linhas de pesquisa, que orientam os estudos e investigações realizadas por seus docentes e discentes: 1) Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas; 2) Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais e 3) Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos. Desde sua criação, o PPGEduc já formou 461 alunos(as) egressos(as), consolidando sua relevância na formação acadêmica e na produção de conhecimento na área da educação.

COORDENAÇÃO

Coordenadora: Profa. Dra. Fabiane Frota da Rocha Morgado
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Mauro Guimarães

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