Linhas de Pesquisa
Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas
Os estudos desenvolvidos buscam pensar os múltiplos espaços-tempo contemporâneos das práticas educativas e ensino-aprendizagem de modo a abarcar campos da cultura humana: a vida, a arte, o conhecimento e os diferentes saberes . Tais campos se articulam e se rearticulam nos seguintes temas de pesquisa: formação de educadores, educação especial, educação de jovens e adultos, crianças, infâncias, juventudes, currículos, questões socioambientais, políticas de inclusão, tecnologias digitais em rede , cibercultura , linguagens, filosofias, arte, práticas corporais, imagens e seus múltiplos aspectos, entre eles: o corporal, artístico, histórico e textual.
Docentes da Linha 1
- Anelise Monteiro do Nascimento (Permanente)
- Carlos Roberto de Carvalho (Colaborador)
- Clézio dos Santos (Permanente)
- Edmea Oliveira dos Santos (Permanente)
- Fabiane Frota da Rocha Morgado (Permanente)
- Flávia Miller Naethe Motta (Colaboradora)
- José Henrique dos Santos (Permanente)
- Marcelo Almeida Bairral (Permanente)
- Marcia Denise Pletsch (Permanente)
- Mauro Guimarães (Permanente)
- Patrícia Bastos de Azevedo (Permanente)
- Rodrigo Lema Del Rio Martins (Permanente)
- Sandra regina Sales (Permanente)
Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais
Esta linha tem como base estruturante a história, a sociologia, a antropologia e a política da educação. Suas trajetórias analíticas perpassam as teorias do Estado, da educação e das desigualdades sociais. Nessas perspectivas, agrega investigações sobre a relação trabalho/educação e suas implicações na luta de classes; sobre as diversas experiências de educação popular, na cidade e no campo, em especial as estratégias de produção do conhecimento pelos movimentos sociais e instituintes; sobre a história das instituições educacionais e científicas; sobre o trabalho docente, a cultura e a formação dos profissionais da educação; e sobre o papel das práticas educativas na dinâmica da produção e reprodução das desigualdades sociais na contemporaneidade.
Docentes da Linha 2
- Aline de Carvalho Moura (Permanente)
- Allan Rocha Damasceno (Permanente)
- Amanda Moreira da Silva (Permanente)
- Amanda Oliveira Rabelo (Permanente)
- Andréia Gomes da cruz (Permanente)
- Aristóteles de Paula Berino (Permanente)
- Fernando Cesar Ferreira Gouvêa (Colaborador)
- José dos Santos Souza (Permanente)
- Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho (Colaboradora)
- Máximo Augusto Campos Masson (Permanente)
- Ramonfly Bicalho dos Santos (Permanente)
- Rodrigo Coutinho Andrade (Permanente)
- Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (Permanente)
Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos
A linha 3 considera a Educação como possibilidade para a desconstrução de ideários e práticas racistas, que perpetuam as desigualdades na sociedade brasileira e em diferentes países; oportuniza o estabelecimento de diálogos sobre as relações étnico-raciais e de gênero com os movimentos sociais negros, indígenas, feministas, LGBTQIA+ e do campo. Abre espaço para pesquisas interdisciplinares e transdisciplinares aproximando as disciplinas das Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Letras, Linguística e Artes, sobre epistemologias descolonizadoras, decoloniais, multiculturais; linguagens (artísticas, estéticas, algorítmicas); políticas públicas; formação docente; ciência; identidades e memória; ecologias sociais; interseccionalidades de classe, de raça, de etnia, de gênero e de sexualidades.
Docentes da Linha 3
- Adilbenia Freire Machado (Permanente)
- Adriana Carvalho Lopes (Permanente)
- Ahyas Siss (Permanente)
- Amauri Mendes Pereira (Permanente)
- Ana Maria Marques dos Santos (Permanente)
- Bruno Cardoso de Menezes Bahia (Permanente)
- Fabio Jose Paz da Rosa (Permanente)
- Fabricia Vellasquez Paiva (Permanente)
- Joyce Alves da Silva (Permanente)
- Joselina da Silva (Permanente)
- Luiz Fernandes de Oliveira (Colaborador)
- Renato Nogueira dos Santos Junior (Colaborador)
- Ricardo Dias da Costa (Permanente)
- Rosangela Malachias (Permanente)