gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dúvidas sobre recursos, normas do curso e serviços da UFRRJ

  1. Como faço para solicitar recurso para trabalho de campo ou participação em evento?

Resposta: O(A) aluno(a) deverá entrar em contato com a comissão responsável pelo gerenciamento de recursos do PPGEDUC, através do e-mail  comissaoderecursosppgeduc@gmail.com.

  • Como é realizada a prestação de contas de recurso recebido para trabalho de campo ou participação em evento?

Resposta: O(A) discente deverá enviar os comprovantes de passagens e o comprovante de apresentação do trabalho  para o e-mail comissaoderecursosppgeduc@gmail.com.

  • Um aluno de um curso Stricto sensu pode ter matrícula simultânea em um curso Lato sensu?

Resposta: Sim, desde que os(as) orientadores(as) e colegiados dos cursos Stricto sensu e Lato sensu autorizem. Se os(as) discentes forem bolsistas Demanda Social/CAPES, a Comissão de Bolsas do PPGEDUC também deverá autorizar em função da dedicação integral (art. 9º, inciso I, da Portaria CAPES nº 76/2010). O(A) aluno(a) que tiver interesse na matrícula simultânea, deverá entrar em contato com a secretaria do programa através do e-mail: ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com.

  • Um aluno de um curso de Stricto sensu pode ter matrícula simultânea em um curso de Graduação ou em outro curso Stricto sensu?

Resposta: Não, o Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UFRRJ veda a matrícula simultânea em um curso de graduação e um curso Stricto sensu ou em dois cursos Stricto sensu em instituições de ensino superior (públicas ou privadas).

  • Criei usuário e senha para acesso ao Portal do Discente, mas esqueci.  Como recuperá-los?

Resposta: O(a) aluno(a) deverá acessar o link: https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_login.jsf, para recuperar o login, informando o e-mail cadastrado no SIGAA. Caso o(a) aluno(a) não tenha mais a senha desse e-mail, deverá informar ao PPGEDUC um e-mail ativo para a secretaria alterar no SIGAA. Posteriormente, acessando o link acima, o sistema enviará o login para o novo e-mail cadastrado. Após recuperação do login, o(a) discente deverá recuperar a senha, acessando o link: https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_senha.jsf

  • Como faço para emitir uma declaração como discente?

Resposta: Através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRRJ (SIGAA), no Portal do Discente, é possível emitir: Declaração de Vínculo (Aba Ensino- Emitir Declaração de Vínculo); Atestado de Matrícula do período letivo corrente (Aba Ensino – Emitir Atestado de Matrícula) e Histórico Escolar (Aba Ensino – Emitir Histórico). Os documentos emitidos no SIGAA não necessitam de assinatura/carimbo, pois possuem autenticação digital. Qualquer outro tipo de declaração/documento  deverá ser solicitado através do e-mail: ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com.

  • O(a) aluno(a) pode solicitar trancamento de curso de mestrado ou doutorado?

Resposta: Sim, o trancamento será feito com base no Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFRRJ (Art. 47). A solicitação do trancamento deverá ser feita através de formulário específico disponível no site do programa (Aba Documentos – Trancamento de Matrícula no Curso) e encaminhada para o e-mail ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com.

  • O PPGEDUC ou a UFRRJ fornece carteirinha estudantil?

Resposta: Não. O PPGEDUC/UFRRJ não fornece carteirinha estudantil. Através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRRJ (SIGAA), a universidade fornece ao(a) aluno(a) os seguintes documentos que podem ser emitidos no Portal do Discente: Declaração de Vínculo (Aba Ensino – Emitir Declaração de Vínculo) e o Atestado de Matrícula do período letivo corrente (Aba Ensino – Emitir Atestado de Matrícula).          

  • Como o(a) aluno(a) obtém acesso ao Restaurante Universitário?

Resposta: Qualquer estudante devidamente matriculado (a) nos cursos de graduação ou pós-graduação tem acesso ao RU. Para a compra do ticket será solicitado o número da matrícula do(a) aluno(a) e para acesso ao restaurante, o(a) aluno(a) precisará apresentar o seu atestado de matrícula e documento de identidade. A compra de tickets no campus Seropédica se dá na Sala 35 do prédio central (P1), no horário das 08h às 15h. Enquanto no campus Nova Iguaçu, a compra é feita no Bloco Administrativo, sala 310, no horário das 10h às 18h30min. Para mais informações sobre valores e horário das refeições, acesse o a página do RU no site da UFRRJ: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/tiquetes-para-o-ru/

Pular para o conteúdo