Dúvidas sobre recursos, normas do curso e serviços da UFRRJ

1. Como faço para solicitar recurso para trabalho de campo ou participação em evento?

Resposta: O(A) aluno(a) deverá entrar em contato com a comissão responsável pelo gerenciamento de recursos do PPGEDUC, através do e-mail  comissaoderecursosppgeduc@gmail.com.

• Como é realizada a prestação de contas de recurso recebido para trabalho de campo ou participação em evento?

Resposta: O(A) discente deverá enviar os comprovantes de passagens e o comprovante de apresentação do trabalho  para o e-mail comissaoderecursosppgeduc@gmail.com.

• Um aluno de um curso Stricto sensu pode ter matrícula simultânea em um curso Lato sensu?

Resposta: Sim, desde que os(as) orientadores(as) e colegiados dos cursos Stricto sensu e Lato sensu autorizem. Se os(as) discentes forem bolsistas Demanda Social/CAPES, a Comissão de Bolsas do PPGEDUC também deverá autorizar em função da dedicação integral (art. 9º, inciso I, da Portaria CAPES nº 76/2010). O(A) aluno(a) que tiver interesse na matrícula simultânea, deverá entrar em contato com a secretaria do programa através do e-mail: ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com.

• Um aluno de um curso de Stricto sensu pode ter matrícula simultânea em um curso de Graduação ou em outro curso Stricto sensu?

Resposta: Não, o Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UFRRJ veda a matrícula simultânea em um curso de graduação e um curso Stricto sensu ou em dois cursos Stricto sensu em instituições de ensino superior (públicas ou privadas).

• Criei usuário e senha para acesso ao Portal do Discente, mas esqueci.  Como recuperá-los?

Resposta: O(a) aluno(a) deverá acessar o link: https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_login.jsf, para recuperar o login, informando o e-mail cadastrado no SIGAA. Caso o(a) aluno(a) não tenha mais a senha desse e-mail, deverá informar ao PPGEDUC um e-mail ativo para a secretaria alterar no SIGAA. Posteriormente, acessando o link acima, o sistema enviará o login para o novo e-mail cadastrado. Após recuperação do login, o(a) discente deverá recuperar a senha, acessando o link: https://sigadmin.ufrrj.br/admin/public/recuperar_senha.jsf

• Como faço para emitir uma declaração como discente?

Resposta: Através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRRJ (SIGAA), no Portal do Discente, é possível emitir: Declaração de Vínculo (Aba Ensino- Emitir Declaração de Vínculo); Atestado de Matrícula do período letivo corrente (Aba Ensino – Emitir Atestado de Matrícula) e Histórico Escolar (Aba Ensino – Emitir Histórico). Os documentos emitidos no SIGAA não necessitam de assinatura/carimbo, pois possuem autenticação digital. Qualquer outro tipo de declaração/documento  deverá ser solicitado através do e-mail: ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com.

• O(a) aluno(a) pode solicitar trancamento de curso de mestrado ou doutorado?

Resposta: Sim, o trancamento será feito com base no Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFRRJ (Art. 47). A solicitação do trancamento deverá ser feita através de formulário específico disponível no site do programa (Aba Documentos – Trancamento de Matrícula no Curso) e encaminhada para o e-mail ufrrj.secretariappgeduc@gmail.com.

• O PPGEDUC ou a UFRRJ fornece carteirinha estudantil?

Resposta: Não. O PPGEDUC/UFRRJ não fornece carteirinha estudantil. Através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFRRJ (SIGAA), a universidade fornece ao(a) aluno(a) os seguintes documentos que podem ser emitidos no Portal do Discente: Declaração de Vínculo (Aba Ensino – Emitir Declaração de Vínculo) e o Atestado de Matrícula do período letivo corrente (Aba Ensino – Emitir Atestado de Matrícula).

• Como o(a) aluno(a) obtém acesso ao Restaurante Universitário?

Resposta: Qualquer estudante devidamente matriculado (a) nos cursos de graduação ou pós-graduação tem acesso ao RU. Para a compra do ticket será solicitado o número da matrícula do(a) aluno(a) e para acesso ao restaurante, o(a) aluno(a) precisará apresentar o seu atestado de matrícula e documento de identidade. A compra de tickets no campus Seropédica se dá na Sala 35 do prédio central (P1), no horário das 08h às 15h. Enquanto no campus Nova Iguaçu, a compra é feita no Bloco Administrativo, sala 310, no horário das 10h às 18h30min. Para mais informações sobre valores e horário das refeições, acesse o a página do RU no site da UFRRJ: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/tiquetes-para-o-ru/