gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aristóteles de Paula Berino

Permanente


Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (Campus Nova Iguaçu) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Paulo Freire, Currículo e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, cotidiano escolar, pedagogia da imagem, estética, cultura e identidades. Coordenador do GRPESQ Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro como representante da UFRRJ (a partir de 2021).

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

GRUPO DE PESQUISA

  • FRECON – Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo

Coordenação: Aristóteles Berino e Fabiana Rodrigues.

Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/Frecon-101533048486883

Instagram: https://www.instagram.com/frecon_ufrrj/

Twitter: https://twitter.com/FUfrrj

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSVPbALX503gaOQpiJPLC_Q

PROJETOS DE PESQUISA

  • A questão da subjetividade em Marx e Paulo Freire

Período: (2022 – Atual)

O capitalismo tardio nos apresenta sucessivos desafios interpretativos. O campo da subjetividade constitui um deles. A pesquisa é um retorno à obra de Marx para revisitar suas ideias sobre a subjetividade que se mostram relevantes ainda agora, ao contrário das conclusões de quem enxerga no filósofo apenas um “pensador materialista” das sociedades. Com a finalidade de uma discussão que promova a urgência prática da educação popular, também as ideias de Paulo Freire sobre a subjetividade são apreciadas nesse estudo. Assim, diante da virada neoliberal e correspondente produção de subjetividade, a investigação procura mostrar como as referências marxianas e freireanas possuem virtual atualidade para o enfretamento dos desafios políticos da educação popular na contemporaneidade.

Grupo de Pesquisa – FRECON – Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo.

Palavras-chaves: educação popular – capitalismo tardio – indivíduo – história – política.

Site Pessoal: https://aristotelesberino.blogspot.com/

Ver Todos

Outros Docentes




Ramofly Bicalho dos Santos
Permanente

Graduação em História: bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal Fluminense, ano de 1999. Licenciatura em Pedagogia pela UERJ / CEDERJ, ano de […]

ramofly@ufrrj.br
Rodrigo Lema Del Rio Martins
Permanente

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação […]

rodrigodrmartins@ufrrj.br
Sandra Regina Sales
Permanente

Possui graduação em Letras (1991), graduação em Pedagogia (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela […]

sandrasales@ufrrj.br
Pular para o conteúdo