gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Allan Rocha Damasceno

Permanente


Allan Damasceno têm sua área de formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedagogo, Psicopedagogo Clínico e Institucional, Neuropsicopedagogo, Psicomotricista, Arteterapeuta, Musicoterapeuta e Ludoterapeuta. Orientador Educacional e Supervisor Escolar, atuando na perspectiva da constituição/organização da escola democrática/inclusiva. Especialista em Direitos Humanos, Libras, Atendimento Educacional Especializado e Transtornos do Desenvolvimento Infantil, Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla, Pedagogia Hospitalar & Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa. Mestre e Doutor em Educação, cujas pesquisas possuem ênfase na modalidade de ensino Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneira na inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior do Brasil. É Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde está vinculado institucionalmente ao Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECMSD). Foi o fundador e Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Integrou o Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Constituiu o coletivo de pesquisadores do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) na linha de pesquisa “Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais” da UFRRJ. É Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Seus interesses em pesquisa concentram-se na área de Educação e Diversidade, com ênfase nas Políticas Públicas em Educação Inclusiva, Organização do Trabalho Escolar, Formação de Professores e Políticas de Formação, realizando estudos acerca da(o): Inclusão em educação: Políticas públicas e movimentos instituintes; Formação de professores na/para diversidade e inclusão em educação; Educação, direitos humanos e diversidade(s): Inclusão & pluralidade(s).

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

GRUPO DE PESQUISA

  • Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão – LEPEDI

Coordenação: Allan Rocha Damasceno.

O presente laboratório reúne diferentes perspectivas epistêmicas e metodológicas de seus pesquisadores, com o objetivo precípuo de fomento à pesquisa e produção do conhecimento nas interfaces das áreas da Educação, Diversidade e Inclusão, em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os seguintes eixos epistemológicos: * Educação, Inclusão e Direitos Humanos; * Educação, Inclusão e Diversidade Sexual e de Gênero; * Educação, Inclusão e Pessoas com Demandas Específicas de Aprendizagem; * Educação, Inclusão e Pessoas/Grupos em Situação de Vulnerabilidade Social. Tem por missão a produção e disseminação do conhecimento científico-acadêmico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, estimulando a transformação social, fomentando relações interculturais, contribuindo para uma sociedade mais equânime, promovendo reflexões/ações sobre/para inclusão escolar/educacional e (re)inventando novas/outras formas de educar para emancipação humana. Tem por objetivo promover no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em debates acadêmico-científicos o conhecimento científico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, realizando estudos e projetos que potencializem a plena participação escolar/educacional dos sujeitos de pesquisa do laboratório, superando processos histórico-político-sociais de exclusão.

Site do Grupo de Pesquisa: https://lepedi-ufrrj.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Lepedi-UFRRJ-639188159929082/?ti=as

Instagram: https://www.instagram.com/lepedi.ufrrj/?igshid=k1tvotrwnvmo

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKDK-Efje1ePd0U2-qxaw3g

PROJETOS DE PESQUISA

  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Desafios à Formação do Público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior.

Período: (2015 – Atual)

Este projeto objetiva, de maneira geral, caracterizar o processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior, tendo por referência as políticas de inclusão in loco das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Especificamente, propomos a caracterização da atuação político-pedagógica dos Núcleos de Acessibilidade como sistema de apoio à escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial (deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) no Ensino Superior público e a identificação dos aspectos que possam potencializar a sua atuação político-pedagógica. O fato é que em função da democratização em curso na educação brasileira, desde os anos de 1990 vivemos um momento de transformação em função da concepção de educação inclusiva, o que impactou o acesso de estudantes público-alvo da Educação Especial ao Ensino Superior em nosso país. Nesse sentido, emergem algumas problematizações: Como se organizaram político-pedagogicamente as IES para o atendimento das demandas de aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial? Que limites e possibilidades os Núcleos de Acessibilidade oferecem nesse cenário? Como vem se estruturando as políticas institucionais das IES federais após a recente reserva de vagas para pessoas com deficiência (lei nº 13.409/2016). Tendo como aporte teórico de análise a Teoria Crítica da Sociedade, com especial destaque ao pensamento do filósofo Theodor Adorno, pretendemos com este estudo difundir o conhecimento científico para subsidiar as políticas públicas de inclusão nas IES do nosso país e coletar e sistematizar as informações que subsidiem tomadas de decisões para as políticas de inclusão das instituições permitindo, por exemplo: identificar demandas para a formação de professores; aprimoramento do trabalho desenvolvido nos Núcleos de Acessibilidade; monitoramento do desempenho dos estudantes que utilizam o serviço realizado pelos Núcleos de Acessibilidade, dentre outros.

  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva: Educação Especial e Educação Profissional – Fronteiras entre Modalidades.

Período: (2015 – Atual)

Este projeto de pesquisa analisa a inclusão educacional como política pública instituída na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir das orientações do Programa de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para as Pessoas com Necessidades Específicas (TECNEP) e seus impactos nas atividades dos NAPNEs (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas), nos Institutos Federais (IFs). Nessa perspectiva, objetivamos caracterizar e discutir as demandas e os desafios dos NAPNEs no processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial nos IFs, considerando os documentos que orientam suas ações. Nossos estudos preliminares revelam importantes avanços na discussão de conceitos e valores que permeiam a concepção inclusiva na educação, algumas confusões conceituais acerca do público-alvo dos NAPNEs e da definição/atribuição destes. Este estudo poderá contribuir no avanço quanto a garantia do acesso, da permanência e do êxito de estudantes com necessidades específicas, incluído neste os estudantes público-alvo da educação especial, no ensino profissional.

  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva: As Experiências de Inclusão de Estudantes Público-alvo da Educação Especial nas Redes Públicas de Educação/BR.

Período: (2012 – Atual)

Descrição: Este estudo, desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI), tem por objetivo geral avaliar os programas/processos de inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial nas redes municipais e estaduais de ensino implementados pela Coordenação de Educação Especial das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. Neste momento, o projeto se volta para a análise destas políticas considerando as experiências dos municípios das regiões da Baixada Fluminense e Costa Verde/RJ, circunvizinhas à Universidade onde se localiza nosso laboratório de pesquisa. Nesse sentido, consideramos: a caracterização das atitudes dos professores e suas experiências pedagógicas em relação à inclusão de estudantes com deficiências em suas salas de aula; a caracterização da organização do trabalho pedagógico e educacional desenvolvidos pelas equipes gestoras das escolas participantes do estudo em relação à inclusão de estudantes público-alvo da educação especial; a caracterização da acessibilidade física, pedagógica e curricular das escolas participantes do estudo para a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial; a avaliação da implementação das salas de recursos multifuncionais (SRMs) destinadas à realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes público-alvo da educação especial e a avaliação das concepções e implementação dos projetos pedagógicos de escolas pertencentes às redes das regiões citadas, considerando os aspectos de acessibilidade arquitetônica, curricular, didático-pedagógica, entre outros.

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

Ver Todos

Outros Docentes




Aline de Carvalho Moura
Permanente

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED- UERJ) (2018), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do […]

licacmoura@ufrrj.br
Patricia Bastos de Azevedo
Permanente

Trabalhadora e Mãe, possui graduação em Pedagogia (1995), graduação em História (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutora […]

patriciabazev@ufrrj.br
Ricardo Dias da Costa
Permanente

Linha 3 Resumo – Professor Adjunto do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.  Professor/pesquisador e membro […]

riccostatur@gmail.com
Skip to content