gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Amanda Oliveira Rabelo

Permanente


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018). É professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi professora da Universidade Federal Fluminense, onde coordenou a elaboração e o envio da proposta do Mestrado de Ensino para a Capes, aprovada em dezembro de 2014, coordenando o curso de Mestrado em Ensino de 2015 a 2017, lecionando disciplinas e orientando discentes. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: indução profissional docente, formação de professores dos anos iniciais e educação infantil, prática pedagógica, estágio docente, escolha profissional, e memória. Foi premiada em 2016 e 2020 como “Jovem Cientista do Nosso Estado” pela FAPERJ.

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

GRUPO DE PESQUISA

  • Prática Pedagógica na Formação Docente

Coordenação: Amanda Oliveira Rabelo.

PROJETOS DE PESQUISA

  • O APOIO AO PROFESSOR INICIANTE: EFETIVANDO E ANALISANDO A INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Período: (2021 – Atual)

Esta pesquisa tem por objetivo geral levantar as dificuldades e soluções da prática pedagógica do docente iniciante, bem como analisar estratégias de indução profissional do docente recém formado pelo curso de Pedagogia da UFRRJ, com foco nas experiências que promovam o diálogo entre universidade e escola, traçando paralelos entre as estratégias e os resultados destas ações. Nesta investigação implementaremos como pressuposto metodológico os estudos qualitativos e narrativos. Tal investigação-ação será constituída pelos egressos do curso de Pedagogia da UFRRJ que se iniciam como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil (tendo menos de 3 anos como docente) de preferência no ensino público da região, tais docentes participarão de um programa piloto que auxilia docentes recém formados na sua indução profissional por ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas, a fim de identificar o impacto deste programa na sua indução profissional por meio de entrevistas narrativas realizadas no início e final da sua participação neste programa com tais docentes e com seus mentores nas escolas, acompanhando-os neste processo e examinando sobre as dificuldades e soluções que encontram na sua prática pedagógica, sobre o auxílio que o programa lhe deu (ou não), sobre o papel dos mentores (professores regentes da escola básica) e da Universidade no início da sua atuação profissional. Por fim, pretendemos promover a importância de oferecer apoio aos professores iniciantes para uma melhor atuação profissional e até como forma de diminuir a desmotivação e o abandono docente; a necessidade de se ampliar as poucas experiências existentes nesta área no Brasil, inclusive no Estado do Rio de Janeiro; a necessidade de se analisar as melhores formas de se ampliar o oferecimento de apoio aos professores iniciantes, compartilhando os resultados da nossa pesquisa e incentivando ações que promovam a ampliação do número de ações, de beneficiados e de financiamento.

Grupo de pesquisa: Prática Pedagógica na Formação Docente.

Financiamento: Jovem Cientista da FAPERJ.

Palavras-chave: Professor Iniciante; Indução Profissional; Formação de Professores.

Ver Todos

Outros Docentes




Fabrícia Vellasquez Paiva
Permanente

Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Licenciatura e de Serviço Social (tendo sido a primeira […]

fabriciavellasquez@ufrrj.br
Rodrigo Coutinho Andrade
Permanente

Pai da Clarice. Possui graduação em geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialização em ensino de geografia pelo Curso de Pós-Graduação Lato […]

rodrigoandrade@ufrrj.br
Ana Maria Dantas Soares
Permanente

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFS (1971), Especialista em Planejamento e Administração Universitária pela UnB (1979), Mestre em Educação pela UFF […]

Skip to content