gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Marcelo de Almeida Bairral

Permanente


Professor titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado (1990) e especialista (1992) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1996), doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona (2002) e Pós-doutor em Educação Matemática pela Rutgers University (Newark, EUA, 2007) e pela Universidade de Turin (Itália, 2012). Preside o Gepem desde 2003 e é o editor do Boletim Gepem. Fundador (em 1999) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (www.gepeticem.ufrrj.br). Editor associado do Journal of Research in Mathematics Education (REDIMAT). Foi coordenador e atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT). Atua em educação matemática nos seguintes temas: interações em ambientes virtuais, tecnologias e formação de professores, aprendizagem matemática em dispositivos móveis com toques em tela, inovações curriculares em geometria. Foi coordenador do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd e membro da coordenação do GT6 (Ed. Matemática, Tecnologias Digitais e EaD) da SBEM. Desde julho de 2013 integra a Comissão internacional para melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática (CIEAEM). Presidente da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática, gestão jul./2019-jul./2022). Foi coordenador do grupo temático-49 (Distance Learning, E-Learning, and Blended Learning of Mathematics) do ICME-14 (Shangai (jul./2021). Membro do CA-Educação/CNPq.

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Estudos e Pesquisas das TIC em Educação Matemática – GEPETICEM

Coordenação: Marcelo Almeida Bairral e Alexandre Rodrigues de Assis.

O Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Educação Matemática – Gepeticem – tem como objetivo desenvolver pesquisas e inovações na Educação Básica e no Ensino Superior pautadas na formação inicial e continuada de professores de matemática e na utilização das TIC. Como questão central o Gepeticem busca identificar e analisar contribuições das TIC à formação profissional docente e à aprendizagem matemática (de estudantes ou professores), em diferentes perspectivas e contextos de aprendizagem. Além do coordenador, Dr. Marcelo Almeida Bairral (mbairral@ufrrj.br), foram fundadores do grupo (em outubro de 1999): André Luis Loureiro, Emílio Togashi, Felipe Sylvestre Ribeiro e Renata Macedo. Institucionalmente o Gepeticem é vinculado ao Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ. Na Graduação o Grupo tem como prioridade acolher graduandos de diferentes áreas (Matemática, Informática, Pedagogia etc.) interessados em desenvolver estudos em educação matemática com as TIC. Na Pós-Graduação o Gepeticem desenvolve pesquisas na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, do PPGEduc (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Programa desenvolvido em parceria entre o Instituto de Educação (campus Seropédica) e o Instituto Multidisciplinar (campus Nova Iguaçu da UFRRJ). Participam do Grupo docentes e alunos do Ensino Superior, estudantes de pós-graduação, professores do Ensino Fundamental e Médio. A inserção no Grupo depende do número de vagas disponíveis e da autorização do Coordenador. As pesquisas do Grupo têm recebido financiamentos (bolsas e auxílios à pesquisa) de diferentes instituições de fomento (Capes, CNPq, Faperj e MEC/SESu), além de auxílios e bolsas da própria UFRRJ. Em alguns casos há possibilidades de concessão de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa. Desde 2006 o Grupo tem desenvolvido pesquisas em colaboração com o Departamento de Educação da Rutgers University (EUA) e com a Drexel University (Philadelfia, EUA). Em 2013 iniciamos parceria com a Universidade de Turin (Itália) para o trabalho com dispositivos touchscreen.

Site do Grupo de Pesquisa: http://gepeticem.ufrrj.br/

Instagram: http://www.instagram.com/gepeticem/

PROJETOS DE PESQUISA

  • Construindo e Analisando Práticas Educativas em Educação Matemática com Dispositivos Touchscreen.

Período: (2022 – 2025)

Os recursos digitais continuam crescendo e trazendo desafios à pesquisa educacional. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse projeto está focado no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa está sendo desenvolvida em três fases (concomitantes): (1) realização de um levantamento de dispositivos touchscreen voltados ao ensino de matemática, (2) implementações e análises dos dispositivos, e (3) análise de implicações de ordem epistemológica, didática e cognitiva. Na fase 2 estamos usando os seguintes dispositivos: FreeGeo, GeoGebra app, Sketchometry e Geometric Constructer. Estão sendo sujeitos alunos (brasileiros e italianos) da Educação Básica e futuros professores de matemática da UFRRJ. Esperamos que resultados dessa investigação sirvam de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas. Esse projeto é desdobramento da pesquisa de pós-doutorado realizada pelo Dr. Marcelo Bairral e ele está desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Universidade de Turin (Itália), particularmente, Dr. Ferdinando Arzarello.

  • Participando, Descobrindo e Interagindo em Ambientes Virtuais: Potencializando Novas Formas de Aprendizagem Matemática.

Período: (2020 – 2024)

O estudo sistemático de singularidades do aprendizado em ambientes virtuais (AV) constitui um desafio constante da pesquisa educacional brasileira. Essa investigação analisa a aprendizagem matemática de (futuros) docentes e de discentes em ambientes virtuais. Também tem como foco a proposição, implementação e categorização de uma tipologia de atividades que podem ser usadas em AVA. Estão previstos de serem utilizados AVA do Moodle, do Gepeticem e do Virtual Math Team (VMT). A versão recente do VMT contém o GeoGebra (VMTcG) e também possui interface para uso em dispositivos móveis. As atividades abordarão, prioritariamente, conteúdos de geometria, temática pouco explorada em aulas de matemática. Para a coleta de dados estão previstos instrumentos oriundos de interações presenciais e online (síncrona e assíncrona). O projeto consolida uma pesquisa anterior e integra uma rede mais ampla constituída por pesquisadores da Rutgers University e da Drexel University (Estados Unidos).

  • Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO): Elaboração, Disponibilização e Análise de Aprendizagem.

Período: (2019 – 2023)

Esse projeto consolida uma iniciativa anterior voltada para elaboração e de Materiais Curriculares Educativos Online (MCEO) para o uso por professores que ensinam matemática em suas aulas. Os materiais servem como suporte no desenvolvimento profissional docente como recurso didático para a aprendizagem matemática da Educação Básica. Além de melhorias no conhecimento do professor do aliadas à inclusão digital, os MCEO contribuirão com reflexões sobre a importância de implementarmos práticas com a informática educativa nos processos formativos. Os MCEO também serão utilizados (1) como mais uma estratégia para motivar estudantes e professores para o aprendizado matemático, e (2) como instrumento para obtenção, análise de dados e produção de novos estudos no campo educacional com tecnologias. Nessa fase do projeto estamos usando os MCEO em práticas formativas e analisando interações em suas abas interativas. Nossos MCEO estão disponíveis livremente em GEPETICEM (ufrrj.br)

Ver Todos

Outros Docentes




Ana Maria Dantas Soares
Permanente

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFS (1971), Especialista em Planejamento e Administração Universitária pela UnB (1979), Mestre em Educação pela UFF […]

Amauri Mendes Pereira
Permanente

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação […]

Flávia Miller Naethe Motta
Permanente

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Realizou Pós-Doutorado […]

flaviamnmotta@ufrrj.br
Pular para o conteúdo