gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Andreia Gomes da Cruz

Permanente


Professora Adjunta (Classe C), no Departamento de Educação e Sociedade no Instituto Multidisciplinar – IM/UFRRJ. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense/ UFF, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes ( A Vez do Mestre), Especialista em Gestão e Implementação da Educação a Distância (LANTE/UFF) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação – ESPE/ UFRRJ. Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX- UFRJ), como pesquisadora. Orienta alunos de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso nas seguintes temáticas: Financeirização da Educação Superior; Políticas de Expansão do Ensino Superior; Políticas de Democratização; Gestão Escolar etc. Ministro as seguintes disciplinas: Educação e Políticas Públicas (eletiva), Estágio Supervisionado Complementar, Gestão Educacional, Organização do Trabalho Pedagógico I, Prática de Gestão Educacional e Estágio Supervisionado em Gestão Educacional. Parecerista Ad hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea.

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais.

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação – ESPE

Coordenação: Aline de Carvalho Moura e Andreia Gomes da Cruz.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação – ESPE tem como objetivo de pesquisa, a pesquisa em educação e vem discutindo as relações entre a produção de conhecimento em educação e o Ensino Superior no contexto neoliberal. As questões recorrentes às pesquisas do grupo giram em torno de dois eixos centrais: as preocupações no campo da educação e as questões político – institucionais que influenciam e direcionam as políticas educacionais no Brasil. O grupo de pesquisa atua em parceria com outros pesquisadores da área da educação, em diálogo com outros grupos de pesquisa, mantendo uma estrutura multi-intitucional.

PROJETOS DE PESQUISA

  • Mercantilização da educação superior no Brasil – Os impactos da privatização na formação do Pedagogo.

Período: (2020 – Atual)

A proposta de projeto tem como objetivo compreender o processo expansionista de instituições de educação superior privadas no Município de Nova Iguaçu, localizado na Baixada fluminense. A proposta é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação –ESPE/IM/UFRRJ e um desdobramento de parceria estabelecida com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal Fluminense – NEPES/UFF, sob a coordenação da Profª Dra. Maria de Fátima Costa de Paula, bem como exprimir novas análises em torno do processo de privatização da educação superior na formação docente/Pedagogo em Nova Iguaçu. Serão abordados os aspectos da política educacional brasileira relacionada a expansão e democratização da educação superior. Também será considerado a influência da política neoliberal materializada por meio das orientações dos organismos internacionais como Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio. A análise documental abrangerá pesquisas e estatísticas que serão consultados nos documentos e páginas eletrônicas do Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, nos sites das instituições de educação superior privadas – IEs, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); bem como no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação – ESPE.

Financiamento: Bolsa de Iniciação Científica/ UFRRJ.

Palavras-chaves: Mercantilização; EAD; Formação do Pedagogo.

  • Políticas de Inclusão e Evasão na Educação Superior Privada: Um Olhar Sobre as Ações Desenvolvidas no Campus Vilar dos Teles.

Período: (2017 – 2018)

O estudo pretendeu discutir algumas questões sobre políticas públicas de inclusão e permanência no ensino superior brasileiro. Objetivou-se refletir sobre se a implementação do Campus Vilar dos Teles, da Universidade Estácio de Sá, uma IES privada, na periferia da cidade do Rio de Janeiro (São João de Miriti), contribuiu para inclusão dos desfavorecidos (negros e pobres) no acesso à educação superior ou se, na verdade, estaria apenas reproduzindo a mesma estratificação já presente na IES pública. Dentre as problemáticas encontradas na discussão do tema, vários autores questionam a metodologia usada pelas instituições para selecionar os alunos candidatos à bolsa-auxílio e/ou à bolsa-permanência, pois neste caso a seleção é feita com base somente nos dados socioeconômicos do aluno Objetivos Gerais: Levantar dados dos casos de evasão ocorridos pelos alunos do Campus Vilar dos Teles localizado na Baixada Fluminense; Analisar as razões encontradas para poder elaborar um plano de contenção da evasão; Pensar estratégias que possam contribuir para permanência do aluno na educação superior. Objetivos Específicos: Identificar os principais cursos com maiores índices de evasão; Entrevistar alunos e coordenadores para compreender as razões que contribuem para evasão; Aplicar questionário com professores e alunos para, posteriormente, com depoimentos do estudo de Caso e suas conclusões, criar um Banco de Dados de informações pertinentes para serem armazenados.

Financiamento: UNESA/ Bolsista de Produtividade.

Palavras chaves: Evasão; Permanência; Educação Superior Privada.

Ver Todos

Outros Docentes




José dos Santos Souza
Permanente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Sociologia pela […]

jsantos@ufrrj.br
Joselina da Silva
Permanente

É professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Pos doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Possui doutorado […]

Renato Noguera
Permanente

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em […]

renatonoguera@ufrrj.br
Pular para o conteúdo