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José Henrique dos Santos

Permanente


Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco – RJ (1996) e doutorado em Ciências da Educação – Motricidade Humana pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa (2004). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física Escolar, com ênfase na Formação profissional, estágio curricular supervisionado, análise do processo ensino-aprendizagem, Motivação na educação Física Escolar. É líder do Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte; atualmente ocupa a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional, bem como do Curso de Pós-graduação lato sensu em Supervisão de Estágio Curricular em Educação Física, desenvolvidos na UFRRJ. Atua como membro na Comissão de Estágio do Curso de Educação Física da UFRRJ e Coordenador do PIBID Educação Física UFRRJ/CAPES.

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas – GPPEFE

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte

Coordenação: José Henrique dos Santos.

O Grupo de Pesquisa em Pedagogia em Educação Física e Esporte – GPPEFE tem como escopos a formação profissional e o Ensino e Aprendizagem na Educação Física Escolar. As investigações se estruturam numa perspectiva pluriparadigmática, reunindo abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas, sob as perspectivas sociológica, psicológica, comportamental e ecológica na análise da formação e desenvolvimento profissional dos professores, bem como do fenômeno educativo. A formação e o desenvolvimento profissional envolvem as cognições, crenças pessoais e comportamentos docente no ambiente educativo, considerando a interação de aspectos psicológicos e sociais para a conformação da identidade docente. A investigação do fenômeno educativo abrange o estudo do ensino-aprendizagem focando, por um lado, nos aspectos didático-pedagógicos do ensino visando identificar os determinantes da eficácia pedagógica considerada com base no desempenho dos alunos; e, por outro, nos aspectos motivacionais, cognições e interações pedagógicas e sociais que conduzem à aprendizagem.

Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/groups/402219256487898

PROJETOS DE PESQUISA

  • Os Estágios e as Práticas de Ensino no Contexto da Formação Profissional

Período: (2019 – Atual)

O projeto abrange a investigação da influência de componentes curriculares de natureza prática na formação inicial que conectam os formandos com o campo de atuação profissional. Visando este escopo, as pesquisas, de natureza construtivo-colaborativas, buscam analisar o processo de formação e aprendizagem da profissão nas perspectivas psicológica, comportamental, sociológica e cultural. Compreende a análise de como as estratégias adotadas nesta dimensão curricular da formação profissional induzem o desenvolvimento da capacidade de investigação científica e pedagógica, a articulação reflexiva entre saberes teóricos e práticos necessários à docência e a socialização organizacional e ocupacional do formando e futuro professor. Os espaços e contextos de investigação incluem instituições envolvidas e sua interação (Universidade e Escola Básica); a formação acadêmica; as experiências discentes nos estágios e práticas curriculares; e a interação entre os agentes envolvidos no processo de formação na mentoria/tutoria dos futuros professores (Orientadores acadêmicos, colaboradores/supervisores da escola básica, escolares e professorandos).

Financiamento: CNPq; PPGEDUC.

Apoio Institucional: Proext/UFRRJ, Secretaria Municipal de Educação de Seropédica – RJ

  • Por uma Pedagogia do Estágio Supervisionado: Da proposta de formação de professores de educação física ao acolhimento e acompanhamento da prática de ensino na escola (Projeto em Rede sob a gestão nacional do NEPEF/UNESP – Rio Claro – SP ).

Período: (2019 – Atual)

Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa C – De R$ 0,00 a R$ 120.000,00 Obs.: processo em análise no CNPq para a sua implantação. Este estudo tem como foco a perspectiva de uma Pedagogia do Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física. Assim, ele toma como ponto de partida as transformações que estão na base do movimento da profissionalização docente ao considerar a prática profissional como um lócus de produção, e também de formação nos saberes. Esta compreensão acabou envolvendo a aproximação de pesquisadores, de âmbito nacional, envolvendo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Rio Claro, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Santa Catarina; e, de âmbito internacional, Universidade de Montreal (CRIFPE), Universidade de Louisville – EUA, Universidade do Porto (U. Porto), Universidade de Lisboa (ULisboa) e Instituto Universitário da Maia (ISMAI) – Portugal; Universidade de Caldas (CO). No presente dá-se continuidade a este diálogo na forma de uma pesquisa coletiva, propondo como objetivo geral compreender nas propostas de formação e práticas de acolhimento e acompanhamento de estágio a perspectiva de uma pedagogia do estágio supervisionado. Especificamente busca (a) identificar e analisar, nas propostas de formação de professores, o projeto de estágio, a especificidade da docência no profissional a ser formado e as formas de desenvolvimento do estágio supervisionado; (b) apontar e analisar, no desenvolvimento do estágio na escola como que o acolhimento e o acompanhamento do estagiário são realizados na escola; (c) identificar e analisar, na realidade das universidades estudadas a parceria universidade-escola e; (d) averiguar e analisar, nos dispositivos de formação, os agentes, os saberes e as modalidades de orientação, supervisão e colaboração pedagógica que estariam contribuindo para a formação de uma pedagogia do estágio supervisionado. Neste contexto, opta-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, construtivismo social, tendo como técnicas: fonte documental, observação, entrevista semi-estruturada, análise de conteúdo. Nesta pesquisa, os participantes serão em torno de 40 sujeitos: sendo por instituição (10 IES) um professor-supervisor universitário, um professor-colaborador de escola e dois estagiários. Porém, este número de participantes poderá ser ampliado se houver necessidade. Portanto, o que se busca é uma reflexão sobre os elementos que compõem o estágio supervisionado de modo que seja possível traçar diretrizes para uma pedagogia do estágio supervisionado. Obs.: embora o projeto esteja centrado no estágio supervisionado a perspectiva de uma pedagogia da formação e de se trabalhar com a profissionalização do ensino acaba dando origem a outros projetos de IC, ME ou DO que podem se filiar ao seu quadro teórico e conceitual.

  • Interação Pedagógica e estratégias motivacionais na aprendizagem escolar.

Período: (2017 – Atual)

A pesquisa se ocupa em investigar as estratégias motivacionais que mediam o ensino e a aprendizagem. Visa conhecer a dinâmica implementada pelos professores para o estabelecimento de um ambiente motivacional favorável ao engajamento dos alunos nas aulas. Analisa também os perfis e estratégias motivacionais dos alunos nas aulas de educação física e/ou espaços informais de ensino-aprendizagem da cultura corporal do movimento.

Financiamento: CAPES/DS; PPGEDUC; UFRRJ.

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Anelise Monteiro do Nascimento
Permanente

Professora Associada UFRRJ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Possui doutorado […]

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Mulher, em seus múltiplos papéis sociais, Licenciada e Bacharel em Psicologia UFRJ/FAHUPE (1992), Formação em Psicólogo – UFRJ/FAHUPE (1993). Especializada em Educação […]

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