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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) iniciou suas atividades a partir da primeira reunião de seu Colegiado Pleno, que ocorreu em 05 de setembro de 2008, na Sala de Reuniões da Secretaria Administrativa do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Nova Iguaçu. Em 2009, o Programa foi reconhecido e implementado por meio do Parecer CES/CNE 122/2009, publicado na Portaria nº 590 do Ministério da Educação em 19/06/2009. Em suas primeiras reuniões do Colegiado Pleno, o PPGEduc contava com apenas 8 docentes permanentes e 3 docentes colaboradores, distribuídos em 2 linhas de pesquisa. Embora implementado em 2009, foi somente em 2011 que teve início a primeira turma de Mestrado do Programa, composta por 20 discentes. As aulas ocorriam no Instituto de Educação da UFRRJ, em Seropédica, e no Instituto Multidisciplinar. Nesse período, o Programa contava com 14 docentes permanentes, 5 docentes colaboradores e 1 docente visitante. Em dezembro de 2012, ocorreu a primeira defesa de dissertação de Mestrado do Programa. Destaca-se que foi neste ano de 2012, que o PPGEduc foi reconhecido pelo MEC por meio da Portaria Nº 1.077, de 31 de agosto de 2012 e credenciado pela CAPES com conceito 04 (quatro) obtido na avaliação trienal de 2013 e mantido nas avaliações quadrienais de 2017 e 2021. Em 2015, o curso de Doutorado do PPGEduc foi criado e, em sua primeira turma, foram matriculados 9 discentes. O Doutorado do Programa foi reconhecido e implementado por meio do Parecer CES/CNE 46/2016, publicado na Portaria nº 919 do Ministério da Educação em 18/08/2016. Nesse período, o PPGEduc contava com 35 discentes de Mestrado, 14 discentes de Doutorado, 20 docentes permanentes e 2 docentes colaboradores. Em julho de 2018, ocorreu a primeira defesa de tese de Doutorado do Programa. Já no final da quadrienal de 2024, o PPGEduc contava com 52 discentes de Mestrado, 151 discentes de Doutorado, 37 docentes permanentes e 7 docentes colaboradores. Em todo seu histórico até o ano de 2024, já foram realizadas 481 defesas no PPGEduc, sendo 365 de Mestrado e 116 de Doutorado.

Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar

É possível observar que a constituição do PPGEduc envolveu dois Institutos da UFRRJ: o Instituto de Educação, localizado no Campus Sede da UFRRJ, em Seropédica, e o Instituto Multidisciplinar, localizado no campus Nova Iguaçu. O Instituto de Educação é constituído por quatro departamentos: o Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), o Departamento de Psicologia (DPsi), o Departamento de Teoria, Planejamento e Ensino (DTPE) e o Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade (DECAMPD). Implantado na década de 1970, ao longo de sua existência, o IE tem atuado significativamente no ensino de graduação e de pós-graduação da UFRRJ. Na graduação, oferece disciplinas pedagógicas para todas as licenciaturas, a exemplo de: Biologia, Belas Artes, Ciências Agrícolas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação do Campo, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química –, além de ser responsável pela oferta de cinco cursos: Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo e Psicologia. Na pós-graduação, desde 1980, os docentes do Instituto de Educação também têm tido importante atuação na oferta de cursos de especialização lato sensu nas áreas pedagógica, pedagógico-esportiva, metodologia do ensino superior, formação de professores em supervisão de estágio; e de disciplinas optativas e obrigatórias em diversos outros cursos de Mestrado e Doutorado da UFRRJ. Além do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), o Instituto de Educação é responsável pela oferta de mais dois Programas de Pós-graduação: o Mestrado e o Doutorado acadêmicos em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), e o Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT). O Instituto Multidisciplinar foi criado em 2005, em atenção à política de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), proposta pelo Ministério de Educação. Suas atividades letivas tiveram início em abril de 2006. Localizado no Campus Universitário de Nova Iguaçu, constitui-se hoje de nove departamentos, sendo eles: o Departamento de Administração e Turismo (DAT), o Departamento de Ciências Jurídicas (DCJUR), o Departamento de Ciências Econômicas (DCE), o Departamento de Educação e Sociedade (DES), o Departamento de História (DH), o Departamento de Letras (DEL), o Departamento de Tecnologias e Linguagens (DTL), Departamento de Geografia (DGeo) e o Departamento de Ciência da Computação (DCC). Em nível de graduação, o Instituto Multidisciplinar oferece treze cursos, sendo eles: Administração, Ciência da computação, Ciências Econômicas, Direito, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada, Licenciatura em Educação Especial (EAD), Pedagogia, Bacharelado em Turismo e Licenciatura em turismo (EAD). Na pós-graduação, oferta nove cursos:  Administração, Ciências Sociais, Desenvolvimento Territorial, Educação Agrícola, História, Humanidades Digitais, Matemática computacional, Patrimônio, Cultura e Sociedade, além do PPGEduc. Com 20 anos de existência, o Instituto Multidisciplinar tem se destacado pelo robusto trabalho desenvolvido no ensino de graduação e pós-graduação, na pesquisa científica e na extensão universitária, além de forte efervescência cultural, considerando a enorme demanda da população da Baixada Fluminense, onde se insere o PPGEduc.

Com uma abordagem urbana, centrada nas demandas populares das periferias metropolitanas, mais especificamente da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e Baixada Fluminense, a proposta de criação do PPGEduc foi apresentada a partir da parceria entre essas duas unidades acadêmicas: o Instituto de Educação e o Instituto Multidisciplinar. Tratou-se de uma iniciativa pioneira na UFRRJ e decorrente da intensa atuação em pesquisa, ensino e extensão que o corpo docente do PPGEduc atuante no período de sua criação vinha acumulando ao longo dos anos. As pesquisas da época já eram caracterizadas por temáticas contemporâneas urbanas acerca do fenômeno educativo, sob o prisma das demandas populares, principalmente da democratização do acesso à educação, da defesa do ensino público e da formação de seus profissionais, com vistas à democratização do acesso ao conhecimento. O foco principal do PPGEduc sempre esteve voltado para a formação de pesquisadores em Educação de alto nível comprometidos com demandas populares que emergem de diferentes contextos contemporâneos na Educação. Esse foco tem sido coerente com indicações evidenciadas nas normas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesse sentido, a UFRRJ compreende que a manutenção de um programa de pós-graduação a partir desse foco é uma ação estratégica de refinamento do conhecimento científico acumulado por seus cientistas, o qual, em articulação com os setores educacionais e produtivos locais e regionais que abrigam os egressos dos diferentes cursos, especialmente, de licenciatura, oferta contribuição significativa na formação continuada e na construção e produção de novos conhecimentos em nível avançado, contribuindo para o desenvolvimento regional. Na UFRRJ, a área da Educação vem sofrendo um incremento positivo, seja por meio da capacitação do seu corpo docente, seja por sua atuação nas esferas do ensino, pesquisa e extensão. Nesse aspecto, esta Universidade tem avançado na consecução de condições para um consistente programa de pesquisa e Pós-Graduação, tão demandado pela região formada pela Zona Oeste do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Região Sul Fluminense, dentre outras. O PPGEduc tem desempenhado papel relevante na ampliação de oportunidades de formação de quadros altamente qualificados para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Educação, tanto para atuação no Ensino Superior quanto na Educação Básica. Justamente pela complexidade do contexto social, político e econômico em que se desenvolve esse trabalho acadêmico, a produção científica do PPGEduc tem sido marcada por características típicas do trabalho científico engajado nas demandas de caráter popular e democrático, sem perder de vista a objetividade necessária ao trabalho científico. A implantação do Curso de Doutorado no PPGEduc em 2015, ao mesmo tempo em que significou a superação da etapa instituinte de um polo de referência em produção, estabeleceu novos desafios associados ao aprofundamento teórico e metodológico do pensamento contemporâneo, para contribuir no atendimento das demandas populares considerando um contexto no qual tais demandas emergem com maior vigor, dando sentido social e político ao trabalho científico desenvolvido, sem prejuízo da excelência acadêmica. E esses desafios têm impulsionado o PPGEduc ao longo de sua história a se comprometer efetivamente com as demandas e problemáticas emergentes no campo da Educação.

Cabe ressaltar que, ao longo de sua trajetória, o PPGEduc contou com a dedicação de docentes comprometidos(as), cuja atuação como coordenadores(as) foi fundamental para o avanço da qualidade do Programa. Com empenho, dedicação e planejamento estratégico, esses(as) docentes, com o suporte de todo Colegiado do Programa, desempenharam/desempenham um papel essencial na consolidação e no aprimoramento das atividades acadêmicas, na ampliação da produção científica e na qualificação da formação de mestres e doutores. Abaixo, apresentamos a lista de todos(as) coordenadores(as) do PPGEduc desde a sua criação.

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