gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rosangela Malachias

Permanente


Professora Adjunta da UERJ-FEBF – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação e Demandas Populares e Contextos Contemporâneos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC/UFRRJ). Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos. Pesquisadora do n-Periferias Núcleo de Pesquisa das Periferias do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo). Coordenadora do AFRODIÁSPORAS Núcleo de Pesquisa sobre Mulheres Negras, Cultura Visual, Política e Educomunicação – cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. http://www.febf.uerj.br/site/http://lattes.cnpq.br/6701701513806977 . ORCID – https://orcid.org/0000-0002-0102-5352 Networks: Women Leading Education Group // Ryoichi Sasakawa – SYLFF (Japan) Alumni. // Fulbright Foundation – Hubert H. Humphrey Program (USA) Alumni. // John T and Catherine D. MacArthur Foundation Alumni (USA).

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos

GRUPO DE PESQUISA

  • AFRODIÁSPORAS Núcleo de Pesquisa sobre Mulheres Negras, Cultura Visual, Política e Educomunicação.

Coordenação: Rosangela Malachias.

O AFRODIÁSPORAS reúne pesquisadores/as universitários/as ou independentes, estudantes, membros de movimentos sociais ou de coletivos e demais interessados da comunidade fluminense que tenham como interesse a investigação sobre feminismo negro; mulheres negras; produção cultural, cultura visual e audiovisual que tenham agentes negros como protagonistas; fotografia e cinema negro e africano; processos de escolarização e de acesso ao ensino superior da população negra; estudo de trajetórias de sujeitos negros; pensamento de intelectuais negras/os, invisibilizadas/os pela academia.; a interface Comunicação e Educação nas relações étnico-raciais e de gênero; racismos; estudos de mídia; educomunicação; e práticas de advocacy.

Site do Grupo de Pesquisa: http://www.promovide.febf.uerj.br/projeto-afrodiasporas.html

PROJETOS DE PESQUISA

  • Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista/ Epistemic and aesthetic connections in the training of Brazilian and South African professors for the construction of an anti-racist education.

Período: (2021 – Atual)

Coordenador geral – Brasil: Prof. Dr. Rosenilton Silva de Oliveira FE-USP. Coordenadora geral África do Sul: Beverley Thaver (University nof Western Cape). EIXO 2 – FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DIREITOS/ Strengthening of Rights and Identities sob a Coordenação de: Profa Dra. Rosangela Malachias (Pesquisadora Associada – UERJ-FEBF e PPGEDUC-UFRRJ). Bolsista: Yohana Stoppa Ferreira de Souza (FE-USP).

Financiamento: FAPESP – Processo: 2021/04719-6.

  • ODS 2-4-5 na Produção Científica da UERJ-FEBF (Duque de Caxias) e da USP-EACH (Leste). Periferias e a Agenda 2030.

Período: (2020 – Atual).

O Projeto ODS 2-4-5 adequa, adapta e estabelece parâmetros pragmáticos e também subjetivos, inerentes às instituições envolvidas (UERJ-FEBF em Duque de Caxias; PPGEDUC, Nova Iguaçu e USP-EACH-Leste) para descobrir se a sua produção interna (disciplinas e pesquisas em andamento) referem e/ou promovem os três (dentre 17) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos no âmbito das Nações Unidas. São eles: Combater (Erradicar) a Fome (ODS-2); oferecer Educação de Qualidade (ODS-4) e promover a Igualdade de Gênero (ODS-5). A amplitude de cada ODS não impede a sua verificação em escala específica e pode, justamente por isso, favorecer a sua divulgação; identificação de problemas localizados e busca de soluções teóricas e práticas para os temas que envolvem.

Financiamento: FAPERJ.

  • Diálogos Pedagógicos Internacionais e de Advocacy. Mulheres Líderes em Educação entre o local e o global.

Período: (2016 – Atual)

Instiga as/os estudantes da Graduação da UERJ-FEBF e da Pós-Graduação em Educação da UFRRJ a acessarem e produzirem conhecimento dialógico. Objetivos – (1) Entrevistar scholars internacionais que integram o WLE – Women Leading Education Group (Grupo Mulheres Líderes em Educação) e Educadoras locais de Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense para saber se e como cada um delas enfrenta pedagogicamente os estereótipos e as desigualdades de gênero e raça inerentes a práticas de ensino e de gestão nos espaços educacionais onde elas atuam. O fato da Proponente ser também membro do grupo WLE Group obriga a um posicionamento metodológico que combina técnicas capazes de atender a transdisciplinaridade de temas e a centralidade teórica da Interface Educação, Comunicação e Advocacy. Início: 2019 – em andamento.

Ver Todos

Outros Docentes




Adriana Carvalho Lopes
Permanente

Professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Atua na graduação nos cursos de letras e de pedagogia […]

adrianaclopes@ufrrj.br
Ana Maria Marques Santos
Permanente

Mulher, em seus múltiplos papéis sociais, Licenciada e Bacharel em Psicologia UFRJ/FAHUPE (1992), Formação em Psicólogo – UFRJ/FAHUPE (1993). Especializada em Educação […]

anamarques@ufrrj.br
Carlos Roberto de Carvalho
Permanente

Graduação em História- Universidade Católica de Petrópolis (UCP-1979); mestre em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2000) e doutor […]

Pular para o conteúdo