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Edméa Oliveira dos Santos

Permanente


Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (PROPED/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc . Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Membro do Conselho Científico da Anped. Foi Coordenadora do GT 16 – “Educação e Comunicação” da ANPED – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação (2017 – 2021). Foi vice-presidente da ABCIBER – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017 – 2019), onde atua como Membro do CCD – Conselho Científico Diretor. Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA. Pós-doutora em e-Learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal – UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL – Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD.

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC

Coordenação: Edméa Oliveira dos Santos.

O GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, pesquisa e desenvolve estudos e projetos sobre a docência na contemporaneidade e as práticas e processos da Cibercultura, em especial a Educação Online e os processos de ensino e aprendizagem. Articula as áreas da Educação, Comunicação e Informática. Seu principal engajamento é com a formação de pesquisadores e docentes em processos de formação inicial e continuada. Neste contexto, o GPDOC tem como objetivos: Compreender os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e suas implicações para os processos de aprendizagem e docência; Desenvolver metodologias de pesquisa e projetos de ensino e aprendizagem que aproximem o currículo escolar e outras redes educativas das práticas comunicacionais na cibercultura; Desenvolver currículos e atos de currículos para o exercício da docência online; mapear os saberes docentes para o exercício da docência online; compreender como as interfaces digitais podem contribuir para a produção e gestão do conhecimento.

Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/gpdoc.ruralufrrj.3

Instagram: https://www.instagram.com/gpdoc.ufrrj/

Twitter: https://twitter.com/GpdocRural

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbEICCaNAWxh22Wy-li057A

PROJETOS DE PESQUISA

  • Educação Online na Pós-graduação Stricto Sensu: Experiências de Ciberpesquisa-formação.

Período: (2022 – Atual)

Linha de Pesquisa: Linguagens e Práticas Pedagógicas. Nesta pesquisa procuramos compreender como a educação online pode ser praticada na pós-graduação Stricto Sensu em contextos de ciberpesquisa-formação dentro e fora do Brasil, em tempos de pandemia e pós-pandemia COVID-19. Metodologicamente, daremos continuidade aos estudos das epistemologias das práticas (Freire, Nóvoa, Josso, D’villa), com ênfase na abordagem multirreferencial (Ardoino, Macedo, Morin, Babier, Beger, Boa Ventura de Sousa Santos) , as pesquisas com os cotidianos (Alves, Certeau, Santos) e a cibercultura (Santaella, Lemos, Levy, Santos). Atualizaremos o método da ciberpesquisa-formação (Santos e coletivo GPDOC), método por nós consolidado e atualizado a cada nova pesquisa. Pesquisamos em contextos de docência-pesquisa-docência, desta forma não separamos a pesquisa acadêmica do cotidiano de nossas salas de aula na pós-graduação Stricto Sensu. Atuamos em rede, com a formação de pesquisadores em educação no PPGEDUC/UFRRJ (na posição de professora titular-livre) e no MPEL/UAB-PT (em colaboração docente) na relação cidade/ciberespaço. Para tanto, desenvolveremos dispositivos e atos de currículos e pesquisa, mediados pelo digital em rede, mais especificamente na bricolagem com AVA (ambientes virtuais de aprendizagem), redes sociais e APP( aplicativos para celular).

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC.

Financiamento – Bolsista produtividade – PQ/CNPQ; Programa Cientista do Nosso Estado – CNE/ FAPERJ; Auxílio Básico à Pesquisa  EM ICTs Sediadas no Estado do Rio de Janeiro (APQ1) – FAPERJ; Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFRRJ e FAPERJ.

Palavras-chave: Educação Online; Pós-graduação Stricto Sensu; Formação de Pesquisadores; Cibercultura.

  • App-docência: Experiências de Pesquisa-formação na Cibercultura.

Período: (2018 – 2021)

Linha de Pesquisa: Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Nesta pesquisa procuramos compreender como formam e se formam docentes, com os potenciais das tecnologias móveis e ubíquas, mais precisamente com os dispositivos móveis e aplicativos para celulares (App), em diferentes contextos de pesquisa-formação na cibercultura. Metodologicamente, daremos continuidade aos estudos das epistemologias das práticas (Freire, Nóvoa, Josso, D’villa), com ênfase na abordagem multirreferencial (Ardoino, Macedo, Morin, Babier, Beger) e as pesquisas com os cotidianos (Alves). Atualizaremos o método da pesquisa-formação na cibercultura (Santos e coletivo GPDOC), método por nós consolidado e atualizado a cada nova pesquisa. Pesquisamos em contextos de docência, desta forma não separamos a pesquisa acadêmica do cotidiano de nossas salas de aula, sejam elas presenciais e ou online. Atuamos em rede, com a formação de professores na graduação e pós-graduação em Educação da UERJ, bem como em diferentes redes educativas e espaços multireferenciais na relação cidade/ciberespaço. Para tanto, desenvolveremos dispositivos e atos de currículos, mediados pelo digital em rede, mais especificamente com aplicativos para celulares inteligentes (App). Os celulares são artefatos culturais que estão nas palmas das mãos de todos os praticantes de nossas pesquisas, dessa forma, vamos atuar com os cotidianos de formação ubíqua dos praticantes culturais (professores e pesquisadores em formação, docentes, educadores de museus, dentre outros). Nosso campo de pesquisa será forjado nas mais diferentes redes educativas e espaços multirreferenciais. Nestes campos de pesquisas, produziremos material de pesquisa que se materializará em narrativas, imagens e sons. Com este material de pesquisa (dados) “conversaremos” no intuito de instituir uma “análise”, pela compreensão da compreensão (Morin) dos praticantes da pesquisa que formam e nos formam em contexto. Faremos interpretação hermenêutica (Macedo). Como resultados prevemos a formação dos praticantes envolvidos na pesquisa, criação de currículos online, atualização do método da pesquisa-formação na cibercultura, mobilização de saberes e multiletramentos didáticos, científicos e urbanos. Esta é uma pesquisa institucional que de desdobrará em eixos e sub-projetos, onde teremos a coautoria de bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos do GPDOC – Grupo de pesquisa docência e cibercultura.

Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC.

Financiamento: Bolsas de Iniciação Científica FAPERJ e PIBIC/UFRRJ.

Palavras-chave: App-docência; Pesquisa-formação na Cibercultura; Educação Online; Formação de Professores; Multirreferencialidade; Cotidianos.

  • Análise de Dados em Pesquisa-formação na Cibercultura.

Período: (2015 – 2018)

Linha de Pesquisa: Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. O projeto de pesquisa “Análise de dados em pesquisa-formação na cibercultura”, pretende investigar teorias, práticas e dispositivos que potencializem a produção, análise e interpretação de dados produzidos em contextos de pesquisa-formação mediados por tecnologias digitais em rede. Nos últimos 10 anos, atualizamos o método da pesquisa-formação em contextos da cibercultura, especificamente em práticas de educação online mediados por ambientes virtuais e redes sociais na interface cidade/ciberespaço. Neste contexto desenvolvemos dispositivos de pesquisa, junto ao GPDOC – grupo de pesquisa docência e cibercultura, onde procuramos criar ambiências de pesquisa e formação, produzindo dados com professores e pesquisadores praticantes em diversas redes educativas. Os dados produzidos em coautoria se materializam em narrativas e imagens digitais. Sendo assim, procuraremos com este projeto, compreender melhor como dialogar com estes dados e rastros, produzindo sentidos que não só estruturem a comunicação, circulação e divulgação científica, mas também e sobretudo, possa se constituir como mais um espaço multirreferencial de pesquisa e formação. Para tanto, organizamos a pesquisa em dois eixos fundantes. No eixo 1, nosso objetivo é produzir quadro teórico específico para a interpretação de dados em contextos digitais. Lançaremos mão da abordagem multirreferencial, bricolando inspirações da hermenêutica crítica com teorias pós-estruturalistas. No eixo 2, nosso objetivo é mapear e utilizar softwares para produção e interpretação de dados em contextos digitais. Pretendemos com este estudo, contribuir no desenvolvimento e campo das pesquisas qualitativas em educação, atualizar o método da pesquisa-formação na cibercultura com foco na interpretação de dados, contribuir com a formação dos praticantes culturais envolvidos no projeto.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – GPDOC.

Financiamento: Programa Prociência UERJ/FAPERJ 2015, Iniciação científica CNPQ.

Palavras-chave: Pesquisa-formação; Cibercultura; Cotidianos; Multirreferencialidade; Análise e Interpretação de Dados; Pesquisa Qualitativa.

Site Pessoal: http://edmeasantos.pro.br/

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