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Anelise Monteiro do Nascimento

Permanente


Professora Associada UFRRJ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Possui doutorado em Educação (PUC-RIO, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes – Paris V (2011), Mestrado em Educação pela – PUC – Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC-RIO (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1999). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, sociologia da infância, infância e cidade, políticas públicas e formação de professores. É Coordenadora do GRUPIs – Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos onde desenvolve os Projetos: Educação Infantil, pandemia e ações dos Municípios da Baixada Fluminense” e “Educação Infantil na Baixada Fluminense: a obrigatoriedade da inclusão das crianças de quatro anos na educação básica” (FAPERJ/APQ1).

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Pesquisa Infância até 10 anos – GRUPIS

Coordenação: Anelise Nascimento e Nazareth Salutto.

PROJETOS DE PESQUISA

  • Educação Infantil, pandemia do Covid 19 e ações dos Municípios da Baixada Fluminense.

Período: (2020 – Atual)

A pesquisa surgiu do encontro entre dois grupos de pesquisa GRUPIS (IM/UFRRJ) e EIPP (UNI-RIO-FEBEF/UERJ), em maio de 2020, no contexto da crise sanitária causada pelo Novo Coronavírus. O objetivo foi discutir as estratégias adotadas nesse período para a Educação Infantil dos Municípios da Baixada Fluminense e problematizar aspectos relativos ao retorno presencial. Nos primeiros anos da pandemia, 2020 e 2021, buscamos o diálogo com as Burocratas de Médio Escalão, profissionais responsáveis pela gestão municipal das creches e pré-escolas, nomeadas como Coordenadoras ou Gerentes de Educação Infantil. A metodologia envolveu encontros virtuais e aplicação de questionários. Diante dos dados obtidos nessa etapa da pesquisa, foi possível constatar que o ensino remoto foi uma alternativa temporária e uma aposta para a continuidade do ano letivo com muitas contradições em relação à identidade da Educação Infantil. Essa opção desconsiderou que muitas crianças estão em contextos de fragilidade social, em que suas famílias estavam preocupadas com questões materiais de subsistência, com pouco acesso a artefatos e serviços tecnológicos e sem a possibilidade de cumprir o isolamento social. Os resultados apontam para a desarticulação entre os entes federados, o que dificultou as ações locais das Coordenadores de Educação Infantil. Para 2022, a pesquisa pretende seguir no acompanhamento das redes, buscando compreender o impacto da pandemia para as escolas, profissionais e crianças, através de estudos de caso em três instituições de Educação Infantil: duas no município de Nova Iguaçu e uma no município de Duque de Caxias, municípios que adoraram estratégias diferentes diante da suspensão das atividades presenciais nas unidades. Vinculados à essa pesquisa estão: duas bolsas de IC (Pibic/Faperj); uma pesquisa de mestrado, uma pesquisa de doutorado e uma pesquisa de graduação.

Financiamento: Bolsa de IC – PIBIC e Bolsa de IC – FAPERJ.

Palavras-chave: Educação Infantil; Pandemia do Covid 19; Políticas Educacionais; Baixada Fluminense; Burocratas de Médio Escalão.

  • A Base Nacional Comum Curricular: desafios para a Educação Infantil da Baixada Fluminense

Período: (2019 – Atual)

O projeto visa dar continuidade aos projetos: as crianças de quatro e cinco anos na Educação Básica: a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Pré-escolas da Baixada Fluminense e ao Pós-Doutorado (2018/2019), ampliando o recorte para o segmento da creche e para os impacto da BNCC nas práticas da Educação Infantil. Considerada como um espaço de interação entre crianças, adultos, cultura e conhecimento do mundo físico e social a Educação Infantil foi integrada à Educação Básica através da LDB 9394/96. A identidade do trabalho realizado nas creches e pré-escolas ainda apresenta um desafio para o campo, vinte e um anos após a definição de que todo atendimento educacional às crianças brasileiras deveria estar vinculado à educação. O que significa educar crianças até os cinco anos de idade? Qual é o objetivo da Educação Infantil? Que proposições devem orientar o trabalho pedagógico com as crianças nas Creches e Pré-escolas? Essas são algumas questões que norteiam a elaboração desse Projeto. Partimos da Lei 12796/13 que altera a LDB 9394/96 ao dispor sobre a obrigatoriedade de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos sistemas de ensino brasileiros. Essa política define, no bojo das políticas de currículo, como deverá ser o trabalho na Educação Infantil. este Projeto de Pós-doutorado tem esse como um de seus objetivos ao se situar no campo da análise das políticas para Educação Infantil, tendo como recorte, o acompanhamento das políticas de currículo BNCC, no contexto dos municípios. É o recorte que define a análise das políticas para Educação Infantil nos contextos locais que leva à escolha da UFF como espaço para execução desse Projeto, mais especificamente o desejo de interlocução com as pesquisas desenvolvidas pelo prof. Jader Janer, que vem orientando trabalhos que se aproximam das pesquisas que temos realizado na UFRRJ tanto no que diz respeito à concepção de infância, como à análise e acompanhamento das redes municipais de educação. O professor Jader esteve no PPGEDUC/ UFRRJ no ano de 2015 e essa seria também a oportunidade de retomar nosso vínculo. Outro aspecto que justifica a escolha pela UFF e pela inclusão nessa linha é que, a primeira etapa da pesquisa de Pós-doutorado é a análise do texto da política, nesse sentido, as pesquisas já realizadas pelo grupo “Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância” (GRUPEGI) podem nos ajudar a conhecer quem são os sujeitos dessa política, crianças e adultos que fazem parte das instituições, local onde a BNCC será efetivada. Ainda se vislumbra a possibilidade de articulação entre os dados obtidos por pesquisas orientadas pela proponente na graduação e pós-graduação da UFRRJ e as pesquisas que estão em andamento no grupo.

Palavras-chave: Educação Infantil; Políticas Educacionais; Baixada Fluminense; Currículo; BNCC.

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