
Amauri Mendes Pereira
Permanente
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2005836026921987
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, especialista em História da África pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) da Universidade Candido Mendes (UCAM), e graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre 2001 e 2003 foi pesquisador do Centro de Estudos Afro-Asiáticos e, de 2003 a 2005, do Centro de Estudos Afro-Brasileiros, ambos da UCAM. Desde 1999 é professor no Curso de Pós-Gradução Lato Sensu em História da África e do Negro no Brasil (CEAA-UCAM). Tem experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Educação, Ciências Sociais e História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África; Diáspora Africana nas Américas; Teoria Social e Estudos de Relações Raciais; Educação e Questão Racial no Brasil; Movimento Negro e Movimentos Sociais. Foi presidente do IPCN-Instituto de Pesquisas das Culturas Negras-RJ, e Diretor da ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Atualmente é Professor Adjunto do DTPE-IE-UFRRJ e do PPGEDUC- Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRRJ.
CONTATO
E-mail: amauripereira1@uol.com.br
LINHA DE PESQUISA
- Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos
PROJETOS DE PESQUISA
- Conjuntura Nacional e Luta Contra o Racismo no Brasil
2018 – Atual
Coordenador: Amauri Mendes Pereira
Descrição: Pesquisar, estimular e dar visibilidade a discussões sobre a conjuntura da luta contra o racismo e a questão racial no Brasil. – Essas discussões são necessárias à ampliação e fortalecimento da consciência social a respeito do papel das desigualdades raciais para a reprodução do racismo no Brasil, e dos obstáculos que o preconceito, a discriminação e as desigualdades raciais representam para a vivência plena dos conceitos de democracia, cidadania, e justiça social..
- EDUCAÇÃO COM CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA: Cartografias e Caracterizações da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
2017 – Atual
Coordenador: Amauri Mendes Pereira
Descrição: Como nossos estudantes foram formados (ou não) para compreenderem a questão racial no Brasil? A pesquisa vai investigar experiências anteriores de estudantes da UFRRJ com os temas da história da África e cultura afro-brasileira e indígena, bem como interrogar das razões de possíveis semelhanças e diferenças entre tais experiências. Tem sido recorrente a percepção de que estudantes na graduação e mesmo educadores nas redes públicas de ensino básico se mostram reativos ou indiferentes, ou se ressentem de não formação ou má formação em relação a esses temas e questões postas na vida social e no cotidiano escolar. Nossos dados e análises contribuirão com o esforço de pesquisadores em âmbito nacional, para mensurar e qualificar a efetiva implementação dos artigos 26-A e 79-B, da LDBEN. Além disso, nossa pesquisa produzirá dados atuais e de referência direta, sobre a amplitude e complexidade da implementação das leis 10.539/03 e 11.645/08, oportunizando novas reflexões sobre a questão racial em nossas vidas pessoais, no âmbito educacional e na própria universidade..
- EDUCAÇÃO, CULTURA, CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08.
2015 – Atual
Coordenador: Amauri Mendes Pereira
Descrição: Como nossos estudantes foram formados (ou não) para entender, discutir e agir frente a questão racial no cotidiano escolar, e em suas relações na sociedade brasileira? A pesquisa vai investigar experiências de estudantes da UFRRJ com os temas da história da África e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, e como estes conteúdos costumam ser percebidos e encaminhados na escola, e por agentes ao longo da hierarquia dos sistemas educacionais. E interrogar sobre semelhanças e diferenças entre experiências e contextos. É recorrente a percepção de que estudantes na graduação e mesmo educadores e gestores nas redes públicas de ensino básico se mostram reativos ou indiferentes, ou se ressentem de má ou não formação no que tange a esses temas e questões postas na vida social e no cotidiano escolar. A pesquisa pretende produzir dados atuais e de referência direta para a maioria de estudantes, educadores e gestores, sobre a amplitude e complexidade da implementação das leis 10.539/03 e 11.645/08, oportunizando novas reflexões sobre a questão racial em suas vidas pessoais e nas relações sociais, em suas formações acadêmicas, e no âmbito educacional onde a maioria de estudantes deverá se profissionalizar..