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Andressa Santos Rebelo

2021 - 2022


Instituição: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Possui graduação em Matemática-Licenciatura, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Grande Dourados e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial (Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE) e membro representante da região Centro-Oeste na Comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação – RBE. Vice-coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), coordenadora do GT 15 (Educação Especial) da ANPEd Centro-Oeste e professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas de Educação Especial e indicadores educacionais.

Linha de Pesquisa que atuou no PPGEDUC:

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.

Professor-Supervisor do Pós-doutorado:

  • Márcia Denise Pletsch

Projeto de Pesquisa do Pós-doutorado:

  • Deficiência múltipla no Brasil: indicadores de matrículas e atendimento especializado.

Período: (06/12/2021 à 30/04/2022)

A pesquisa teve por objetivo geral analisar os indicadores de matrículas e atendimento especializado de alunos com deficiência múltipla no Brasil, a partir da implantação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) em 1973. Por objetivos específicos pretendeu-se: discutir as modificações do termo “deficiência múltipla” nos documentos educacionais elaborados pelo governo federal no período de 1973 a 2020; e analisar o movimento das matrículas de alunos com “deficiência múltipla” nos atendimentos de Educação Especial no Brasil, nas diferentes unidades da federação no mesmo período. Os procedimentos metodológicos consistiram em análise documental e análise dos levantamentos estatísticos em Educação. As estatísticas públicas analisadas foram obtidas por meio dos resumos técnicos, sinopses estatísticas e microdados do Censo Escolar da Educação Básica, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para a leitura e tratamento estatístico dos microdados foi utilizado o software IBM SPSS Statistics (Statistical Package for the Social Sciences). Para complementar as análises utilizou-se dados de outras bases estatísticas do INEP, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações pertinentes das unidades da federação. Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Múltipla. Indicadores Educacionais.

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