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Kathia Marise Borges Sales

2021


Instituição: Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Graduada (1989)em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador , Mestre(2002) na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora (2013) em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC, (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC). Concluiu Pós- doutoramento em dez/2021 no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com vínculo efetivo desde fevereiro/1996, tendo já desempenhado variadas atividades de ensino,pesquisa e extensão, bem como de gestão universitária nesta Universidade, incluindo a de Coordenadora Institucional da Universidade Aberta do Brasil – UAB e de Pró-Reitora de Ensino de Graduação (02/2015 a 02/2018). Docente credenciada do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação – GESTEC/UNEB, desde fev/2014, na área 2 PROCESSOS TECNOLÓGICOS E REDES SOCIAIS . Em dezembro de 2018 foi credenciada também como docente do Programa de Pós-graduação em Difusão do Conhecimento – PPGDC (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC), vinculada à Linha “Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação”. Tem experiência na área de Educação como docente, coordenadora, consultora, avaliadora e gestora em diversas instituições, tendo atuado no ensino público municipal e estadual, e desempenhado várias funções técnico-pedagógicas na Educação Básica, antes do ingresso na Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Como pesquisadora seus temas de interesse são: TDICs e Educação: mediação e práticas pedagógicas; Educação on line; Construção e Difusão do Conhecimento, com foco na Cognição.

Linha de Pesquisa que atuou no PPGEDUC:

  • Linha 1: Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas.

Professor-Supervisor do Pós-doutorado:

  • Edméa Oliveira dos Santos

Projeto de Pesquisa do Pós-doutorado:

  • Autoformação docente para mediação por interfaces digitais – Vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID 19.

Período: (01/06/2021 à 31/12/2021)

A vivência contemporânea da cibercultura e da conexão mundial em rede, aliada à diversidade de artefatos tecnológicos e ambientes online com as mais variadas funções, caracteriza uma sociedade na qual o indivíduo e a tecnologia estão imbricados, de tal forma que a ação dos sujeitos na e para a sociedade se dá com e através das tecnologias. O contexto contemporâneo caracteriza-se fortemente pela imbricação dos processos humanos em suas diferentes dimensões (sociais, técnicos, políticos, simbólicos etc) com a mediação por Tecnologias Digitais conectadas em Rede – TDR. O fluxo comunicacional acelerado e as demandas cotidianas de acesso as TDR para o exercício mais básico da sociabilidade e mesmo da cidadania têm pautado e transversalizado a vivência dos sujeitos, alterando suas formas de interagir com o conhecimento (SALES, 2020). A pandemia do COVID 19 e todas as implicações decorrentes, em especial o distanciamento social, gerou novas e mais complexas demandas pela utilização das TDR nas mais diversas situações, incluindo os processos educacionais formais (PRETTO; BONILLA; SENA, 2020). Em um quadro de ausência de formação específica dos docentes, sem regulamentação que contemple/oriente satisfatoriamente as ações, com grave déficit de infraestrutura tecnológica e condições insatisfatórias de acesso à web por parte de discentes e docentes, as instituições de ensino têm buscado o desenvolvimento de ações de formação em formatos os mais diversos. Diante desse quadro, a presente investigação busca responder às seguintes questões: Quais pressupostos têm orientado as práticas pedagógicas implementadas no ensino superior em formato remoto? Como os docentes têm operado cognitivamente com esta situação e quais competências foram demandados a desenvolver? Quais os desdobramentos possíveis desta vivência para os futuros desenhos de utilização pedagógica das TDR? Tendo como categorias conceituais estruturantes : Práticas Pedagógicas com mediação Tecnólogica (KENSKI, 2020; SANTANA, 2019), Docência online (SANTOS, 2019). e Formação Docente (Nóvoa, 2020), esta pesquisa prevê a escuta de docentes da Educação Superior, no DCHT XIX (Camaçari) através de variados instrumentos de coleta, e a análise dos registros da produção gerada em ações de (auto)formação e formação colaborativa desenvolvidas em modo remoto e por formatos diversificados (alternando atividades síncrona e assíncrona, oficinas, rodas de conversa etc), estruturada em torno da temática Mediação Pedagógica em processos formativos com utilização das Tecnologias.

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