gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aline Aparecida Angelo

Permanente


Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei, lotada no Departamento de Ciências da Educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC/UFRRJ) na Linha 3: Educação e Diversidades Étnico-Raciais. É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e graduada em Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuei como Professora Adjunta no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad/UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV). Possuo experiência de extensão e pesquisa na área de Formação e Trabalho Docente, Organização do Trabalho Pedagógico, Políticas Educacionais, Educação do Campo e Educação Popular.

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos

GRUPOS DE PESQUISA

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad/UFMA)

Coordenação: Maria José dos Santos e Leonardo José Pinho Coimbra.

O grupo de pesquisa GEPP-Fortrad busca acumular pesquisas que se articulam em torno das políticas de formação e de trabalho docente. Tem como eixos prioritários estudos sobre os processos de formação de educadores em instituições educativas, movimentos sociais, ONGs, entre outros; a análise acerca do ingresso, trajetória, vida universitária e percursos formativos de estudantes de licenciatura; pesquisa com egressos de licenciatura e pesquisa-ação com formação continuada de docentes da educação básica. É uma proposta que nasce do interesses de docentes pesquisadores na grande área da Educação no campus III, da Universidade Federal do Maranhão, com a finalidade de integrar projetos de pesquisa e extensão acerca do fenômeno educativo e sua complexidade. O aprofundamento e a sistematização dos debates, por meio de ações advindas de professores da UFMA Campus III, que pesquisam sobre políticas de formação e trabalho docente.

  • Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV)

Coordenação: Lourdes Helena Silva e Élida Lopes Miranda.

O Grupo de Pesquisa-Ação ECARA busca articular esforços na consolidação do projeto politico pedagógico da Educação do Campo, destacando a Alternância, a Formação de Educadores do Campo e a Agroecologia como linhas prioritárias de pesquisas e de intervenções interinstitucionais, com vistas tanto á produção de conhecimentos que subsidiem os movimentos e as experiências populares em suas práticas educativas, quanto o fortalecimento das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação.

PROJETOS DE PESQUISA

  • Formação e trajetórias de educadores do campo no estado do Maranhão: um estudo com egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMA.

Período: (2020 – Atual)

Linha de Pesquisa: Formação de Educadores do Campo O projeto de pesquisa tem como foco de interesse a política de formação de educadores do campo. Objetiva analisar o percurso de formação e a prática político-social de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão, para a realização de estudos comparatórios e complementares sobre a política de formação de professores do campo no Brasil e no Estado do Maranhão. Baseia-se no referencial teórico metodológico do Materialismo Histórico e Dialético e conjuga como métodos para obtenção de dados documentos, entrevistas e observações participantes.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad/UFMA).

Financiamento: UFMA (interno)

Palavras-chaves: Educação do Campo; Licenciatura em Educação do Campo; Egressos.

  • Concepções e práticas de educação do campo a partir dos discursos de professoras da Zona da Mata Mineira.

Período: (2016 – 2017)

Linha de Pesquisa: Educação do Campo e práticas educativas Um debate importante na Educação do Campo é sobre a forma como ocorre o compartilhamento dos saberes e a aquisição/produção do conhecimento na escola. O projeto, inserido nos debates teórico-metodológicos da educação do campo, objetiva compreender o discurso de professores da Zona da Mata Mineira sobre “educação do campo”, “escola do campo” e “saberes e cultura camponesa” e, a partir de seus discursos, conhecer quais estratégias utilizam para articular os saberes da cultura camponesa na sua prática docente.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV).

Financiamento: FAPEMIG/MG.

Palavras-chaves: Educação do Campo; Escola do Campo; Discurso e Prática Docente.

  • Concepções e práticas de educação do campo na Zona da Mata mineira: um estudo de caso nas cidades de Ubá e Visconde do Rio Branco de Minas Gerais.

Período: (2015 – 2016)

O projeto de pesquisa objetiva conhecer e discutir a política de manutenção e implementação de escolas rurais na Zona da Mata. Especificamente busca analisar se/como os secretários de educação e os gestores de escolas do campo da Zona da Mata mineira, das cidades de Ubá e Visconde do Rio Branco, têm conhecimento das diretrizes da educação do campo (DOEBEC nº 1 de 2002 e nº 2 de 2008) e que sentidos atribuem às escolas situadas no campo.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Alternâncias e Reforma Agrária (ECARA/UFV).

Financiamento: FAPEMIG/MG.

Palavras-chaves: Educação do Campo; Escola do Campo; Política Pública

Ver Todos

Outros Docentes




Máximo Augusto Campos Masson
Permanente

Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da […]

Joselina da Silva
Permanente

É professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Pos doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), Possui doutorado […]

Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho
Permanente

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vinculada ao Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino (DTPE) do […]

angelica@ufrrj.br
Skip to content