gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bruno Cardoso de Menezes Bahia

Permanente



Lattes: http://lattes.cnpq.br/0728241677912831

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui pós-graduação em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino, Instituto de Educação (UFRRJ). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ) e é professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ). Coordena o Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Suas áreas e interesses de atuação se instalam em pesquisas sobre pedagogias e filosofias decoloniais, interculturalidade, educação antirracista, filosofias e problemas contemporâneos da educação.

CONTATO

E-mail: brunobahia@ufrrj.br

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Estudos Decoloniais – GED

Coordenação: Bruno Cardoso de Menezes Bahia.

O GED – Grupo de Estudos Decoloniais é um encontro de pesquisadores que se reúnem para debater sobre os impactos da colonialidade na educação e suas formas de compreender e desenvolver mecanismos de resistência e transformação da realidade. O grupo se reúne quinzenalmente no Instituto de Educação (UFRRJ / Campus Seropédica) para pesquisar, debater e desenvolver práticas que vão de encontro com a manutenção de uma pedagogia elitista e não inclusiva. Os trabalhos resultantes destes estudos são divulgados em congressos nacionais e internacionais, seminários acadêmicos, publicações em periódicos e livros organizados.

Site do Grupo de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8520082862974571

E-mail do Grupo de Pesquisa: gedrural@ufrrj.br

Instagram: https://www.instagram.com/ged.ufrrj/

PROJETOS DE PESQUISA

  • Os desafios da promoção de uma educação antirracista na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: formação, inclusão e ensino sob uma perspectiva decolonial.

Período: (2020 – Atual)

O presente projeto intenciona analisar os desafios da promoção de uma educação antirracista na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tendo em vista o processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura do Campus Seropédica, os processos desenvolvidos pela universidade acerca da inclusão, acesso e permanência desses estudantes e o ensino desenvolvido. Sob a perspectiva de uma pedagogia decolonial, pretende-se vislumbrar possíveis caminhos para uma formação integral autônoma e cidadã que objetiva a equidade de oportunidades. Para tanto, cabe, especificamente: mapear as ações desenvolvidas internamente nos Cursos de Licenciaturas que visem a compreensão e o combate ao racismo e à racialização estrutural; registrar as experiências vivenciadas pelos professores e pelos estudantes em relação ao que já fora experimentado / percebido em relação ao racismo e à racialização estrutural; desenvolver os principais conceitos para o debate de uma educação antirracista sob a perspectiva decolonial como, por exemplo, racismo, racialização, educação decolonial, preconceito, eurocentrismo, educação libertadora, reforma universitária, etc; analisar os documentos legais existentes na universidade para o combate ao racismo e à racialização estruturais; elucidar os sentidos da experiência formativa que os licenciandos receberão ao longo do período do projeto, assim como as possíveis relações que podem ser estabelecidas com a dos docentes universitários envolvidos; observar os desafios das possíveis contribuições de uma educação antirracista na promoção de um espírito crítico e investigativo inerente à prática pedagógica; identificar aspectos positivos e negativos, bem como possíveis problemáticas presentes na prática formativa do professor, relacionadas ao cotidiano escolar, a partir da visão dos docentes universitários.

Financiamento: Bolsa IC (PIBIC/CNPq)

Palavras-chave: Educação antirracista; Pensamento decolonial; Formação docente.

Ver Todos

Outros Docentes




José dos Santos Souza
Permanente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4662172593965744 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em […]

jsantos@ufrrj.br
Carlos Roberto de Carvalho
Colaborador

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7137910493989596 Graduação em História- Universidade Católica de Petrópolis (UCP-1979); mestre em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2000) […]

Aline de Carvalho Moura
Permanente

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9092581029501852 Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED- UERJ) (2018), Mestre em Educação pela Universidade do […]

licacmoura@ufrrj.br
Ir para o conteúdo