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Ahyas Siss

Permanente


Professor Associado IV da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ -, Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (2011). Tem experiência nas áreas de antropologia social, da sociologia e no campo da educação, com lentes de pesquisa voltadas para temáticas como antropologia das populações afro-brasileiras, ação afirmativa e ensino superior, educação das relações étnico-raciais, formação de professores e Lei 10.639/2003. Foi Coordenador do GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da ANPEd nos períodos 2006 – 2007 e 2008 – 2009. É líder do – Grupo de Pesquisa Ensino Superior e Relações Étnico-Raciais – Gpesurer – https://gpesurer.ufrrj.br/ -, Coordenador do Observatório de Políticas de Ações Afirmativas da Região Sudeste – https://opaas.ufrrj.br/o-opaas/ , Editor-chefe da Revista Eletrônica Repecult (ISSN 2526-2742) atualmente disponível em https://periodicos.ufrrj.br/index.php/repecult e também em http://costalima.ufrrj.br/index.php/REPECULT (2017-2021). É membro do LEAFRO/Neabi da UFRRJ. Possui publicações no campo das Relações Étnico-Raciais e Educação, Ações Afirmativas, Movimento Social Negro e de Formação de Professores.

LINHA DE PESQUISA

  • Linha 3: Educação Étnico-racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-diaspóricos

GRUPO DE PESQUISA

  • Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER

Coordenação: Ahyas Siss

O Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER – cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq é liderado pelo Prof. Ahyas Siss. O site https://gpesurer.ufrrj.br/ informa que ele foi criado em 2006, no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Campus Nova Iguaçu, é atualmente composto por pesquisadores e pesquisadoras da UFRRJ e de outras universidades, por alunos(as) e egressos(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ (PPGEduc), bem como por alunos(as) de diversos cursos de graduação da UFRRJ, muitos deles e delas iniciando suas pesquisas com recursos do CNPq (Pibic) e de outras agências de fomento. Visite-nos em https://gpesurer.ufrrj.br/

Site do Grupo de Pesquisa: https://gpesurer.ufrrj.br/

Facebook: https://www.facebook.com/groups/377400775628167

PROJETOS DE PESQUISA

  • As Comissões de Heteroidentificação Étnico-racial de Autodeclaração no Sistema de Cotas no Acesso às Instituições de Ensino Superior Públicas Federais: Implementação e Atuação.

Período: (2019 – Atual)

O objetivo geral dessa pesquisa interinstitucional é dar prosseguimento à linha de investigação que a equipe integrante deste projeto vem desenvolvendo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por meio do Opaas (Observatório das Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste), na interface dos campos das relações étnico-raciais e da educação, entendendo-se a categoria campo na perspectiva que a ela é dado por Bourdieu, ou seja, como um espaço de disputa onde digladiam diferentes forças e agentes na tentativa de dominá-lo. Objetivamente, estaremos aqui interessados em: a) analisar as políticas de cotas para alunos PPI’s (pretos pardos e indígenas), instituídas pelo Estado brasileiro presentes nas universidades federais parceiras deste projeto e b) os processos de criação, implementação e ação das comissões de heteroidentificação étnico-racial de autodeclaração em tais políticas de cotas étnico-raciais enquanto mecanismo de sua efetivação. Embora a Lei Federal 13.409./2016 ao atualizar a Lei 12.711/2012 inclua nela pessoas com deficiência como beneficiários de tal política, as lentes analíticas deste projeto de pesquisa estarão voltadas especificamente para os alunos PPI’s na sua relação com a ação das comissões de heteroidentificação étnico-racial.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER e Observatório das Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste – OPAAS.

Financiamento: CNPq

Palavras-chave: Comissões de Políticas de Ação Afirmativa em Universidades Federais; Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial; Políticas de Cotas para Alunos PPI’s (Pretos, Pardos e Indígenas).

  • As  Comissões de Verificação de Veracidade de Autodeclaração no Sistema de Cotas: Implementação e Atuação.

Período: (2017-2018)

A questão da democratização do acesso e permanência com sucesso no ensino superior público brasileiro é bastante complexa, principalmente em contextos de escassez de recursos financeiros como o existente no Brasil em tempos recentes e em outros não tão recentes assim. Em um país de industrialização tardia como o nosso, as desigualdades sociais e étnico-raciais vem condicionando, de forma significativa, as desigualdades de realização educacionais dos diferentes sujeitos que acessam as universidades públicas brasileiras (SISS e FERNANDES, 2014). Políticas institucionais que não ignorem as correlações estabelecidas entre educação, classe social, renda, gênero e cor dos estudantes economicamente fragilizados que acessam as universidades públicas precisam ser formuladas e implantadas, concorrendo assim para eliminar, ou pelo menos reduzir fortemente os elevados índices de evasão e de retenção que vem condicionando de forma significativa, as desigualdades de realização educacionais dos diferentes sujeitos que acessam as universidades públicas brasileiras. Este projeto interinstitucional busca verificar a existência, ou não, de tais políticas institucionais nas universidades integrantes/parceiras desse projeto de pesquisa, quais sejam, a UFRRJ, a UfES, a UFMG e a UFOP, bem como analisar suas implantação e gestão de aporte de recursos financeiros, de apoio material, pedagógico, de assistência estudantil, de acompanhamento acadêmico e de avaliação de tais estratégias e políticas voltadas para os estudantes economicamente fragilizados que acessam essas universidades no atual contexto de escassez de recursos financeiros que afeta enormemente todas as instituições públicas de educação superior e as federais, de forma mais particular.

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER e Observatório das Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste – OPAAS.

Financiamento: CAPES

Palavras-Chave: Gestão Institucional; Educação Superior; Políticas de Permanência.

  • Políticas de Democratização de Acesso e Permanência na Educação Superior Em Universidades Federais da Região Sudeste.

Período: (2015 – 2016)

O problema a que essa pesquisa quer dar respostas e que pode ser assim colocado: há, por parte das universidades integrantes/parceiras desse projeto de pesquisa, quais sejam, a UFRRJ, a UFES, a UFMG e a UFOP, a elaboração e implantação de estratégias e políticas institucionais de aporte de recursos financeiros, de apoio material, pedagógico, de assistência estudantil, de acompanhamento acadêmico e de avaliação de tais estratégias e políticas voltadas para os estudantes que acessam essas universidades através da Lei 12.711/2012, possibilitando-os construir uma trajetória de sucesso acadêmico.

Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER.

Palavras-chave: Ação Afirmativa e Ensino Superior; Educação das Relações Étnico-raciais; Formação de Professores e Lei 10.639/2003.

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