Ano VII

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Matriculados em 2015)

A Comissão de Seleção da Turma 2015 do Curso de Mestrado e a da Turma 2015 do Curso de Doutorado convocam todos os mestrandos e doutorandos para o exame de proficiência em língua estrangeira no dia 28 de setembro, segunda-feira, no Instituto Multidisciplinar (haverá sinalização para o local de prova). O não ...

Leia Mais

Orientação para o Processo de Defesa de Dissertação

Para evitar dificuldades no ato da defesa de dissertação ou tese ou mesmo atrasos no processo de emissão do diploma, é importante que sejam observados os deveres do(a) mestrando ou doutorando(a) e do(a) orientador(a) em relação à documentação e aos encaminhamentos necessários para instalação de banca, defesa e entrega da versão ...

Leia Mais

O PPGEduc

Implementado em parceria entre o Instituto de Educa√ß√£o e o Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, o¬†Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o, Contextos Contempor√Ęneos e Demandas Populares (PPGEduc)¬†iniciou suas atividades acad√™micas em 2008, com implanta√ß√£o de sua primeira turma de Mestrado em Educa√ß√£o em mar√ßo de 2009, com aulas nos¬†campi¬†de Serop√©dica e de Nova Igua√ßu.

Reconhecido pelo MEC por meio da Portaria¬†N¬ļ 1.077, de 31 de agosto de 2012, hoje credenciado pela CAPES com¬†CONCEITO¬†04¬†obtido na √ļltima avalia√ß√£o trienal (2013), hoje, o PPGEduc est√° formando sua s√©tima turma do Curso de Mestrado Acad√™mico em Educa√ß√£o e implantando sua primeira turma de Doutorado em Educa√ß√£o, em agosto de 2015.

Destacando-se como refer√™ncia em estudos p√≥s-graduados em educa√ß√£o na Regi√£o da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, o PPGEduc desempenha papel relevante na amplia√ß√£o de oportunidades de forma√ß√£o de quadros altamente qualificados para o desenvolvimento cient√≠fico na √°rea de educa√ß√£o e para a doc√™ncia no¬† Ensino Superior e na Educa√ß√£o B√°sica. Justamente pela complexidade do contexto social, pol√≠tico e econ√īmico em que se desenvolve¬†esse trabalho acad√™mico, a produ√ß√£o cient√≠fica do PPGEduc tem sido marcada por caracter√≠sticas t√≠picas do¬†trabalho cient√≠fico engajado nas demandas de car√°ter popular e democr√°tico, sem perder de vista a objetividade necess√°ria ao trabalho cient√≠fico. Obviamente, a implanta√ß√£o do Curso de Doutorado em Educa√ß√£o estabelece novos desafios, ao mesmo tempo em que significa a supera√ß√£o da etapa instituinte de um polo de refer√™ncia em produ√ß√£o de conhecimento na √°rea de educa√ß√£o, em uma das regi√Ķes urbanas mais complexas do pa√≠s. Uma vez superada essa etapa instituinte, a cria√ß√£o do Curso de Doutorado em Educa√ß√£o inaugura uma nova etapa, que √© enfrentar o desafio de aprofundar¬†te√≥rica e metodologicamente o¬†pensamento contempor√Ęneo, no sentido de contribuir para o atendimento das demandas populares, embrenhado em um contexto onde tais demandas emergem com maior¬†vigor, dando sentido social e pol√≠tico ao trabalho cient√≠fico desenvolvido, sem preju√≠zo da excel√™ncia acad√™mica. √Č com esse esp√≠rito de enfrentamento de um novo desafio que ano de 2015 se apresenta para o coletivo que comp√Ķe PPGEduc.

Coordenador:

Prof. Dr. José dos Santos Souza

Coordª. Substituta:
Profª. Drª. Célia Regina Otranto

  • Endere√ßo

    UFRRJ / Programa de P√≥s-Gradua√ß√£o em Educa√ß√£o, Contextos Contempor√Ęneos e Demandas Populares (PPGEduc)
    Instituto de Educação, Sala 12
    BR 465, Km 07 - Seropédica - RJ
    CEP 23890-000
  • Contato



    (21) 2681 - 4733