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Grupos de Pesquisa

  • Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos – (CELEC)

    Coordenação: Adriana Carvalho Lopes.

    O Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos (CELeC) é um grupo de pesquisa interdisciplinar que vem formando estudantes/pesquisadoras nas áreas da educação e da linguística aplicada, tanto na graduação, quanto na pós-graduação em níveis de mestrado e de doutorado. Composto por duas linhas de pesquisas, o grupo reúne trabalhos que buscam refletir criticamente sobre os letramentos e as performances linguísticas contemporâneas, que circulam dentro e fora das instituições escolares, de forma a contribuir para a construção de uma educação linguística comprometida com a pluralidade humana e as lutas antirracista, antisexista e antihomofóbica.

    Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/celec.pesquisas.7
    Instagram: https://www.instagram.com/celecpesquisas/
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSard6vh8XSJrKJq2WqX-lg
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0063361388322245

  • Currículo, cultura e política

    Coordenação: Patricia Bastos de Azevedo e Rafael dos Santos Lazaro.

    O Grupo de pesquisa investiga a Formação de Professores em diálogo com o campo da Memória e da Linguagem, buscando compreender as relações de força e poder que constituem esse processo laboral/formativo. Para fazer essa trajetória mobilizamos conceitualmente autores que sustentam esse tripé: 1. Memória – Pollak (189, 1990), Ricouer (2010, 2017), Halbwachs (1990); 2. Formação de Professores – Novoá (1992, 1997, 2009, 2010), Tardif (2007, 2008); 3. Linguagem – Bakhtin (1998, 2002, 2003, 2006), Freire (1968, 1996, 19985, 1987,1992). Metodologicamente usamos um instrumental que nos possibilita adensar os indícios construídos no campo de pesquisa, para isso mobilizamos o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1998) e com o Ateliê Biográfico (DELORY-MOMBERGER, 2006, 2016) e a Escrevivência de Conceição Evaristo. Na contemporaneidade investigar a Formação de Professores além de uma questão fundamental é um ato político. As pesquisas desenvolvidas pelos alunos de Graduação, Mestrado, Doutorado e os professores colaboradores são parte constitutiva desse grupo, possuindo desdobramentos e espaços de investigação outros, de forma complementar e ampliar o campo teórico, metodológico e de pesquisa.

    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9643167884081692

  • Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo – (FRECON)

    Coordenação: Aristóteles Berino e Fabiana Rodrigues.

    Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/Frecon-101533048486883
    Instagram: https://www.instagram.com/frecon_ufrrj/
    Twitter: https://twitter.com/FUfrrj
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSVPbALX503gaOQpiJPLC_Q
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7416746271622775

  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – (GEPEADS)

    Coordenação: Ana Maria Dantas Soares e Mauro Guimarães.

    O GEPEADS, busca aprofundar as questões relativas às relações ambiente-sociedade, verificar as percepções sobre a Educação Ambiental em diferentes espaços, escolares ou não, analisar a implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade socioambiental, e tem se constituído em espaço de referência institucional, buscando interligar atividades de pesquisa e extensão, buscando influenciar o repensar da própria formação profissional oferecida pela universidade, além de contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica no contexto da Educação Básica e a formação de educadores ambientais. O Grupo tem procurado participar de diferentes eventos, com a produção originária das discussões e ações realizadas. A partir de 2008 o GEPEADS abriu nova frente de trabalho, atuando no Instituto Multidisciplinar – Campus da UFRRJ em Nova Iguaçu, coordenado pelo prof. Mauro Guimarães. O grupo tem buscado interfaces importantes, como a Agroecologia, e também parcerias com outros grupos de pesquisa.

    Site do Grupo de Pesquisa: gepeadsim.wordpress.com
    Instagram: https://www.instagram.com/tessitura.rededesaberes
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8090577404618357

  • Grupo de Estudos e Pesquisas das TIC em Educação Matemática – GEPETICEM

    Coordenação: Marcelo Almeida Bairral e Alexandre Rodrigues de Assis.

    O Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Educação Matemática – Gepeticem – tem como objetivo desenvolver pesquisas e inovações na Educação Básica e no Ensino Superior pautadas na formação inicial e continuada de professores de matemática e na utilização das TIC. Como questão central o Gepeticem busca identificar e analisar contribuições das TIC à formação profissional docente e à aprendizagem matemática (de estudantes ou professores), em diferentes perspectivas e contextos de aprendizagem. Além do coordenador, Dr. Marcelo Almeida Bairral (mbairral@ufrrj.br), foram fundadores do grupo (em outubro de 1999): André Luis Loureiro, Emílio Togashi, Felipe Sylvestre Ribeiro e Renata Macedo. Institucionalmente o Gepeticem é vinculado ao Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação da UFRRJ. Na Graduação o Grupo tem como prioridade acolher graduandos de diferentes áreas (Matemática, Informática, Pedagogia etc.) interessados em desenvolver estudos em educação matemática com as TIC. Na Pós-Graduação o Gepeticem desenvolve pesquisas na linha de pesquisa Estudos Contemporâneos e Práticas Educativas, do PPGEDUC (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares), Programa desenvolvido em parceria entre o Instituto de Educação (campus Seropédica) e o Instituto Multidisciplinar (campus Nova Iguaçu da UFRRJ). Participam do Grupo docentes e alunos do Ensino Superior, estudantes de pós-graduação, professores do Ensino Fundamental e Médio. A inserção no Grupo depende do número de vagas disponíveis e da autorização do Coordenador. As pesquisas do Grupo têm recebido financiamentos (bolsas e auxílios à pesquisa) de diferentes instituições de fomento (Capes, CNPq, Faperj e MEC/SESu), além de auxílios e bolsas da própria UFRRJ. Em alguns casos há possibilidades de concessão de bolsas vinculadas a projetos de pesquisa. Desde 2006 o Grupo tem desenvolvido pesquisas em colaboração com o Departamento de Educação da Rutgers University (EUA) e com a Drexel University (Philadelfia, EUA). Em 2013 iniciamos parceria com a Universidade de Turin (Itália) para o trabalho com dispositivos touchscreen.

    Site do Grupo de Pesquisa: http://gepeticem.ufrrj.br/
    Instagram: http://www.instagram.com/gepeticem/
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9798037989007127

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo – (GEPAC)

    Coordenação: Fabiane Frota da Rocha Morgado.

    O Grupo de Estudos e Pesquisas em Aspectos Psicossociais do Corpo (GEPAC) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneas e Demandas Populares (PPGEduc), ao Instituto de Educação (IE), e ao Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É coordenado pela Profª. Drª. Fabiane Frota da Rocha Morgado e reúne, em sua maioria, discentes do PPGEduc e do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. Também fazem parte do GEPAC professores da rede pública e privada de Seropédica e região, bem como do Estado do Rio de Janeiro; além de pesquisadores e estudiosos de outras instituições de ensino do país. Temas contemporâneos e práticas educativas no campo de atuação da Educação, particularmente, da Educação Física, são foco de interesse de estudos no GEPAC, com destaque aos seguintes: aspectos psicossociais do movimento humano, imagem corporal e corporeidade, diversidade, representações sociais, psicometria e educação física escolar.

    Site do Grupo de Pesquisa: gepac.ufrrj.br
    Instagram: GEPAC (@gepac_ufrrj)
    Canal do Youtube: GEPAC UFRRJ
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/185136

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Pedagogia da Alternância

    Coordenação: Ramofly Bicalho dos Santos.

    Nossa intenção com este grupo de pesquisa é continuar o debate acerca da educação do campo e a formação do educador na sua estreita relação com os movimentos sociais e a pedagogia da alternância no Brasil. Entendemos que a produção crítica do conhecimento nas escolas do campo ressignifica memórias, identidades e histórias de vida de educadores e educandos. Contribui ainda para romper com a ausência de projetos emancipadores no campo brasileiro. Neste projeto, trabalharemos com a história dos movimentos sociais do campo no Brasil e sua luta por educação popular. As fases de fortalecimento e recuo dos movimentos sociais no Brasil. Políticas públicas de educação do campo e sua relação com os povos camponeses, os movimentos sociais e as escolas do campo. História da pedagogia da alternância como projeto de formação integral, auto-formação e desenvolvimento do meio. Apropriações da alternância pelos movimentos sociais no Brasil, em meio às experiências das lutas por Reforma Agrária.

    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9073565758126307

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Infâncias e Diferenças – (GEPELID)

    Coordenação: Flávia Miller Naethe Motta e Carlos Roberto de Carvalho

    O GEPELID nasce na Baixada Fluminense no Campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desdobra-se do GRUPIs – Grupo de Pesquisas Infâncias até os 10 anos a partir da opção de alguns de seus pesquisadores por um referencial teórico metodológico bakhtiniano. Tendo a infância como mote, ampliou sua atuação para pesquisas que se voltam também à formação docente. Atualmente o GEPELID é composto por doutoras, doutorandas, mestres, mestrandas, graduadas e graduandos, e discentes em Iniciação Científica.

    Site do Grupo de Pesquisa: https://gepelid-ufrrj.blogspot.com/
    Facebook: https://www.facebook.com/gepelid.ufrrj
    Instagram: https://www.instagram.com/gepelid/
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgdJDCL-SatXqV6kIPNT0Hw
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1450794168236033

  • Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (AFROSIN)

    Coordenação: Renato Noguera e Luciana Pires Alves.ho

    AFROSIN (Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias) é um grupo de pesquisas que defende o pluralismo racial, a afirmação das diferenças, o combate do racismo através de múltiplas formas e em várias esferas, buscando contribuir para que os fenótipos de todas populações que compõem a sociedade brasileira estejam no mesmo patamar social, político, ético-moral, estético e afetivo. AFROSIN pretende através de suas cinco linhas de pesquisa incentivar, promover, desenvolver, divulgar e implementar investigações e parcerias com outros setores da sociedade com o objetivo de promover equidade étnico-racial. AFROSIN integra o Laboratório de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFRRJ, reúne um grupo de pessoas de várias instituições interessadas em desenvolver pesquisas nas áreas de Ciências Humanas, reunindo UFRRJ, UERJ e UFF.

    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0372208354239075

  • Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura – (GPDOC)

    O GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, pesquisa e desenvolve estudos e projetos sobre a docência na contemporaneidade e as práticas e processos da Cibercultura, em especial a Educação Online e os processos de ensino e aprendizagem. Articula as áreas da Educação, Comunicação e Informática. Seu principal engajamento é com a formação de pesquisadores e docentes em processos de formação inicial e continuada. Neste contexto, o GPDOC tem como objetivos: Compreender os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação e suas implicações para os processos de aprendizagem e docência; Desenvolver metodologias de pesquisa e projetos de ensino e aprendizagem que aproximem o currículo escolar e outras redes educativas das práticas comunicacionais na cibercultura; Desenvolver currículos e atos de currículos para o exercício da docência online; mapear os saberes docentes para o exercício da docência online; compreender como as interfaces digitais podem contribuir para a produção e gestão do conhecimento.

    Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/gpdoc.ruralufrrj.3
    Instagram: https://www.instagram.com/gpdoc.ufrrj/
    Twitter: https://twitter.com/GpdocRural
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbEICCaNAWxh22Wy-li057A
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4327920053209996

  • Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – (GPESURER)

    O Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER – cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq é liderado pelo Prof. Ahyas Siss. O site https://gpesurer.ufrrj.br/ informa que ele foi criado em 2006, no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ -, no Campus Nova Iguaçu, é atualmente composto por pesquisadores e pesquisadoras d UFRRJ e de outras universidades, por alunos(as) e egressos(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ (PPGEduc), bem como por alunos(as) de diversos cursos de graduação da UFRRJ, muitos deles e delas iniciando suas pesquisas com recursos do CNPq (Pibic) e de outras agências de fomento.

    Visite-nos em https://gpesurer.ufrrj.br/

    Espelho do grupo CNPq: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1649

  • Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF)

    Coordenação: Rodrigo Lema Del Rio Martins

    O Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF) reúne professores com diferentes níveis de formação (doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas e graduados) e estudantes de graduação e pós-graduação, interessados em estudar as questões que permeiam os processos de ensino-aprendizagem da educação física. Caracteriza-se como um grupo com participação de professores e estudantes com inserção em contextos de inserção na educação básica.

    Abrigado no Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IE-UFRRJ), o GPDEF desenvolve ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão. No âmbito do ensino em disciplinas de graduação e pós-graduação nas áreas da didática, das práticas de ensino, NEPEs, estágio supervisionados, problemáticas da educação física, seminários de pesquisa e  na educação infantil. No tocante a extensão universitária em frentes de atuação, tais como: no Residência Pedagógica, no PET-Saúde, no Baixada Social, no Atletas Inteligentes, entre outros. No que se refere ao eixo pesquisa os temas principais de estudos são vinculados as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (ProEF) e do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEduc) e focalizam questões relacionadas as práticas pedagógicas, currículo da educação básica e do ensino superior, formação docente, políticas públicas e esporte educacional.

    Site: www.gpdef.com.br/

    Instagram: www.instagram.com/gpdef.ufrrj?igshid=MTNiYzNiMzkwZA==

  • Grupo de Pesquisa Infância até 10 anos – (GRUPIS)

    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2158270944650139
    Coordenação: Anelise Nascimento e Nazareth Salutto.

  • Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade – (GTPS)

    Coordenação: José dos Santos Souza

    O GTPS é um grupo de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), vinculado ao Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ que congrega docentes, alunos de graduação e de pós-graduação – internos e externos à instituição – que investigam as formas contemporâneas de organização do trabalho e gestão da produção, as relações sociais de produção, as formas de organização e ação coletiva dos trabalhadores; a história social do trabalho; a relação entre trabalho, educação e políticas públicas. A categoria “Trabalho” é o elemento aglutinador das diferentes atividades de pesquisa do GTPS. Sua missão é oferecer a pesquisadores de diversas áreas de conhecimento um ambiente profícuo para a articulação de reflexões e produções de conhecimento sobre o trabalho, não só na sua dimensão econômica, mas sociológica, política e cultural. Além de atividades de pesquisa articuladas ao ensino e a atividades de extensão universitária, o GTPS atua também na formação de novos pesquisadores por meio de orientação de bolsistas de iniciação científica do PIBIC/CNPQ, da FAPERJ e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFRRJ (PROIC); orientação de mestrandos e doutorandos que desenvolvem estudos vinculados a suas linhas de pesquisa.

    Site do Grupo de Pesquisa: http://trabalhopoliticaesociedade.blogspot.com
    Youtube: https://youtube.com/channel/UCSRM1jrLEFOrsq26kpuCxvg
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0735100135933491

  • Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – (LEGESEX)

    Coordenação: Joyce Alves da Silva Junior.

    O LEGESEX (Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades – CNPq/UFRRJ) existe desde 2018, sob a coordenação do Prof. Jonas Alves da Silva Junior. No primeiro ano realizamos encontros semanais e, a partir de 2019, passamos a nos encontrar quinzenalmente, sempre no campus de Nova Iguaçu. A ideia de formar este grupo – bastante diverso, diga-se de passagem, já que entre seus membros há pessoas de diferentes níveis escolares (de estudantes do Ensino Médio a doutores em Educação), como também profissionais de diversas formações acadêmicas – nasceu da percepção de que nos diferentes territórios sociais a reprodução cultural dos modelos de gênero, muitas vezes, evidencia a dificuldade dos sujeitos em discutir as questões relacionadas ao masculino/feminino e sua diversidade na gramática social. A densidade da sexualidade humana, bem como a legitimação da existência de relações de gênero foram sumariamente rejeitadas na escola, acarretando discriminação e marginalização de sujeitos que não se encaixam nos protótipos cisheteronormativos valorizados socialmente. Assim, neste grupo, as temáticas gênero e sexualidades na Educação são discutidas e problematizadas, no intuito de tentar, por meio de pesquisas e atividades de extensão, desconstruir preconceitos, ressignificar representações sexistas e LGBTIfóbicas e, assim, possibilitar práticas balizadas nos direitos humanos e em princípios democráticos.

    Site do Grupo de Pesquisa: https://legesexufrrj.blogspot.com
    Facebook: https://www.facebook.com/LEGESEXUFRRJ
    Instagram: https://www.instagram.com/legesex3/
    Youtube: https://youtube.com/channel/UCfvYcq_ebtLxufevVOdbsAA
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5479277656369725

  • Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão – (LEPEDI)

    Coordenação: Allan Rocha Damasceno.

    O presente laboratório reúne diferentes perspectivas epistêmicas e metodológicas de seus pesquisadores, com o objetivo precípuo de fomento à pesquisa e produção do conhecimento nas interfaces das áreas da Educação, Diversidade e Inclusão, em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando os seguintes eixos epistemológicos: * Educação, Inclusão e Direitos Humanos; * Educação, Inclusão e Diversidade Sexual e de Gênero; * Educação, Inclusão e Pessoas com Demandas Específicas de Aprendizagem; * Educação, Inclusão e Pessoas/Grupos em Situação de Vulnerabilidade Social. Tem por missão a produção e disseminação do conhecimento científico-acadêmico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, estimulando a transformação social, fomentando relações interculturais, contribuindo para uma sociedade mais equânime, promovendo reflexões/ações sobre/para inclusão escolar/educacional e (re)inventando novas/outras formas de educar para emancipação humana. Tem por objetivo promover no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em debates acadêmico-científicos o conhecimento científico nas dimensões das culturas, políticas e práticas de inclusão em educação, realizando estudos e projetos que potencializem a plena participação escolar/educacional dos sujeitos de pesquisa do laboratório, superando processos histórico-político-sociais de exclusão.

    Site do Grupo de Pesquisa: https://lepedi-ufrrj.com.br/
    Facebook: https://www.facebook.com/Lepedi-UFRRJ-639188159929082/?ti=as
    Instagram: https://www.instagram.com/lepedi.ufrrj/?igshid=k1tvotrwnvmo
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCKDK-Efje1ePd0U2-qxaw3g
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1408575478291007

  • Laboratório de História da Educação Latino-Americana – (LHELA)

    Coordenação: Fernando César Ferreira Gouvêa e Maria Angélica da Gama Cabral Coutinho.

    O Laboratório de História da Educação Latino-Americana tem como objetivo alargar o campo de estudos da História da Educação a fim de alcançar o espaço latino-americano e possibilitar a execução de parcerias com diferentes instituições e atores na consolidação de um projeto de aproximação entre “vizinhos” tão próximos e, ao mesmo tempo, tão “distantes” no que concerne à construção de um projeto identitário de um bloco histórico, geográfico, político, social e educacional. Ademais, abrigará estudos comparativos sobre formação de professores, instituições de pesquisa e ensino entre o Brasil e os demais países da América Latina.

    Facebook do Grupo de Pesquisa: https://www.facebook.com/lhelaufrrj
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9615969470112202

  • Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação (LIEPE)

    grupo de pesquisa interinstitucional, sediado no Programa de Pós Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

    Projeto de  pesquisa – “Trabalho e saúde docente no estado do Rio de Janeiro”
    Este projeto resulta de um trabalho interinstitucional de investigação realizado no estado do Rio de Janeiro por um conjunto de pesquisadoras e pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação e graduação de diferentes instituições públicas de ensino. O objetivo deste projeto é analisar as condições de trabalho e saúde de professoras e professores que atuam em redes públicas municipais e estaduais no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa deverá realizar uma investigação que compreenda a relação entre as condições e processos de trabalho e a saúde dos docentes, identificando as formas e espectros deste adoecimento, as maneiras como o sofrimento psíquico vem sendo gerido no interior dos sistemas públicos de ensino e as formas de resistência, individuais e coletivas, vêm sendo empreendidas por professoras, professores e seus coletivos, sindicatos e movimentos. A pesquisa ainda deverá se defrontar com diferenças e semelhanças no interior do sistema público de ensino, considerando as permanências e também as particularidades das redes de ensino no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa tem um caráter qualitativo e exploratório, sendo realizada a partir da revisão de literatura e um balanço historiográfico das pesquisas anteriormente realizadas no Brasil sobre a relação entre trabalho e saúde docente. A investigação deverá ainda realizar uma triangulação de fontes a partir de três instrumentos de pesquisa: a) levantamento dos dados oficiais relativos à saúde docentes nas redes públicas de ensino, por meio de pesquisa documental e busca na base do portal da transparência; b) questionário on line a ser aplicado em todo estado do Rio de Janeiro em parceria com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE-RJ); c) entrevista semi-estruturada com professoras e professores. Esta pesquisa se insere no conjunto de pesquisas do Laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação (LIEPE), realizadas desde 2017.  O LIEPE é formado por um conjunto de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes instituições públicas de ensino superior no estado do Rio de Janeiro (UFRRJ, UFF, UERJ, IFF, IFRRJ) e vem nestes sete anos investigando as alterações provocadas no âmbito do processo de trabalho docente, realizado no interior das escolas públicas, frente às reformas educacionais recentes. Essas reformas têm empreendido mudanças profundas na organização e nas condições em que o trabalho docente é realizado, impactando a própria natureza desta atividade laboral, produzindo uma metamorfose do trabalho docente que vem como efeito aprofundar o mal-estar docente.

    Página do LIEPE –  Liepe – Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação

  • Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Educação, Envelhecimento e Serviço Social

    Coordenação: Fabrícia Vellasquez Paiva e Simone da Cunha Tourino Barros.

    O grupo busca discutir sobre educação e direitos, na perspectiva das políticas públicas em sua dimensão da linguagem, especialmente pensando nas populações mais vulneráveis, como os trabalhadores envelhecidos. Para tanto, objetiva assessorar o processo de implantação e desenvolvimento das ações dos conselhos de direitos de idosos e promover capacitação sobre envelhecimento, controle social/conselho e políticas públicas, sendo realizado em quatro frentes de trabalho, a saber: grupos de estudos; atividades educativas nos grupos; pesquisa e Curso de Capacitação de Conselheiros; atividades extensionistas.

    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3788655945898445

  • Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional – (OBEE)

    Coordenação: Marcia Denise Pletsch e Maira Gomes de Souza da Rocha.

    O Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) foi criado em 2009, vinculado ao Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI), com sede no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus de Nova Iguaçu. Desde a sua criação o ObEE tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e programas de extensão na área de Educação Especial focando temas como, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação de professores, acessibilidade e inovação tecnológica aplicada à Educação Especial.

    Site do Grupo de Pesquisa: https://obee.ufrrj.br/
    Facebook: https://www.facebook.com/ObservatorioObEE
    Instagram: https://www.instagram.com/ufrrj.obee/
    Youtube: https://youtube.com/channel/UCFzBYk0Vg9xL2eVA0MsaElg
    Espelho do Grupo no Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4382281158160597

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