Apresentação PPGCTA

Criação: O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) foi criado em 1976 com o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, sendo o primeiro do gênero no Estado do Rio de Janeiro. Em 2005, obteve-se o credenciamento do curso de Doutorado junto à CAPES e a Pós-Graduação do Departamento de Tecnologia de Alimentos – DTA/UFRRJ se consolidou como o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Visão: Ser um Programa de Pós-Graduação de excelência na área de Ciência e Tecnologia de alimentos, contribuindo para a produção de conhecimento que alavanca a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e desenvolvimento tecnológico do País.

Missão: Formar recursos humanos qualificados para atuar no magistério superior, assim como profissionais especializados para atender ao setor produtivo, em atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Docentes: O PPGCTA possui em seu corpo docente profissionais com titulação, formação e experiência compatíveis com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa. O corpo docente do Programa é multidisciplinar e composto por 16 professores permanentes e 1 colaborador, incluindo professores do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA) da UFRRJ, professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos – CTAA.

Discentes: O perfil do corpo discente, renovado anualmente, é composto de profissionais de Medicina Veterinária, Zootecnia, Nutrição, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Farmácia, Química, Gastronomia, entre outros. Cabe destacar a expressiva quantidade de discentes estrangeiros no PPGCTA. Tradicionalmente, os oriundos do Peru são o maior número, mas estudantes de outros países da América Latina (Colômbia, Cuba e Honduras), da África (Moçambique e Angola) e até da Ásia (Síria) são discentes ou egressos do Programa. Em todas as linhas de pesquisa e projetos de pesquisa do PPGCTA há participação de acadêmicos de cursos de graduação, com ou sem bolsas de iniciação científica.

Egressos Com base na atualização realizada em 2019-2020 com os egressos do Programa (70 respostas) o diagnóstico é:

  1. a) 48,60% dos egressos que responderam ao questionário são hoje servidores públicos e/ou atuam em ensino e pesquisa;

  2. b) 24,30% dos titulados no nível de mestrado deram continuidade aos estudos em níveis mais elevados;

Histórico do conceito CAPES:

1998 – 2000: conceito 4

2001 – 2003: conceito 4

2004 – 2006: conceito 4

2007 – 2009: conceito 4

2010 – 2012: conceito 4

2013 – 2016: conceito 3

2017 – 2020: conceito 4

Administração:

Coordenador: Prof. Dr. José Lucena Barbosa Júnior.

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Elisa Helena da Rocha Ferreira.

Secretário: Felipe Rodrigues Ferreira.

Contato

Endereço: Instituto de Tecnologia/ Departamento de Tecnologia de Alimentos, PPGCTA.

e-mail PPGCTA: ppgctarural@gmail.com

Colegiado: O PPGCTA conta com uma comissão composta por 8 integrantes: coordenador (Prof. Dr. José Lucena Barbosa Júnior), vice-coordenadora (Profa. Dra. Elisa Helena da Rocha Ferreira), 4 representantes titulares dos docentes permanentes (Prof. Dr. Carlos Wanderlei Piler de Carvalho, Profa. Dra. Gesilene Mendonça de Oliveira, Prof. Dr. Otniel Freitas Silva, Profa. Dra. Rosa Helena Luchese) e 2 representantes suplentes dos docentes permanentes (Profa. Dra. Caroline Mellinger Silva, Profa. Dra. Mariana Teixeira da Costa Machado). Trata-se do colegiado interno máximo do programa, o qual é responsável por avaliar toda e qualquer situação, inclusive as não previstas em regimentos e normas.

 

 
 
 
 
Share