Infraestrutura

          Os laboratórios disponíveis para as atividades de pesquisa do PPGCTA são estruturados e equipados para o desenvolvimento dos projetos dos discentes e docentes do Programa. No Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA- UFRRJ), o PPGCTA conta com a estrutura de espaços específicos, como: Laboratório de Análise Experimental, Laboratório Multiusuário (Lab Multi), Laboratório Experimental de Tecnologias, Inovação e Serviços em Alimentos (LETIS), Laboratório de Microbiologia de Alimentos, Laboratório de Processos Fermentativos, Laboratório de Química de Alimentos e Planta de Tecnologia de Carnes. Há também laboratórios de instituições parceiras, os quais complementam a infraestrutura do Programa.

          Dentre os principais equipamentos disponíveis pode-se destacar:

     – Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC) com detectores de índice de refração (IR) e arranjo de diodos (PDA);

     – Cromatógrafo Gasoso (CG) com detector de ionização em chamas (FID);

     – Liofilizador de bancada;

     – Espectrofotômetro UV-Vis com varredura;

     – Texturômetro e colorímetr;

     – Equipamentos para determinação da composição centesimal de alimentos;

     – Equipamento para determinação da atividade de água;

     – Equipamentos para determinação da vida útil e análises microbiológicas em geral;

     – pHmetro;

     – Higrômetro;

     – Estufas com e sem circulação forçada de ar;

     – Rotaevaporador;

     – Centrífugas.

          Na EMBRAPA Agroindústria de Alimentos (Guaratiba – RJ), estão disponíveis para execução da parte experimental das Teses e Dissertações do PPGCTA: Laboratório de Análise Sensorial, Laboratório de Cromatografia Gasosa, Laboratório de Cromatografia Líquida, Laboratório de Reologia de Cereais, Laboratório de Fisiologia e Conservação Pós-Colheita, Padaria Experimental, Planta Piloto de Panificação, Plantas piloto de Extrusão Termoplástica e Planta 2.

          Essas infraestruturas disponibilizam o acesso a equipamentos como: cromatógrafos líquido e gasoso, extrusoras, reômetros, difrator de raios X, calorímetro diferencial de varredura, equipamento de alta pressão hidrostático e homogeneização a alta pressão, trocadores de calor (UHT/HTST), envasamento asséptico, sistemas de fracionamento com membranas, dentre outros. Na EMBRAPA, destaca-se principalmente os equipamentos de escala piloto relacionados ao processamento tecnológico de alimentos.

          Na Universidade Federal Fluminense (UFF, Volta Redonda-RJ, é disponibilizado o Laboratório de Engenharia e Tecnologia Agroindustrial (LETA) e o Laboratório Agroindustrial de Embalagem e Tecnologia LAETec, onde se destacam os equipamentos: Espectrômetro de cor, infra vermelho (Espectrômetro de FT/IR com ATR, determinador de atividade de água, microcalorímetro, texturômetro, densímetro digital, medidor de potencial zeta e  titulador de calorimétrica isotérmica.

          Outras infraestruturas podem estar disponíveis aos discentes do PPGCTA por parcerias do Programa com outras instituições, como PPG-EA da Unicamp,  ITAL-Campinas, Laboratórios Multi-usuário de Biologia Molecular (BIOMOL – DPA UFRRJ), Laboratório de Terapia e Fisiologia Celular e Molecular da UEZO e LADEQ/UFRJ.

           


Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFRRJ


EMBRAPA Agroindústria de Alimentos


Share