Premiações

        O impacto do PPGCTA na sociedade também pode ser demonstrado por meio das premiações recebidas por trabalhos realizados de discentes e docentes do Programa.

– Prêmio CAPES de Tese

2023

        A tese de autoria do egresso Augusto Bene Tomé Constantino entitulada “Obtenção de proteínas e amido de amaranto e sua aplicação na coacervação complexa para carreamento de compostos bioativos em produtos alimentícios” recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de tese na área de Ciência de Alimentos em 2023. Augusto é estrangeiro, natural de Moçambique, e com sua trajetória no PPGCTA destaca a importância das políticas de internacionalização na pós-graduação! O trabalho foi realizado sob a orientação do docente Edwin Elard Garcia Rojas.

2022

        A tese de autoria da doutoranda egressa Monique Barreto Santos intitulada “Encapsulação de vitamina D3 por coacervação complexa utilizando carboximetil goma tara (Caesalpinia spinosa) e diferentes proteínas” foi premiada em 1º lugar no Prêmio CAPES de tese na área de Ciência de Alimentos em 2022. O trabalho foi realizado sob a orientação do docente Edwin Elard Garcia Rojas.

        O Prêmio CAPES de tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

2020

       A tese “Estratégias para redução de açúcar de alimentos industrializados destinados ao público infantil” da egressa do PPGCTA Mayara Freitas Lima recebeu Menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2020. O trabalho foi realizado sob a orientação da docente Rosires Deliza e coorientação do Dr. Gastón Aires.

       Outras premiações

– Menção Honrosa no congresso II Insetec realizado na Unicamp em 2023. Trabalho: ”Composição dos enxúvias da muda e da pupa da Hermetia illucens (Dipítera: Stratiomydae) e seu potencial como fonte de quitina”. Envolvidos: discente Joyce Cheve de Sá e docente José Lucena Barbosa Júnior.

– Menção Honrosa no Congresso On-line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação promovido pela UFSJ em 2020. Trabalho: ”Milheto germinado (Pennisetum glaucum (L.)) reduz alterações hepática e renal e não altera hormônios tireoidianos em ratos”. Envolvidos: egressa do PPGCTA Amanda Mattos Dias Martins e docente Carlos Wanderlei Piler de Carvalho.

– 2º lugar na categoria apresentação ORAL no I SenseLatam – Congresso Latino Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor realizado em 2020. Trabalho: “How are the sensory properties perceived by consumer? A case study with pressurized tropical mixed juice”. Envolvidos: discente/egressa Inayara Beatriz Araújo Martins orientada pela docente Rosires Deliza e coorientada pelo docente Amauri Rosenthal.

– 2º lugar no VIII COINE (Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo sem Glúten) realizado em 2019.  Trabalho: “Efeito da informação sobre a aceitação sensorial de achocolatado contendo sorgo”. Envolvidos: discente Davy William Hidalgo Chavez sob orientação do docente José Luiz Ramirez Ascheri.

– 3° lugar no VIII COINE (Congresso Internacional de Nutrição Especializada e Expo sem Glúten) realizado em 2019. Trabalho: “Teor de proantocianoidinas, capacidade antioxidante e desempenho na cocção da massa alimentícia integral de arroz vermelho (Oryza Sativa L.)”. Envolvidos: discente/egressa Andrea dos Santos Silva sob orientação da docente Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa.

– 1º lugar no Congresso Internacional de Nutrição Especializada (VII COINE 2018). Trabalho: “Capacidade antihiperglicêmica e antioxidante de massas alimentícias integrais de milheto”. Envolvidos: discente/egressa Kênia Letícia Ferreira Pessanha sob orientação do docente Carlos Wanderlei Piler de Carvalho

– A docente Nathália Ramos de Melo recebeu o Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia do XXVIII Seminário de Iniciação Científica em 2018, Universidade Federal Fluminense referente aos 10 melhores trabalhos de referido evento.

– XVI Prêmio Tokarnia de Pesquisa em Medicina Veterinária (2017). Trabalhos: “Identificação de fraudes e perdas econômicas geradas por excesso de água em  cortes de  filés  de  peito  de frangos  comercializados  em  mercados  varejistas  no município do Rio de Janeiro” e “Avaliação da rotulagem de linguiças suína, mista e de frango  comercializadas  em  mercados  varejistas  no município de Valença/RJ”. Envolvidos: discente/egresso Fábio Antônio de Barros Vicente sob orientação da docente Simone Pereira Mathias (ex-membro do corpo docente do PPGCTA).

– Premiação no XI Fórum da Pós-graduação da UFRRJ (2017) na Categoria: Doutorado, Ciências Agrárias. Trabalho: “Estratégias para a redução do consumo de açúcar pelo público infantil”. Envolvidos: discente/egressa Inayara Beatriz Araújo Martins sob orientação da docente Rosires Deliza.

– Premiação no XI Fórum da Pós-graduação da UFRRJ (2017) na Categoria: Mestrado, Ciências Agrárias. Trabalho: “Efeito da adição de farinha de batata doce alaranjada (Ipomoea batatas) nas propriedades físico-químicas, nutricionais e funcionais de um picolé de iogurte”. Envolvidos: discente/egressa Camila Mello Olímpio do Nascimento sob orientação da docente Maria Ivone Martins Jacintho Barbosa.

Share