2023
● Patrimônio Científico e Tecnológico na Educação Profissional: movimentos de identificação e preservação
DISS 2023_EMILIANE PINTO COELHO HADDAD
● Paraty e Ilha Grande – Cultura e Biodiversidade – Primeiro Sítio Misto do Brasil e se tornar Patrimônio Mundial: compromissos, desafios e perspectiva
DISS 2023_ANDREIA DA SILVA LOPES STELLET DE OLIVEIRA
● PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU: UM PATRIMÔNIO CULTURAL NATURAL DA BAIXADA FLUMINENSE, POTENCIALIDADES E DESAFIOS
DISS 2023_MARCOS PAULO MORAES OLIVEIRA
● ARAQUÉM SHOW: TRANSFORMAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES CULTURAIS DE UMA QUADRILHA JUNINA
DISS 2023_EDUARDO MDEIRO BASTOS DE SANTANA
● Memória ferroviária em Valença: apagamentos e reconstruções
DISS 2023_JOÃO BATISTA DE FREITAS NEUBANER
● Resgate da Beleza e do Sagrado na Imaginária Colonial Duquecaxiense: A Recuperação das Esculturas do Rei Davi e Betsabá
DISS 2023_ELAINE TAVARES DE GUSMÃO
● A CONSERVAÇÃO DA PRAÇA BARÃO DE CAMPO BELO, NO MUNICÍPIO DE VASSOURAS/RJ, EM FACE DO TOMBAMENTO FEDERAL
DISS 2023_MARIANA D AGUILA GATZKE
● DIÁRIO DE MUSEU: CAROLINA MARIA DE JESUS E O AFRO BRASIL MEMÓRIAS DISPERSAS DO PATRIMÔNIO NEGRO
DISS 2023_FABIANE APARECIDA DA SILVA LIMA
● Memórias de vivências: Meu encontro entre tempos e saberes no terreiro Ilé Àsé Omode Titán na Baixada Fluminense
DISS 2023_MONIQUE RODRIGUES DA SILVA
2022
● EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: RESSIGNIFICAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL DE SERRANÓPOLIS DO IGUAÇU – PR PARA A COMUNIDADE
DISS 2022_ROSÂNGELA DAIANA DOS SANTOS
● “MINHA MOCIDADE” (IN) DEPENDENTE DE PADRE MIGUEL: PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA DE UMA ESCOLA DE SAMBA
DISS 2022_JANETE BUSTAMANTE DOS SANTOS
● Educação patrimonial como ação política e prática pedagógica inclusiva
DISS 2022_RENATA NASCIMENTO Y MANSOUR
● A IDENTIDADE DE INTEGRANTES DO GRUPO CULTURAL BATIDAS E RIMAS LOCALIZADO EM QUEIMADOS/RJ: A RELAÇÃO ENTRE CULTURA E SOCIEDADE NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
DISS 2022_SARAH MARTINS CASSIANO
● AS TAPEÇARIAS DO ESPRAIADO COMO REFERÊNCIA CULTURAL DE IDENTIDADE E MEMÓRIA DA LOCALIDADE DE MARICÁ: O RESGATE DE UM SABER-FAZER DE MAIS DE SETE DÉCADAS
DISS 2022_TATIANA MACEDO DA COSTA
● A Os usos e valores do patrimônio cultural em tempos de conflito: Análise de atos iconoclastas em monumentos públicos durante o “Estallido Social Chileno” entre outubro de 2019 e março de 2020
DISS 2022_NADIA RAQUEL LÓPEZ GUERRA
● O CANTO DO REINADO NA COMUNIDADE NEGRA DOS ARTUROS (MG): MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO DA HERANÇA AFRICANA
DISS 2022_BEATRIZ DOS SANTOS CHAVES
● Pichação: um movimento cultural e político de resistência
DISS 2022_ROSELENE SÉRGIO RIBEIRO
● “Registros” de santos em azulejo no bairro de Ramos: mapeamento digital, iconografia e funções
DISS 2022_MARIA LUCIA SILVA DOS ANJOS
● Referências Culturais, Territorialidade e Identidade Quilombola na Comunidade de Santana (Vale do Paraíba – RJ)
DISS 2022_NAYARA FERREIRA LACERDA
● DO LADO DE CÁ TAMBÉM TEM MEMÓRIAS! O PROCESSO DE MIDIATIZAÇÃO DA MEMÓRIA ‘GRUPO CABUÇU TEM HISTÓRIAS’
DISS 2022_MARCELLE VERONEZI MIQUELINE LOPES
2021
● Arte, gênero e memória : o uso do patrimônio chileno da arpilleria como instrumento de resistência política pelas mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragem do Vale do Guapiaçu (R.J.)
● As possíveis relações arquitetônicas entre o barroco luso-brasileiro e o barraco hispânicoamericano no período do Brasil Colônia
● Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
● Memória ferroviária em Vila de Cava: o Direito à memória na construção do patrimônio cultural da Baixada Fluminense
● Patrimônio cultural, direitos culturais e um outro “lugar social” para a louɔura: da reforma da saúde mental à patrimonialização
● Dilemas da cidade contemporânea que envolvem a ideia do desenvolvimento e o patrimônio cultural: Via Light seus significados nesse contexto
● Indicadores econômicos da conservação: o caso da “Fábrica do Conhecimento” em Paracambi – RJ
[…]
● A Irmandade de Homens Pretos de Santo Elesbão e Santa Efigênia: Memória, Identidade e Resistência Cultural Negra Africana no Rio de Janeiro
2020
● Patrimônio cultural e memória do subúrbio de Madureira – RJ: o mapeamento cultural como ferramenta de valoração
● Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico na Educação Patrimonial
● Revendo a prática da conservação das habitações sociais: o caso da Rua Senador Pompeu, Nº 34
● O silenciamento de uma língua e o apagamento da memória: a resistência cultural da língua da Tabatinga e sua perspectiva patrimonial
● Luta pela Salvaguarda da Capoeira no estado do Rio de Janeiro: A Visão de um Mestre
● São João Marcos, patrimônio subjugado: A fragmentação da memória de São João Marcos de 1946-1964
● Impactos do Turismo Cultural sobre comunidades urbanas tradicionais: o caso da Região Portuária do Rio de Janeiro
2019
● Educação patrimonial e turística nos lugares de memória: o caso do município de Resende-RJ
● Arquivo, memória e seus lugares: um olhar sobre o arquivo da UFRRJ a partir do documento e sua perspectiva patrimonial
[…]
● Complexo Ferroviário de Valença: aspectos da História e do Patrimônio Industrial Ferroviário
● O que não salvaguarda, o racismo leva: a pertença das comunidades de terreiro nos processos de tombamento do IPHAN
● A esperança equilibrista sabe que o Memorial da Anistia Política do Brasil deve continuar: desafios na consolidação de um espaço vivo
● O lugar da Educação Patrimonial na escola: o Madonnaro como ferramenta de Educação ao Patrimônio
● O Patrimônio Documental como fonte de conhecimento: para a conservação do acervo da LabDoc/UFRRJ
● Por uma história cultural das cartas: o saber-fazer epistolar como bem cultural determinante na construção da sociedade fluminense oitocentista
● “Seu lugar é no museu!” A atuação do Museu Vivo do São Bento na construção de sentidos sobre o patrimônio da Baixada Fluminense
● Música e Lugar de Memória: registros de memórias do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em canções