Refletir de forma crítica e contextualizada acerca das noções de Memória e Patrimônio, Identidades e Patrimônio e Sociedade e Patrimônio as quais norteiam ações em instituições do setor público e/ou privado; Compreender a natureza dos bens culturais móveis, imóveis e imateriais para que as medidas de proteção e de conservação se adequem a estes;
Contribuir para o entendimento da legislação referente à conservação do patrimônio cultural no âmbito internacional, nacional, regional e local; Auxiliar o desenvolvimento de análises concernentes aos aspectos tecnológicos em processos de conservação a partir dos diversos suportes de Memória e de Bens Culturais Móveis (vestígios arqueológicos, acervos museológicos e artísticos, material iconográfico e fotográfico, documentação etc.) e Imóveis (edificações, áreas urbanas e rurais) e diferentes formas de patrimônio imaterial;
Induzir e realizar ações de educação patrimonial em seus distintos níveis educacionais com o intuito de propiciar a formação de quadros que atuem em diversos entes institucionais (públicos, privados e não governamentais);Buscar a capacitação de pessoas e entes institucionais que redundem em formação de pessoal para a produção de projetos que incidam direta ou indiretamente nas áreas de Patrimônio, Memória, Identidade e Sociedade; Estimular o desenvolvimento de atividades tangentes tanto à gestão de patrimônio quanto à administração de memórias, institucionalizadas ou não, com o objetivo de consolidar e aumentar nosso entendimento sobre aspectos relativos às noções de Memória e de Patrimônio; Ampliar e divulgar o conceito de Conservação, seja ele no sentido teórico-histórico, seja no que diz respeito às técnicas de preservação e restauração, seja no que tange às práticas ecológicas e ambientais; Procurar compreender as diversas formas e estratégias de conservação de Memória e das articulações existentes com os seus respectivos nichos identitários na sociedade; Promover práticas que visem à consolidação da noção de integração indissociável entre Patrimônio, Cultura e Sociedade, seja no plano material, seja no plano imaterial; e Fomentar atividades de pesquisa que impulsionem o desenvolvimento sustentável de comunidades locais e regionais.
Perfil do egresso a ser formado
O profissional egresso do curso deverá estar atualizado e qualificado para atuar no desenvolvimento de análises concernentes aos aspectos acadêmicos e tecnológicos em processos de conservação a partir dos diversos suportes de Memória e de Bens Culturais Móveis (vestígios arqueológicos, acervos museológicos e artísticos, material iconográfico e fotográfico, documentação etc.) e Imóveis (edificações, áreas urbanas e rurais, sítios arqueológicos etc.) e diferentes formas de patrimônio imaterial. A partir dos objetivos, definiu-se que o perfil do egresso do curso contempla dois perfis.
No primeiro caso, após uma sólida formação teórica com ênfase em pesquisa, coroada com a produção de dissertações avaliadas por bancas examinadoras compostas por doutores, ou de artigos, presume-se que o aluno atuará como docente e/ou pesquisador predominantemente no meio acadêmico em todos os níveis ou em instituições produtoras de conhecimentos nas áreas de ciências humanas e sociais. Estas informações direcionam-se especialmente para os temas relativos à natureza cultural e social de regiões metropolitanas, tendo como referência principal o caso do Rio de Janeiro. Nesta mesma lógica, encaminha-se a constituição de outro perfil, vinculado com atividades técnicas, de profissionais, de produção e de execução de projetos, consultorias, pareceres, entre outros, na prestação de serviços nos âmbitos das políticas públicas federais, estaduais, municipais e nas iniciativas do setor privado, de autônomos, escritórios e empresas locais, sem a perda da contextualização com as demais regiões metropolitanas brasileiras e de outros países. Espera-se, também, a atuação integrada destes dois perfis através da conjugação de idéias com ações concretas