Oferta do curso

O Programa de Mestrado Acadêmico em Patrimônio, Cultura e Sociedade da UFRRJ prevê entradas anuais e preconiza o cumprimento de 420 horas em um prazo de dois anos. Entre as disciplinas, quatro são obrigatórias e quatro são optativas, sendo que estas últimas serão escolhidas dentre um conjunto de disciplinas ofertadas anualmente. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 28 créditos.
Cumpridos os dois primeiros semestres de disciplinas obrigatórias ou 8 créditos, que tratam fundamentalmente dos problemas teóricos e das metodologias de pesquisa, devidamente articuladas a proposta do Programa, conforme expostas no conteúdo programático das disciplinas, e mais outros 12 créditos, com disciplinas optativas, cujo objetivo é, a um só tempo, aprofundar os temas tratados naquelas disciplinas obrigatórias, e possibilitar o intercâmbio relativo aos conteúdos daquelas disciplinas atendendo ao necessário ambiente interdisciplinar, conforme a natureza da proposta ora apresentada, o discente se submeterá a uma primeira apreciação do desenvolvimento de seu trabalho, em formato de banca, cujo objetivo é aferir a qualidade de seu trabalho nesta fase do programa. Após esta fase, estão previstos mais 8 créditos de disciplinas obrigatórias que tratam essencialmente da redação da dissertação de mestrado. Para isso, o discente deverá, no 3º. semestre, cursar uma disciplina intitulada Seminário de Pesquisa, cujo objetivo é auxiliá-lo na pesquisa, promovendo a discussão com outros discentes e docentes para o aprimoramento do seu arcabouço teórico-metológico. As disciplinas optativas poderão ter também o caráter de atividades (optativas previstas para o 2º. e 3º. semestres), tais como oficinas e workshops, de modo a oferecer ao mestrando elementos práticos para a sua formação. Estas disciplinas serão articuladas com as propostas das disciplinas obrigatórias, com o intuito de garantir a adequação entre os conteúdos e os aspectos metodológicos. Está prevista a co-participação de dois ou três professores a ministrar disciplinas. Esta prática conduz a integração maior entre os professores e suas respectivas formações teóricas e metodológicos, contribuindo para a aproximações tradicionalmente disciplinares entre os docentes e discentes de formações diversas.