Áreas / Linhas

Área de Concentração – “Patrimônio Cultural: Memória, Identidades e Sociedade”

Entende-se por Patrimônio Cultural (UNESCO, México, 1982; 1985), nisso incluído o Patrimônio Cultural Brasileiro, o conjunto de bens (materiais e não materiais), com significados e importância na cultura de um grupo de pessoas, e que compreende o conjunto de obras e realizações de uma dada sociedade ao longo de sua história. Estas obras, surgidas a partir da criação de seus artistas, arquitetos, músicos, escritores, sábios, etc., bem como de criadores anônimos, expressam não apenas um conjunto de valores reais que dão sentido à vida daquele grupo social – isto é, de suas obras materiais -, mas também exprimem a criatividade deste mesmo grupo social. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 216, dispõe ainda que o Patrimônio Cultural Brasileiro “é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como: as formas de expressão, os modos de criar, fazer, viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos; edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; as edificações, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico”. Nota-se que entre o nível teórico da definição da UNESCO e a categorização explícita dada pela Constituição brasileira situam-se as práticas sociais articuladas com o todo material, ou seja, não é considerado apenas o conjunto de técnicas que utilizamos para conhecer determinado objeto ou contexto material, mas principalmente as múltiplas ações da atividade humana, conscientes ou não, que dão sentido a existência de uma dada sociedade. Nossa preocupação central gira em torno do processo de apropriação e cognição da realidade social na construção da(s) Memória(s) Social(is), de um lado, e das Identidades Sociais, de outro, tendo como base a questão do Patrimônio Cultural. Na primeira, relativa à Memória Social, frisa-se a capacidade diacrônica de explicar e perceber a dinâmica da mutação social na construção da Identidade Social; na segunda, privilegia-se uma visão sincrônica mais sistêmica e estrutural da realidade, em que a Identidade Social contribui para entendermos os fenômenos da Memória Social e vice-versa. Ambas requerem um olhar interdisciplinar sobre estes fenômenos e sua divisão é meramente analítica. De um lado, privilegia-se uma aproximação dos processos/padrões materiais da vida social, que precedem até mesmo o sujeito histórico (movimentos sociais, correntes de pensamento, instituições etc.), e que determinam a reprodução e, por vezes, a renovação ou a ruína de um dado tecido social a partir do entendimento das Memória Coletivas e Individuais, das condições de produção destas Memórias e de seu lugar na sociedade. De outro, o interesse recai sobre os domínios do simbólico, entendido aqui em sua dimensão subjetiva/psicológica (moral, ideológica, comportamental, etc.), No primeiro caso, é frequente que o instrumental teórico- metodológico almeje uma explicação holística, universalmente articulada, do todo social; no segundo caso, é comum que se busque, por meio de metodologias ajustadas aos seus respectivos enfoques, a interpretação e decifração da subjetividade presente no sujeito histórico. É difícil imaginar que em ambos os casos não haja vínculos intrínsecos entre uma e outra esfera, em que as vivências individuais ou coletivas não tenham referências no campo simbólico, ancorado em uma realidade que lhe é aparentemente exterior.

 

Linha de Pesquisa 1 – “Patrimônio Cultural: Memória e Sociedade”
Tem como foco o estudo do Patrimônio Cultural (material e imaterial) ligado aos lugares de Memória a partir das instituições, entidades e  movimentos sociais, ou correntes de pensamento, considerados também em sua interface material, a partir dos objetos (móveis, imóveis e semoventes), dos modos de produção, da realização, construções e modos de conservação, materiais constitutivos, etc., reivindicando assim diferentes saberes como por exemplo, a Historia, a Arte, a Arqueologia, a Arquitetura, o Urbanismo, o Turismo etc. grupos envolvidos, suas atividades e as implicações de ambos os casos na autenticidade e integridade dos bens culturais em evidencia.

DOCENTES

Ana Paula Ribeiro de Araújo

Claudio Antonio Santos Lima Carlos

Fábio Pereira Cerdera

Fábio Ricardo Reis De Macedo

Isabela da Fátima Fogaça

Julio Cesar Ribeiro Sampaio

Raquel Alvitos Pereira

 

Linha de Pesquisa 2 – “Patrimônio Cultural: Identidades e Sociedade”

Tem como preocupação central a discussão do Patrimônio Cultural (tangível e não tangível) a partir dos diferentes fenômenos identitários, que de um lado se expressam por meio de signos, linguagens etc., e por outro, manifestam-se por meio de saberes tradicionais, festas e celebrações religiosas, artísticas etc. a partir das vivências sociais responsáveis em maior ou menor grau pelo amalgama social. Trata-se aqui de um lado de priorizarmos as experiências e práticas sociais cotidianas que envolvem a construção do sujeito coletivo, bem como a construção das manifestações culturais e simbólicas, imagéticos e comportamentais concernentes à produção de processos identitários individuais ou coletivos.

DOCENTES

Alexandre Lazzari

Arthur Gomes Valle

Elis Regina Barbosa Angelo

Marcos José de Araújo Caldas

Mônica de Souza Nunes Martins

Otair Fernandes de Oliveira

Share