Áreas / Linhas

Área de Concentração – “Patrimônio Cultural: Memória, Identidades e Sociedade”

Entende-se por Patrimônio Cultural (UNESCO, México, 1982; 1985), nisso incluído o Patrimônio Cultural Brasileiro, o conjunto de bens (materiais e não materiais), com significados e importância na cultura de um grupo de pessoas, e que compreende o conjunto de obras e realizações de uma dada sociedade ao longo de sua história. Estas obras, surgidas a partir da criação de seus artistas, arquitetos, músicos, escritores, sábios, etc., bem como de criadores anônimos, expressam não apenas um conjunto de valores reais que dão sentido à vida daquele grupo social – isto é, de suas obras materiais -, mas também exprimem a criatividade deste mesmo grupo social. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 216, dispõe ainda que o Patrimônio Cultural Brasileiro “é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como: as formas de expressão, os modos de criar, fazer, viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos; edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; as edificações, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico”. Nota-se que entre o nível teórico da definição da UNESCO e a categorização explícita dada pela Constituição brasileira situam-se as práticas sociais articuladas com o todo material, ou seja, não é considerado apenas o conjunto de técnicas que utilizamos para conhecer determinado objeto ou contexto material, mas principalmente as múltiplas ações da atividade humana, conscientes ou não, que dão sentido a existência de uma dada sociedade. Nossa preocupação central gira em torno do processo de apropriação e cognição da realidade social na construção da(s) Memória(s) Social(is), de um lado, e das Identidades Sociais, de outro, tendo como base a questão do Patrimônio Cultural. Na primeira, relativa à Memória Social, frisa-se a capacidade diacrônica de explicar e perceber a dinâmica da mutação social na construção da Identidade Social; na segunda, privilegia-se uma visão sincrônica mais sistêmica e estrutural da realidade, em que a Identidade Social contribui para entendermos os fenômenos da Memória Social e vice-versa. Ambas requerem um olhar interdisciplinar sobre estes fenômenos e sua divisão é meramente analítica. De um lado, privilegia-se uma aproximação dos processos/padrões materiais da vida social, que precedem até mesmo o sujeito histórico (movimentos sociais, correntes de pensamento, instituições etc.), e que determinam a reprodução e, por vezes, a renovação ou a ruína de um dado tecido social a partir do entendimento das Memória Coletivas e Individuais, das condições de produção destas Memórias e de seu lugar na sociedade. De outro, o interesse recai sobre os domínios do simbólico, entendido aqui em sua dimensão subjetiva/psicológica (moral, ideológica, comportamental, etc.), No primeiro caso, é frequente que o instrumental teórico- metodológico almeje uma explicação holística, universalmente articulada, do todo social; no segundo caso, é comum que se busque, por meio de metodologias ajustadas aos seus respectivos enfoques, a interpretação e decifração da subjetividade presente no sujeito histórico. É difícil imaginar que em ambos os casos não haja vínculos intrínsecos entre uma e outra esfera, em que as vivências individuais ou coletivas não tenham referências no campo simbólico, ancorado em uma realidade que lhe é aparentemente exterior.

Linha de Pesquisa 1 – “Patrimônio Cultural: Memória e Sociedade”
Tem como foco o estudo do Patrimônio Cultural (material e imaterial) ligado aos lugares de Memória a partir das instituições, entidades e  movimentos sociais, ou correntes de pensamento, considerados também em sua interface material, a partir dos objetos (móveis, imóveis e semoventes), dos modos de produção, da realização, construções e modos de conservação, materiais constitutivos, etc., reivindicando assim diferentes saberes como por exemplo, a Historia, a Arte, a Arqueologia, a Arquitetura, o Urbanismo, o Turismo etc. grupos envolvidos, suas atividades e as implicações de ambos os casos na autenticidade e integridade dos bens culturais em evidencia.

DOCENTES

Ana Paula Ribeiro de Araújo

Claudio Antonio Santos Lima Carlos

Fábio Pereira Cerdera

Fábio Ricardo Reis De Macedo ( Temporário )

Helio Luiz Herbst Junior

Isabela da Fátima Fogaça

Julio Cesar Ribeiro Sampaio

Raquel Alvitos Pereira

Linha de Pesquisa 2 – “Patrimônio Cultural: Identidades e Sociedade”

Tem como preocupação central a discussão do Patrimônio Cultural (tangível e não tangível) a partir dos diferentes fenômenos identitários, que de um lado se expressam por meio de signos, linguagens etc., e por outro, manifestam-se por meio de saberes tradicionais, festas e celebrações religiosas, artísticas etc. a partir das vivências sociais responsáveis em maior ou menor grau pelo amalgama social. Trata-se aqui de um lado de priorizarmos as experiências e práticas sociais cotidianas que envolvem a construção do sujeito coletivo, bem como a construção das manifestações culturais e simbólicas, imagéticos e comportamentais concernentes à produção de processos identitários individuais ou coletivos.

DOCENTES

Alexandre Lazzari ( Colaborador )

Arthur Gomes Valle ( Temporário )

Bruno Nogueira Ferreira Borja

Camila Daniel

Debora Teixeira Pires

Elis Regina Barbosa Angelo

Marcos José de Araújo Caldas

Otair Fernandes de Oliveira

Share