OTAIR FERNANDES DE OLIVEIRA (Professor permanente)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2008) com mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1999), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1993) e Licenciado pela Fundação Unificada Campograndense (FEUC, 1985). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, no Instituto Multidisciplinar, Campus Nova Iguaçu, lotado no Departamento Educação e Sociedade (DES) atuando em vários cursos de graduação e pós-graduação lato sensu sobre educação e promoção da igualdade racial. Coordena o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas (LEAFRO-Neabi-UFRRJ). É Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Patrimônio Imaterial e Cultura Afro-Brasileira (GEPICAfro). É membro do Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relação Étnico-Raciais (GPESURER). É vice–coordenador do Observatório das Políticas de Democratização de Acesso e Permanência na Educação Superior da UFRRJ (OPAA). É tutor do Grupo PET/CONEXÕES DE SABERES: Dialogando e Interagindo com as Múltiplas Realidades e Saberes da Baixada Fluminense. Temas de interesse nas nas áreas da Sociologia Política e Educação, especificamente no campo do ensino da sociologia e relações étnico-raciais (ERE), patrimônio e cultura afro-brasileira, políticas de ações afirmativas e ensino superior.