JULIO CESAR RIBEIRO SAMPAIO (Professor permanente)

Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Faculdades Integradas Silva e Souza, Rio de Janeiro (1985), Especialização em Sociologia Urbana – Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1988).

Mestrado em Conservação de Edificações Históricas (MSc) – Edinburgh College of Art, Escócia, Reino Unido (1992).

Doutorado em Arquitetura (DPhil) pela Universidade de York, Inglaterra, Reino Unido (2002).

Experiência acadêmica (ensino e pesquisa) e técnica (projetos em geral) desde 1981 na conservação de edificações e de áreas urbanas com passagens em órgãos de tutela do patrimônio cultural (INEPAC, DGPC, Corredor Cultural, entre outros). É membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios/ICOMOS Brasil a partir de 1998, Conselheiro Regional (Sudeste) da gestão atual (triênio 2015-2018) e também do Comitê Científico Internacional de Treinamento do ICOMOS-CIF/ICOMOS desde 2008.

Atualmente  Professor Associado III do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade/PPGPACS do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.