A autoavaliação do PFBA/ UFRRJ constitui uma ferramenta para uma reflexão inicial a respeito do andamento do programa de pós-graduação e posterior análise dos indicadores que o conduzirão para a implementação de estratégias e em consequência, a tomada de decisões que irão garantir a ascensão do nível do curso e seu contínuo crescimento. Nas condições atuais, a autoavaliação nos permite conhecer qual a nossa situação atual no curso.
O objetivo da autoavaliação é avaliar o desempenho de nosso curso de pós-graduação, atendendo à formação de discente, qualidade das pesquisas dos docentes, produção científica assim como a inserção dos egressos do programa.
A estratégia em termos gerais do curso consiste na avaliação periódica da produção de conhecimento mediante o monitoramento da formação dos discentes e qualidade da produção do conhecimento. Para isso será chave a identificação de FORÇAS, OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FRAQUEZAS no programa.
As ações permitirão dar cumprimento aos objetivos do programa sendo estas:
Ações com vistas à ampliação da produção do conhecimento, da produção científica ou da adoção de tecnologias:
Medidas para o aumento da eficácia do PPG quanto à formação de mestres e doutores, aumento qualitativo e quantitativo da produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes ao PPG:
Reunião de Autoavaliação do PFBA/ UFRRJ
Quesito Formação (Metas a serem alcançadas):
DISCENTES/ EGRESSOS/ PÓS-DOUTORANDO:
–Número de Bolsistas no Programa – meta – 10
Resultado (até 03/2024) – 16 cotas (Mestrado) e 4 cotas (Pós-doutor) = 16
–Índice de Egressos do Curso inseridos em Programas de Doutorado ou em atividades de ensino, pesquisa e, empresas públicas ou privadas – meta – 80%
Resultado (até 03/2024) – valor correspondente a meta = 100 %
–Número total de artigos (estratos A1-B4) produzidos no quadriênio associado a discentes/egressos dividido pelo número total de titulados no quadriênio – meta – 2 (corresponde a um mínimo de 30 artigos por 15 titulados) (PONTO CRÍTICO)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta = 3,3
–Pontuação total do Programa na forma de Artigos Científicos associados a discentes/ egressos [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos, A4 = 55 pontos, B1 = 40 pontos, B2 = 30 pontos, B3 = 20 pontos e B4 = 10 pontos) dividido pelo número total de discentes (mestres + doutores) titulados no quadriênio. A fórmula para cálculo da pontuação é: 𝑷𝑻𝑷/𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔= 𝒏º𝑨𝟏 (𝟏𝟎𝟎) + 𝒏º 𝑨𝟐 (𝟖𝟓) + 𝒏º𝑨𝟑 (𝟕𝟎) + 𝒏º 𝑨𝟒 (𝟓𝟓) + 𝒏º 𝑩𝟏 (𝟒𝟎) + 𝒏º 𝑩𝟐 (𝟑𝟎) + 𝒏º 𝑩𝟑 (𝟐𝟎) + 𝒏º 𝑩𝟒 (𝟏𝟎)/ 𝒏º 𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒂𝒅𝒓𝒊ê𝒏𝒊𝒐] – meta – 85 (corresponde a um mínimo de 1275 pontos por 15 titulados) (PONTO CRÍTICO)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta = 120
–Pontuação total qualificada 1 do Programa na forma de Artigos Científicos (A1-A4) associados a discentes/ egressos [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos e A4 = 55 pontos) dividido pelo número total de discentes (mestres + doutores) titulados no quadriênio. A fórmula para cálculo da pontuação é: 𝑷𝑻𝑷𝒒𝟏/𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔= 𝒏º𝑨𝟏 (𝟏𝟎𝟎) +𝒏º𝑨𝟐 (𝟖𝟓)+𝒏º𝑨𝟑 (𝟕𝟎)+𝒏º𝑨𝟒 (𝟓𝟓)/𝒏º 𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒂𝒅𝒓𝒊ê𝒏𝒊𝒐] – meta – 70 (corresponde a um mínimo de 1050 pontos por 15 titulados) (PONTO CRÍTICO)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta = 76,6
–Pontuação total qualificada 2 do Programa na forma de Artigos Científicos (A1-A2) associados a discentes/ egressos [(A1 = 100 pontos e A2 = 85 pontos) dividido pelo número total de discentes (mestres + doutores) titulados no quadriênio. A fórmula para cálculo da pontuação é: 𝑷𝑻𝑷𝒒𝟐/𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔= 𝒏º𝑨𝟏 (𝟏𝟎𝟎) + 𝒏º𝑨𝟐 (𝟖𝟓)/ 𝒏º 𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒂𝒅𝒓𝒊ê𝒏𝒊𝒐] – meta – 45 (corresponde a um mínimo de 675 pontos por 15 titulados) (PONTO CRÍTICO)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta = 30,8
DOCENTE PERMANENTE:
–Pontuação da produção total (artigos) do programa por docente permanente por ano (PTP/ DP/ ano) [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos, A4 = 55 pontos, B1 = 40 pontos, B2 = 30 pontos, B3 = 20 pontos e B4 = 10 pontos) PTP Total do Programa/ DP/ ano = nºA1(x100) + nºA2 (x85) + nºA3 (x70) + nºA4 (x55) + nºB1 (x40), + nºB2 (x30) + nºB3 (x20) + nºB4 (x20)/ nº docentes permanentes/ ano] – meta – 800 (corresponde a um mínimo de 9600 pontos por 12 docentes permanentes) (PONTO CRÍTICO)
Resultado (até 04/2024) – valor correspondente a meta = 7380 pontos
–Pontuação dos melhores produtos indicados por docentes permanentes, ponderada por estrato, em artigos, livros, capítulos de livro e patentes com discentes/ egressos, dividida por docente permanente/ ano de atuação no Programa [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos, A4 = 55 pontos, B1 = 40 pontos, B2 = 30 pontos, B3 = 20 pontos e B4 = 10 pontos); L1 = 300 e 100 pontos (capítulos), L2 = 240 e 80 pontos (capítulos), L3 = 180 e 60 pontos (capítulos) , L4 = 120 e 40 pontos (capítulos) e L5 = 60 e 20 pontos (capítulos)]. PTP Academica/ DP/ ano = nº A1 (100) + nº A2 (85) + nº A3 (70) + nº A4 (55)+ nº B1 (40) + nº B2 (30) + nº B3 (20) + nº B4 (10) + nº L1 (300 ou 100) + nº L2 (240 ou 80) + nº L3 (180 ou 60) + nº L4 (120 ou 40) + nº L5 (60 ou 20)/ nº docentes permanentes/ano] – meta – 500 (corresponde a um mínimo de 6000 pontos por 12 docentes permanentes) (PONTO CRÍTICO)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta =
–Percentual total dos melhores produtos indicados por docentes permanentes, ponderada por estratos superiores, em artigos (extratos A1-A2), livros (extratos L1-L2), capítulos de livro (extratos L1-L2) e patentes (extratos T1-T2) em relação ao total de melhores produtos indicados do programa [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos; L1 = 300 e 100 pontos (capítulos), L2 = 240 e 80 pontos (capítulos)]. PTP Academica/ DP/ ano= nº A1 (100) + nº A2 (85) + nº L1 (300 ou 100) + nº L2 (240 ou 80)/ nº docentes permanentes/ano] – meta – 40% (corresponde a um mínimo de 480 pontos por 12 docentes permanentes)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta =
–Número de Titulados em equivalente dissertação por docente permanente por ano – meta – 1 (corresponde a um mínimo de 12 titulados por 12 docentes permanentes)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta = 0,6
–Atuação dos docentes permanentes em atividades de ensino na pós-graduação em relação a carga horária média da área – meta – 1
Resultado (até 03/2024) – valor correspondente a meta = 1
–Atuação dos docentes permanentes em atividades de orientação na pós-graduação – meta – 1 a 2 orientados/ docente permanente (PONTO CRÍTICO)
Resultado (até 02/2024) – valor correspondente a meta = 1
–Atuação dos docentes permanentes na coordenação de Projetos de Pesquisa – meta – 1/ docente permanente
Resultado (até 03/2024) – valor correspondente a meta = 1,5
–Atuação dos docentes permanentes como docente permanente em todo o quadriênio – meta – 90%
Resultado (até 03/2024) – valor correspondente a meta = 100%