Atividades planejadas e resultados esperados

Atividades planejadas e resultados esperados para os próximos 40 meses de acordo com as recomendações realizadas no relatório de Avaliação Quadrienal (2017) da CAPES para o PPG:

PROGRAMA

  • Promover a revisão e atualização periódica do site do Programa – Resultado esperado: O site do Programa estará sempre atualizado com informações atualizadas e disponíveis sobre o Programa, aumentando a visibilidade do mesmo e, permitindo ajustes mais rápidos e eficientes (realizado);
  • Promover a revisão das áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos – Resultado esperado: Atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos temáticos visando a qualidade e aumento da produtividade do Programa (realizado);
  • Estimular que o Corpo Docente seja Pesquisador do CNPq – Resultado esperado: Ter pelo menos 50% do corpo docente do Programa como Pesquisador do CNPq (realizado);
  • Promover a revisão do Projeto Pedagógico Curricular do Programa (PPC-PFBA) a partir de comissão envolvendo a Coordenação e representantes de docentes e de discentes – Resultado esperado: Atualização do PPC-PFBA e aprovação por parte do Colegiado do Programa (realizado e em revisão);
  • Promover o encaminhamento, por parte da Coordenação, de e-mail para os responsáveis pelas disciplinas para a atualização das mesmas, no seu conteúdo programático e bibliográfico – Resultado esperado: Todas as disciplinas estarão sempre atualizadas (realizado e em revisão);
  • Promover a revisão e análise crítica periódica do Planejamento Estratégico do Programa (PEP-PFBA) elaborado a partir de comissão envolvendo a Coordenação e representantes de docentes, de discentes e de técnico administrativo – Resultado esperado: Atualização do PEP-PFBA e aprovação por parte do Colegiado do Programa de forma a atingir as metas propostas em função dos Indicadores do Quadriênio (realizado e, em revisão);
  • Estimular por parte da Coordenação, as Parcerias Internacionais por seus Docentes e treinamento Pós-Doc – Resultado esperado: Ampliação do escopo do Laboratório Oficial de Diagnóstico Fitossanitário/ UFRRJ através da acreditação pelo Inmetro (reconhecimento Internacional); parcerias por docentes do Programa em projetos internacionais; treinamento de pelo menos 1 (um) docente do Programa em estágio pós-doc (realizado);
  • Promover a Autoavaliação do Programa descrevendo os princípios, procedimentos e instrumentos adotados pelo Programa com foco na formação discente e sua produção intelectual – Resultado esperado: Divulgação dos resultados obtidos da autoavaliação no site do Programa e suas metas de modo a aumentar a eficiência no planejamento e para os ajustes necessários, bem como, na visibilidade do Programa, aos integrantes do mesmo e a outros interessados (realizado e em revisão).




FORMAÇÃO

  • Divulgar no site do Programa, o acompanhamento de Egressos do programa – Resultado esperado: Gerar dados que orientem adequações na formação dos discentes em função dos índices de egressos inseridos em Programas de Doutorado ou em atividades de ensino, pesquisa e, atuação em empresas privadas e públicas – Meta – Ao redor de 80 % (índice de 0,80) no Quadriênio (alcançada);
  • Promover aos discentes do Programa curso rápido de Redação Científica – Resultado esperado: Estimular e orientar de forma eficiente a redação científica de artigos científicos pelos discentes no Quadriênio – Meta – Ao redor de pelo menos 1(um) curso no Quadriênio (alcançada);
  • Divulgar no site do Programa as Dissertações e Publicações dos Docentes e Discentes – Resultado esperado: Ampliar a visibilidade do Programa em termos de Produção Intelectual e gerar interações entre grupo de pesquisas nacionais e/ou internacionais (realizado e, em revisão);
  • Promover o aumento do número de Bolsista no Programa – Resultado esperado: Aumentar o número de bolsistas no Programa através de parcerias com Empresas Privadas e/ou Públicas, Fundações de Apoio e Órgãos de Fomento (CAPES) – Meta – Ao redor de 10 (dez) bolsistas no Quadriênio (alcançada);
  • Solicitar aos discentes/ docentes a submissão dos artigos produzidos a partir das dissertações ou dos projetos temáticos em periódicos científicos classificados em estratos superiores (A1 a A4) – Resultado esperado: Aumentar a publicação dos discentes/ docentes de artigos em periódicos científicos classificados em estratos superiores (A1 a A4) do Qualis Periódico (alcançada);
    • Metas propostas:
  • – Pontuação Total do Programa/DP/ Ano ao redor de 800 pontos (em andamento);
  • – Número total de artigos (estratos A1-B4) produzidos no quadriênio associado a discentes/egressos dividido pelo número total de titulados no quadrienio ao redor de 2,0 (alcançada);
  • – Pontuação total do Programa na forma de Artigos Científicos associados a discentes/ egressos ao redor de 85 (alcançada);
  • – Pontuação total qualificada 1 do Programa na forma de Artigos Científicos (A1-A4) associados a discentes/ egressos ao redor de 70 (alcançada);
  • – Pontuação total qualificada 2 do Programa na forma de Artigos Científicos (A1-A2) associados a discentes/ egressos ao redor de 45 (alcançada);
  • – Pontuação total ponderada por estrato, em artigos, livros, capítulos de livro e patentes com discentes/ egressos, por docente/ ano – Meta – ao redor de 50;
  • – Pontuação total ponderada por estratos superiores, em artigos (extratos A1-A2), livros (extratos L1-L2), capítulos de livro (extratos L1-L2) e patentes (extratos T1-T2) em relação ao total de produção do programa (nível 2) – Meta – ao redor de 40;
  • – Promover o preenchimento do Relatório Sucupira com relação a atuação dos docentes em disciplinas de graduação e a atividade de orientação na graduação – Resultado esperado: Manter a atuação do corpo docente em disciplinas de graduação e em atividades de orientação na graduação no quadriênio – Meta – Pelo menos 90% do corpo docente no Quadriênio (alcançada);
  • – Participação do Programa em Editais de Seleção de Recém Doutores – Resultado esperado: Ampliar a inserção de recém doutores no Programa de forma a interagir com os discentes e estimular o aumento da produção intelectual no Programa – Meta – Pelo menos participar de 1 (um) Edital no Quadriênio (alcançada).




IMPACTO NA SOCIEDADE

  • Participação do Programa em Editais de Seleção para estudantes de outras nações – Resultado esperado: Ampliar a inserção internacional do Programa e a presença de discentes estrangeiros no Programa, Meta – Pelo menos participar de 1 (um) Edital no Quadriênio (alcançada).




METAS – INDICADORES PARA O QUADRIÊNIO DISCENTE: DISCENTES/ EGRESSOS

  • Número de Bolsistas no Programa – meta – 10 (alcançada);
  • Índice de Egressos do Curso inseridos em Programas de Doutorado ou em atividades de ensino, pesquisa e empresas públicas ou privadas – meta – 80% (alcançada);
  • Número total de artigos (estratos A1-B4) produzidos no quadriênio associado a discentes/egressos dividido pelo número total de titulados no quadriênio – meta – 2 (PONTO CRÍTICO) (alcançada);
  • Pontuação total do Programa na forma de Artigos Científicos associados a discentes/ egressos [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos, A4 = 55 pontos, B1 = 40 pontos, B2 = 30 pontos, B3 = 20 pontos e B4 = 10 pontos) dividido pelo número total de discentes (mestres + doutores) titulados no quadriênio. A fórmula para cálculo da pontuação é: 𝑷𝑻𝑷/𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔= 𝒏º𝑨𝟏 (𝟏𝟎𝟎) + 𝒏º 𝑨𝟐 (𝟖𝟓) + 𝒏º𝑨𝟑 (𝟕𝟎) + 𝒏º 𝑨𝟒 (𝟓𝟓) + 𝒏º 𝑩𝟏 (𝟒𝟎) + 𝒏º 𝑩𝟐 (𝟑𝟎) + 𝒏º 𝑩𝟑 (𝟐𝟎) + 𝒏º 𝑩𝟒 (𝟏𝟎)/ 𝒏º 𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒂𝒅𝒓𝒊ê𝒏𝒊𝒐] – meta – 85 (PONTO CRÍTICO) (alcançada);
  • Pontuação total qualificada 1 do Programa na forma de Artigos Científicos (A1-A4) associados a discentes/ egressos [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos e A4 = 55 pontos) dividido pelo número total de discentes (mestres + doutores) titulados no quadriênio. A fórmula para cálculo da pontuação é: 𝑷𝑻𝑷𝒒𝟏/𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔= 𝒏º𝑨𝟏 (𝟏𝟎𝟎)+𝒏º𝑨𝟐 (𝟖𝟓)+𝒏º𝑨𝟑 (𝟕𝟎)+𝒏º𝑨𝟒 (𝟓𝟓)/𝒏º 𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒂𝒅𝒓𝒊ê𝒏𝒊𝒐] – meta – 70 (PONTO CRÍTICO) (alcançada);
  • Pontuação total qualificada 2 do Programa na forma de Artigos Científicos (A1-A2) associados a discentes/ egressos [(A1 = 100 pontos e A2 = 85 pontos) dividido pelo número total de discentes (mestres + doutores) titulados no quadriênio. A fórmula para cálculo da pontuação é: 𝑷𝑻𝑷𝒒𝟐/𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔= 𝒏º𝑨𝟏 (𝟏𝟎𝟎) + 𝒏º𝑨𝟐 (𝟖𝟓)/ 𝒏º 𝒕𝒊𝒕𝒖𝒍𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒂𝒅𝒓𝒊ê𝒏𝒊𝒐] – meta – 45 (PONTO CRÍTICO) (alcançada).




METAS – INDICADORES PARA O QUADRIÊNIO DOCENTE: PERMANENTES

Pontuação da produção total de artigos do programa por docente permanente por ano (PTP/ DP/ ano) [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos, A4 = 55 pontos, B1 = 40 pontos, B2 = 30 pontos, B3 = 20 pontos e B4 = 10 pontos)/ nº docentes permanentes/ ano] – meta – 800,00 (PONTO CRÍTICO);

Pontuação total ponderada por estrato, em artigos, livros, capítulos de livro e patentes com discentes/ egressos, por docente/ano [L1 = 300 e 100 pontos (capítulos), L2 = 240 e 80 pontos (capítulos), L3 = 180 e 60 pontos (capítulos) , L4 = 120 e 40 pontos (capítulos) e L5 = 60 e 20 pontos (capítulos)]. PTP Livro/ DP/ ano = nº L1 (300 ou 100) + nºL2 (240 ou 80) + nºL3 (180 ou 60) + nºL4 (120 ou 40) + nº L5 (60 ou 20)/ nº docentes permanentes/ano] – meta – 50;

Pontuação total ponderada por estratos superiores, em artigos (extratos A1-A2), livros (extratos L1-L2), capítulos de livro (extratos L1-L2) e patentes (extratos T1-T2) em relação ao total de produção do programa (nível 2) [(A1 = 100 pontos, A2 = 85 pontos, A3 = 70 pontos, A4 = 55 16 pontos, B1 = 40 pontos, B2 = 30 pontos, B3 = 20 pontos e B4 = 10 pontos). PTP Academica/ DP/ano = nº A1 (100) + nº A2 (85) + nº A3 (70) + nº A4 (55)+ nº B1 (40) + nº B2 (30) + nº B3 (20) +nº B4 (10)/ nº docentes permanentes/ano] – meta – 40;

Número de Titulados em equivalente dissertação por docente permanente por ano – meta – 1 (em andamento);

Atuação dos docentes permanentes em atividades de ensino na pós-graduação em relação a carga horária média da área – meta – 1 (alcançada);

Atuação dos docentes permanentes em atividades de orientação na pós-graduação – meta – 1 a 2 orientados/ docente permanente (PONTO CRÍTICO) (em andamento);

Atuação dos docentes permanentes na coordenação de Projetos de Pesquisa – meta – 1/ docente permanente (alcançada);

Atuação dos docentes permanentes como docente permanente em todo o quadriênio – meta – 90%(alcançada).