Histórico

O Programa de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (PFBA), sediado na área de Fitopatologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (anteriormente denominado de Instituto de Biologia), campi de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi concebido a partir de princípios que consideram a competência e a formação do Corpo Docente; a qualidade, criatividade e interesse do Corpo Discente; a otimização e racionalização de recursos materiais e humanos, reunidos em boas condições de infraestrutura e dentro de uma política de formação de pessoal altamente qualificado, em escala nacional e internacional.

A partir de 2003, após a iniciativa do Professor Dr. Paulo S. T. Brioso (Processo 23083.003193/ 2005-04) foi concebido o PFBA, em nível de Mestrado e, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na 89º. Reunião do Conselho Técnico Científico (CTC), por meio da Portaria nº 2000 do MEC, de 20/12/2006, publicada no DOU no. 244, de 21/12/2006, Seção 1 (pág. 35), fazendo parte da área de Ciências Agrárias.

Em fevereiro de 2008, o PFBA mudou de área de avaliação na CAPES, passando a fazer parte da área de conhecimento da Biotecnologia pertencente a grande área Multidisciplinar, a qual foi criada nesse mesmo ano, através da Portaria nº 9 da CAPES, de 23/01/2009, publicada no DOU no. 18, de 25/01/2008, Seção 1 (pág. 35).

Em julho de 2011, o PFBA mudou de área de avaliação na CAPES, passando a fazer parte da área de conhecimento da Ciências Agrárias, através do ofício CAA Nº 172 – 05/2011/CAA I/CGAA/DAV/CAPES. Trata-se do primeiro curso de pós-graduação em nível nacional que agrega as áreas de Fitossanidade e de Biotecnologia Vegetal.

No decorrer do período, desde a sua criação até a data atual, novas concepções surgiram no cenário nacional e internacional tanto em nível de gestão visando a qualidade, a produtividade e a sustentabilidade ambiental, quanto em relação à inovação biotecnológica.

O PFBA da forma como foi concebido e atualizado favorece a formação de uma Rede Fitossanitária e Biotecnológica tanto em nível inter-institucional e regional como em nível de Empresas Públicas e/ou Privadas visando ao desenvolvimento mútuo, viabilizando o uso de recursos para a pesquisa e transformando o conhecimento em tecnologias e produtos de pronta aplicação além da formação de profissionais altamente qualificados nas áreas de concentração do Programa.

O programa tem como:

MISSÃO – Ensino, Pesquisa, Extensão, Prestação de Serviço – Geração, Desenvolvimento, Inovação, Assistência Tecnológica e Difusão do Conhecimento Técnico-científico para o Ensino de Pós-graduação nas Ciências Agrárias e o Agronegócio, em benefício da Sociedade.

VISÃO – Ser reconhecido como referencial de excelência no Ensino de Pós-graduação nas Ciências Agrárias e no Agronegócio, pela produção técnico-científica, qualidade dos serviços, valores organizacionais e benefícios gerados para a Sociedade.

VALORES E POLÍTICAS

Competência: Manter as competências necessárias aos talentos humanos, investindo continuamente na capacitação e na atualização técnico-científica dos seus conhecimentos, na familiarização da documentação da qualidade e na implementação das políticas e nos procedimentos dos trabalhos desenvolvidos por todos.

Comprometimento: Promover o comprometimento de todos com o avanço técnico-científico da Pós-graduação nas Ciências Agrárias e do Agronegócio, por meio do trabalho em equipe, da participação nas decisões e do desenvolvimento da força de trabalho aliado às boas práticas profissionais e com a qualidade de suas atividades a nível de Ensino, Pesquisa, Extensão e Prestação de serviço no atendimento aos seus Clientes, Orgãos Regulamentadores e a Sociedade.

Confidencialidade: Assegurar a proteção das informações confidenciais e direito de propriedade de seus Clientes.

Dinamismo: Atuar com dinamismo e pró-atividade na geração do conhecimento e da tecnologia assim como na obtenção dos recursos necessários ao desenvolvimento do PFBA.

Ética: Agir de forma ética, atuando com isenção e confidencialidade, respeitando os anseios dos Indivíduos e da Sociedade e preservando o Meio Ambiente.

Imparcialidade: Atuar de forma imparcial em suas Atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Prestação de serviço e, não permitir que pressões comerciais, financeiras ou outras comprometam a Imparcialidade além de identificar, eliminar e/ou minimizar de forma contínua, riscos a sua Imparcialidade.

Qualidade: Assegurar que as atividades do Ensino, Pesquisa, Extensão e Prestação de serviço sejam conduzidas em conformidade com o Sistema da Qualidade, definido pela ABNT NBR ISO 21001:2020, satisfazendo as necessidades das partes interessadas e buscando continuamente a melhoria do seu desempenho levando em consideração que todas suas atividades são sempre realizadas de acordo com métodos e normas estabelecidas e, requisitos dos Clientes, Orgãos Regulamentadores e da Sociedade.

Reputação: Manter a boa reputação e a imagem de excelência do PFBA, procurando agir com profissionalismo e oferecendo sempre a melhor solução para seus Clientes, Orgãos Regulamentadores (UFRRJ, CAPES) e para a Sociedade.

O programa evoluiu desde a sua criação até a presente data, passando a ter uma proposta inovadora e atual, pois, conseguiu que integrantes do mesmo pudessem integrar a gestão de qualidade, formação fitossanitária com a geração de produtos e processos biotecnológicos, inovação biotecnológica e prestação de serviço de qualidade evidenciando claramente a integração da Fitossanidade com a Biotecnologia e com a Sociedade num contexto de Gestão de Qualidade tendo como meta principal a formação de profissional, que preenche a lacuna constantemente apontada por vários setores da sociedade (sejam Públicos ou Privados), ou seja, a falta de ligação entre a pesquisa, o mercado e a sociedade, visto que o profissional formado tem conhecimento na área de Fitossanidade, e capacidade de gerar produtos ou processos biotecnológicos voltados para a Sociedade, estando mais bem preparado para ser aproveitado tanto em instituições públicas como privadas.

O PFBA na sua reestruturação e evolução, atendendo aos objetivos mencionados anteriormente, passou a ter duas (2) áreas de concentração (https://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgfba/areas-de-concentracao/) a de Fitossanidade (que englobou as áreas anteriormente denominadas de Entomologia Aplicada e de Fitopatologia Aplicada) e a de Biotecnologia Aplicada.

Tais áreas apresentam 6 (seis) Linhas de pesquisa temáticas sendo 3 (três) na área de concentração de Fitossanidade e, 3 (três) na área de concentração de Biotecnologia Aplicada.