gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Graduação em Matemática

Campus Seropédica - UFRRJ

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Matemática Pura

Seguem alguns depoimentos de egressos do Curso de Bacharelado em Matemática. Convidamos todos os ex-alunos para publicar o seu depoimento, enviando-o para ccmat@ufrrj.br com uma foto anexada.

Lucas Corrêa Lopes

Ingressei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2015; posteriormente optei pelo Bacharelado em Matemática (a matemática pura). No segundo semestre me tornei monitor bolsista de Álgebra I e, ao final desse mesmo semestre, comecei a estudar Teoria de Grupos informalmente com o prof. André Luiz Martins Pereira. Depois de um semestre de estudos informais, nosso estudo se transformou em um projeto de Iniciação Científica (IC) com bolsa do CNPq e deixei a monitoria remunerada para voluntária. Após 1 ano de Iniciação Científica, o projeto foi concluído e obtive uma premiação de menção honrosa da Reunião Anual de Iniciação Científica da Rural. Passada Iniciação Científica, fui novamente monitor Álgebra I e também de Teoria de Grupos. Minha monografia, intitulada “Os Teoremas de Philip Hall e uma caracterização para grupos solúveis”, foi baseada no meu trabalho de IC.

Ainda no final da minha graduação, participei do Programa de Verão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e através disso ingressei no Programa de Mestrado do Instituto de Matemática. Durante o mestrado, prossegui nos estudos da Teoria de Grupos e minha dissertação foi intitulada “Uma caracterização dos subgrupos verbais fechados de grupos pro-p finitamente gerados”. Atualmente sou aluno de doutorado em matemática da Universidade de Brasília (UnB) orientado pelo prof. Pavel Zalesski.

Estudar na Rural foi uma ótima experiência tanto a nível acadêmico quanto pessoal. Tive ótimos professores que me proporcionaram uma base matemática sólida para prosseguir no mestrado e na carreira acadêmica em geral. Além disso, pude fazer algumas grandes amizades que foram muito importantes durante a minha formação.


Ulises Marcelo Pereira Bravo

Ingressei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2016.1. Na UFRRJ, fui bolsista de iniciação científica por dois anos, sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro, além de ter sido monitor bolsista de Cálculo II e monitor voluntário de Geometria Analítica, bolsista de apoio técnico desempenhando a função de tutor no Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Rural (NIA) e, durante o período da pandemia, desenvolvi (tutor voluntário) junto com alguns membros do LABMA a tutoria de pré-cálculo para ingressantes dos cursos das engenharias da UFRRJ. Fui membro do Diretório Acadêmico (DAMP) e representante discente no colegiado de Departamento de Matemática (DEMAT). Por fim, fui bolsista de apoio técnico da biblioteca setorial, localizada no prédio Pitágoras.

Mesmo sendo do curso de Bacharelado em Matemática Pura, tive o prazer de trabalhar na pesquisa em matemática aplicada, intitulada “Dimensionamento de Sistemas de Proteção Catódicas usando o método das soluções fundamentais otimizadas: ensaio experimental e simulação numérica” sendo orientado pelo Doutor Wiliam Jeronimo dos Santos (DEMAT-UFRRJ). Minha monografia foi na área de Sistemas Dinâmicos, intitulada “Dimensão de Hausdorff de Alguns Conjuntos Fractais”, sendo orientado pelo Doutor Daniel Reis de Oliveira (DEMAT-UFRRJ), onde estudamos alguns conjuntos Fractais, conceitos de medida e dimensão de Hausdorff , um estudo sobre Sistema Iterado de Funções, Métrica de Hausdorff e Propriedade Fundamental.

No final da minha graduação, me inscrevi no processo seletivo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e através disso ingressei no Programa de Mestrado do Instituto de Matemática. Atualmente sou aluno bolsista de mestrado em matemática da UFF orientado pelo prof. Jiagang Yang.

A Rural é um lugar formidável, vivi intensamente a minha graduação, procurei fazer muitas atividades para complementar minha vida acadêmica e fiz inúmeras amizades que me ajudaram em muitos momentos. Sempre tive professores ótimos e que auxiliaram muito nos meus estudos, a proximidade que eles tem com os alunos é o ponto principal. Afinal, em que outro lugar você vai estar estudando numa mesa ao ar livre, um professor passar e perguntar se você esta precisando de ajuda?

Sinto que a Rural foi um marco em minha vida e sou grato a tudo o que pude viver durante esse período de graduação.

Skip to content